DISPOSIÇÕES COMUNS À RECUPERAÇÃO JUDICIAL E À FALÊNCIA Flashcards
Quais obrigações não são exigíveis do devedor na recuperação judicial ou na falência?
As obrigações a título gratuito e as despesas que os credores fizerem para tomar parte na recuperação judicial ou na falência, salvo as custas judiciais decorrentes de litígio com o devedor
Cite as 3 implicações da decretação da falência ou do deferimento do processamento da recuperação judicial
- suspensão da prescrição das obrigações do devedor
- suspensão das execuções contra o devedor
- proibição de qualquer forma de retenção, arresto, penhora, sequestro, busca e apreensão e constrição judicial ou extrajudicial
Por quanto tempo as suspensões e proibições decorrentes da decretação da falência ou do deferimento da recuperação judicial são válidas?
Art. 6, § 4º Na recuperação judicial, as suspensões e a proibição de que tratam os incisos I, II e III docaputdeste artigo perdurarão pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, contado do deferimento do processamento da recuperação, prorrogável por igual período
Até que momento o devedor fica impedido de distribuir lucros ou dividendos?
Art. 6º-A. É vedado ao devedor, até a aprovação do plano de recuperação judicial, distribuir lucros ou dividendos a sócios e acionistas, sujeitando-se o infrator ao disposto no art. 168 desta Lei.
É vedado atribuir responsabilidade a terceiros em decorrência do mero inadimplemento de obrigações do devedor falido em recuperação judicial. Quais são as exceções à essa regra?
Art. 6º-C. É vedada atribuição de responsabilidade a terceiros em decorrência do mero inadimplemento de obrigações do devedor falido ou em recuperação judicial, ressalvadas as garantias reais e fidejussórias, bem como as demais hipóteses reguladas por esta Lei.
Quem é o responsável pela verificação dos créditos de uma empresa em falência ou recuperação judicial?
O administrador judicial
Quanto tempo os credores têm para apresentar suas habilitações ou divergências quanto aos créditos relacionados após a publicação do edital?
O que acontece se a apresentação for realizada após o prazo?
Art. 7, § 1º Publicado o edital previsto no art. 52, § 1º , ou no parágrafo único do art. 99 desta Lei, os credores terão o prazo de 15 (quinze) dias para apresentar ao administrador judicial suas habilitações ou suas divergências quanto aos créditos relacionados.
Art. 10. Não observado o prazo estipulado no art. 7º , § 1º, desta Lei, as habilitações de crédito serão recebidas como retardatárias
Qual é o prazo para o administrador judicial publicar a relação de credores após o prazo para apresentação de habilitações ou divergências?
§ 2º O administrador judicial, com base nas informações e documentos colhidos na forma docapute do § 1º deste artigo, fará publicar edital contendo a relação de credores no prazo de 45 (quarenta e cinco) dias
Após a habilitação de crédito feita pelo credor, o devedor pode discordar do valor, hipótese no qual ele pode impugnar a habilitação. Qual é o prazo para o credor contestar essa impugnação relativa ao seu crédito?
Art. 11. Os credores cujos créditos forem impugnados serão intimados para contestar a impugnação, no prazo de 5 (cinco) dias, juntando os documentos que tiverem e indicando outras provas que reputem necessárias.
Nenhum titular de créditos retardatários terá direito a voto nas deliberações da assembleia-geral de credores.
Errado. Titulares de créditos derivados da relação de trabalho terão direito a voto mesmo quando se tratar de créditos retardatários
Em que hipótese a habilitação de créditos retardatários será recebida como impugnação?
Art. 10, § 5º As habilitações de crédito retardatárias, se apresentadas antes da homologação do quadro-geral de credores, serão recebidas como impugnação e processadas na forma dos arts. 13 a 15 desta Lei.
O credor deverá apresentar pedido de habilitação ou de reserva de crédito em, no máximo, ____ anos, contados da data de publicação da sentença que decretar a falência, sob pena de ______.
Art. 10, § 10. O credor deverá apresentar pedido de habilitação ou de reserva de crédito em, no máximo, 3 (três) anos, contados da data de publicação da sentença que decretar a falência, sob pena de decadência.
Em que fases do processo de recuperação judicial a conciliação e a mediação deverão ser incentivadas?
A conciliação e a mediação deverão ser incentivadas deverão ser incentivadas em qualquer grau de jurisdição
A conciliação e a mediação implicam suspensão dos prazos previstos na lei das falências?
Art. 20-A. A conciliação e a mediação deverão ser incentivadas em qualquer grau de jurisdição, inclusive no âmbito de recursos em segundo grau de jurisdição e nos Tribunais Superiores, e não implicarão a suspensão dos prazos previstos nesta Lei, salvo se houver consenso entre as partes em sentido contrário ou determinação judicial.
Quais as especialidades são preferenciais para assumir o papel de administrador judicial?
Economista, advogado, administrador, contador ou PJ especializada