Dislipidemias Flashcards
Dislipidemias
sao aletracoes metabólicas lipidcas decorrentes de distúrbios em qualquer fase Dao metabolismo lipidoc, que aderem os níveis séricos das lipoproteínas.
Classificação
primárias: características genéticas associada a fatores ambientais
secundarias: associa ao suo de medicamentos ou coondicoes patológicas: DM2 isuficienc renal cronica , obesidade, hipotireoidismo, hepatopatia , etilismo…
automaticamente a gnt pensa em estilo de vida e tb medicação inadequada
liporpoteínas
macromoléculas importantes para transporte de tg e colesterol. dentro tg e ester de coleterol, na menbrana: apolipoproteinas captacao de uma lipoproteína, ativação de lipase.
tipos (HDL, LDL mais colesterol), IDL, (VLDL e quilomícrons possuem mais tg) HDL leva colesterol da periferia para o fígado, permuta de apolipoproiteinas para outros lipoproteinas
valores: ver tabela da aula
Produção das liporpoteinas
via exógena: produção que utiliza lipídeos da dieta e da bile. A partir dessa via os quilomicrons sao porduzidos e secretos patravces do vaso, que serão clivado pela lipoproteína lipase, consequentesmente os ag serão captados pelos músculos ou pelo osso. O remanescente do quilomicron irá para fígado ser metabolizado e excretado.
via endogena: utiliza tg sintetizados no figado e colesterol endógeno para produzir VLDL, sera secretada, metabolizada pela lipoproteína lipase, os ag será utilizado pelo músculo ou pelo osso, sobra IDL, que pode voltar para o fígado ou convertida para LDL(50%)
absorção de colesterol
precisa de transportado NPC1L1, que facilita o processo de absorção no intestino. Dentro da célula tem dois caminhos, 1) jogado para fora de novo 2) SER CONVERTIDO a éster de colesterol pela enzima ACAT. Esse mecanismo pode ser alvo para fármacos
os tg nao possuem transportado, ele precisa ser clivado a ag livre, esse consegue atravessar a membrana. depois o ag livre vira tg.
produção de lipoproteinas
no enterócitos(quilomícron) ou hepatócitos(vldl), a complexa de tg, de ester de colesterol e apoB(que difere do quilomicron para vldl).
Uma vez sintetizadas,
metabolismo das lipoproteinas
no sangue, começa uma permuta de apolipoproteinas com a HDL, que pega a sua APOC2 e doas para VLDL e para QM. apoc2 é importante para ativação da lipase, que via clivar tg a ag.
o que sobre do VLDL e do QM sao os remanescentes(já sao considerado LDL? Em que momento sao considerados? pq o receptor nos hepatócitos sao de LDL) , que circulam. Então vai ter outra permuta com HDL, que vai doar a apoE, que é importante para a captação desses remanescentes pelo hepatócito(ou pelo endotélio celular?), pq a apoE aumenta a interação do receptor de VLDL ou de QM nos hepatócitos. Então, os RM entram nos espaço de Disse, onde receberao o proteoglicana de sulfato de heparina. Para que isso? sequestrar o RM no Disse e, então, outros mecanismo do metabolismo possam ocorrer, por exemplo acao de ligasse sobre tg, até que esse RM adquira uma estrutura que consiga ser reconhecida pelos receptores de LDL, que serão fagocitadas pelos hepatócitos.
Todo RM de QM é captado pelos hepatócitos, apenas 50% do RM de VLDL é captado, a outra metade é convertida para LDL, que a medida que vao sendo metabolizadas pela lipase hepática vao perdendo a afinidade pela apoE, que será doada para HDL, com e exceção da apoB100, que continua, caracterizando a transformação do RM a LDL(tem bastante colesterol e uma única proteínas apoB100), se ela tem apenas apob100, como que ela vai ser captada pelo hepatócito? vai ser captada mais lentamente.
Captação de LDL pelo Hepatócito
vai ser endocitada por intermedio de receptores de LDL. Os receptores sao reaproveitados. A LDL será completamente metabolizada dentro dos hepatocitos: O colesterol vai reduzir a expressão de receptores de LDL, pq? pq aquela celular não precisa mais captar colesterol; Ao mesmo tempo vai ter aumento da enzima que esterificação colesterol, ACAT; Por fim, vai ter redução de expressão de enzima importante de síntese de colesterol HMGcoA redutase
produção de HDL e transporte reverso
complexacao, no fígado, da apoA1 com colesterol e fosofolipideos, formando pré-beta-HDL. No sangue, sofre modificações que vai fazer com que a HDL comece a ser formada. Para a farmacologia é importante a apoA1, pois fármacos podem controlá-la. Com alfa-HDL formado há captação de colesterol da periferia para levar ao fígado.
formação da placa aterosclerótica
ldl oxidado é captado por marcrofagos, isso faz com que ele vire cel espumosa, altamente ativada, que libera agentes pro- inflamatórios.
Agentes Antilipêmicos
Estatinas; Ezetimiba; Fibratos; Resinas sequestradoras de Bile; ácido nicotínico; anticorpos monoclonais
ESTATINAS
Lovastatina;
Sivastatina;
e outras vastatinas
ESTATINAS
muito bem toleradas, perfil de ec sao aceitáveis e tb sao muito eficazes.
efeitos: redução de LDL e tg e aumento pouco significativo de HDL
atua na enzima que participa da síntese de colesterol HMG-Coa. Inibi a enzima, consequentemente vai diminuir o colesterol.
quando diminui o colesterol acontece: ativação de protease, que por sua vez ativa fator de transcrição que vai para o núcleo que vai induzir a atgivacao do gene de receptor de LDL, com mais receptor de LDL irá ter maior captação de LDL. menos colesterol para síntese de VLDL, consequentemente a síntese hepática de tg. Pa aumento de HDL? AUMENTO DA EXPRESSAO DE TRANSPORTADO ABCAI, que favorece complexacao de formação de pré-beta-HDL
Efeito antiinflamatorio, aumento da producto do óxido nítrico
ea: mialgia, rabdomiólise(cel. muscular é destruída) e hepatotoxicidade
polemica: uso longo com efeitos deletérios:
Resinas sequestradoras de bile
Colestiramina: se liga ao ac biliar e adsorver que vai eliminá-lo nas fezes, ou seja reabsorção do ac biliar diminui, consequentemente o colesterol e o ac não volta para o fígado, com isso o fígado capta mais colesterol do sangue para produzir ac biliar.
Ea: diminui absorção de de vitaminas e ac fólico;
interação com medicamentos administrados por via oral
aumento da produção hepática de tg, ainda sem explcacao. Portanto, cuidado quando há utilização em pacientes que tem propensão a aumento de tg;
nauseas, distensão abdominal, constipação ou diarreia.
EZATIMIBA
inibi a absorção de colesterol, por inibir o transportador NPCL1. ai menor síntese hepática de VLDL, aumento da síntese de receptor para LDL.
nAO INTERFERE COM ABSORCAO DE TG, pois lembre que a absorção dele, no enterocito, não é por transportador
isoladamente diminui até 20% o LDL
ea, diarreia, dor abdominal, cefaleia, rash e angioedema