Disfunção Miccional Flashcards
Quais os sintomas de disfunções relacionadas com o armazenamento e o esvaziamento?
Armazenamento: aumento da frequência urinária, urgência miccional, dor suprapúbica e nictúria
Esvaziamento: diminuição do jato urinário, esforço miccional, jato intermitente, hesitação, gotejamento pós miccional e sensação de esvaziamento incompleto
Cite causas de disfunções relacionadas ao esvaziamento e armazenamento.
Esvaziamento: Obstrução infra-vesical (HPB) e Hipocontratilidade detrusora.
Armazenamento: Bexiga hiperativa.
Quais as principais causas de bexiga hiperativa?
Há bexiga hiperativa de origem neurogênica (por exemplo em pacientes com AVC, traumatismo raquimedular, esclerose múltipla, gestação, ataque isquêmico transitório) ou idiopática.
Como é realizado o tratamento da bexiga hiperativa?
Terapia comportamental: restrição hídrica noturna, procurar ir no banheiro a cada 2 horas, tratar obesidade e constipação intestinal, mudança de alimentos, tratamento vesical.
Drogas antimuscarínicas: inibidores competitivos da acetilcolina, impedindo a entrada da acetilcolina e consequente redução da hiperatividade (contratilidade)
Fisioterapia: eletroestimulação do nervo tibial posterior, levando a uma neuromodulação vesical, podendo haver melhora da bexiga hiperativa.
Tratamento de segunda linha: toxina botulínica (impede a saída da acetilcolina da placa motora). Riscos: acontratilidade. Dura cerca de 6 a 9 meses, devendo ser refeito.
Próximo passo (se as 2 acima falharem): neuromodulação sacral, realizada em S3, deixando um módulo temporário durante cerca de uma semana, e se houver mais de 10% de resposta, parte para um implante definitivo. Fica emitindo estímulos constantemente para a bexiga, sendo que custa cerca de 80 a 90 mil reais, não sendo acessível para a maior parte da população.
Como é realizado o tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)?
Tratamento conservador em pacientes oligossintomáticos, com discreto incômodo, devendo-se acompanhar o paciente e reavaliar a cada 6 meses, podendo realizar exames de fluxo livre, etc.
Alfa-bloqueadores: envolvidos na regulação do tônus do colo vesical.
Inibidores da 5-alfa-redutase: reduz os níveis séricos de DHT, que está relacionado com o aumento da próstata.
Terapia combinada: Alfa-bloqueador + inibidor da 5-alfa-redutase.
Cirúrgico: padrão-ouro é a RTU (ressecção trans-uretral) da próstata; prostatectomia trans-vesical (PTV).
Qual o exame indicado em casos de disfunção miccional?
Exame: Estudo urodinâmico.
Primeiro passo: fluxometria urinária:
Fluxo abaixo de 10: chance de obstrução é grande
Fluxo entre 10 e 15: 54% de chance de obstrução e 46% hipocontratilidade detrusora
Acima de 15: a chance de ter algum problema é pequena
Segundo passo: pressão detrusora: Na obstrução há uma pressão alta, enquanto na hipocontratilidade, há uma pressão baixa.
Quando ocorre incontinência urinária?
Ocorre sempre que a pressão vesical ultrapassa a pressão uretral.
Quais as principais causas de perda insensível de urina (por extravasamento)?
Perda insensível: pensar em 2 patologias: primeiro um paciente que tem uma Acontratlidade detrusora (trauma sacral), e a bexiga vai enchendo até a pressão intra-vesical passar a pressão uretral (transbordamento), devendo-se passar uma sonda, devido à presença de bexigoma e lesão renal; ou fístula vesico-vaginal (a urina passa pela fístula para dentro da vagina, ocorrendo escape da urina).
Como é realizado o tratamento da incontinência urinária por transbordamento (perda insensível)?
Reabilitação perineal (fortalecimento dessa musculatora, com aparelhos) ou cirurgia (sling) que é uma faixa de aponeurose ou sintética que é colocada acima da uretra, de tal maneira que, durante o esforço, a uretra vai em direção ao sling, havendo aumento da pressão uretral e impedindo a saída da urina