Direito Constitucional - Constitucionalismo, concepções e poder constituinte Flashcards
Quais elementos deve uma constituição conter conforme o conceito ideal de Canotilho?
I. Sistema de consagração de garantias da liberdade
No séc. XX começa a surgir a ideia de racionalização do poder, segundo a qual não é o bastante a previsão de d. fundamentais, sendo necessário garantir condições para subsistência da democracia em situações de crise.
II. Princípio da Separação dos Poderes
II. Ser escrita
Obs: tais elementos não são suficientes para determinar o que é constituição, pois há variações.
Qual a origem do constitucionalismo primitivo?
A origem do constitucionalismo remonta ao povo hebreu na antiguidade clássica.
Nesse período, os profetas tinham o poder de fiscalizar os atos governamentais que extrapolassem os limites divinos (textos bíblicos não podiam ser violados).
Esclareça os principais do constitucionalismo primitivo, antigo e medieval.
O primeiro embrião do constitucionalismo surgiu no povo hebreu, na antiguidade clássica, embasado na limitação divina do poder absoluto (Const. Primitivo).
Após, nas cidades-estados gregas, surgiu a ideia de democracia constitucional. No entanto, a liberdade ainda era restrita ao bem-comum, ao direito de tomar parte nas deliberações públicas, não abrangendo as liberdades individuais.
Já o início das codificações e os primeiros direitos do indivíduo surgiu em roma, mas, no constitucionalismo antigo, apesar de já haver exortações aos direitos fundamentais, os monarcas não cumpriam (Const antigo).
Só na Idade Média, com na Magna Carta de 1215 formou-se o esboço de uma lei fundamental, sendo outro marco do período, a Bill of Rights (1689). (Const. Medieval)
Quais os principais marcos e características do constitucionalismo moderno?
São a Constituição dos EUA (1787) e a Revolução Francesa (1789). A partir desse marco histórico surgiram as primeiras constituições formais liberais e dirigentes, com garantias sérias de limitação dos Poderes Soberanos e dotadas de legitimidade democrática popular.
Quais as principais características do constitucionalismo contemporâneo?
Sécs. XX e XXI.
A ideia de racionalização do poder, não bastando a previsão de direitos fundamentais, sendo preciso ainda condições mínimas para a subsistência de um poder democrático. É marcado pelas const. dirigentes, com uso de normas pragmáticas para prescrever programas, bem como pela característica garantista das const.
Em que contexto surgiu o Neoconstitucionalismo? Quais suas principais características?
Séc. XX e XXI.
Após a Segunda Guerra Mundial.
Pós- positivismo.
Agora o caráter ideológico que tinha o sentido de limitar o poder, é substituído pelo caráter de concretização de direitos fundamentais.
Destaca-se a teoria da “força normativa da constituição”, deixando a const. de ser documento essencialmente político com normas pragmáticas, para ter força normativa, caráter vinculativo e obrigatório, havendo a constitucionalização de todos os ramos direito.
A partir de então, há o reconhecimento da força normativa dos princípios jurídicos, atenção maior á ponderação, à ética e à moral.
Em que consiste o transconstitucionalismo?
No diálogo entre as diversas ordens constituicional, em casos comuns que possam ser enfrentados conjuntamente ou que não é possível uma imposição unilateral. Ex: casos discutidos na Corte de Haia e na OMC.
Como é caracterizada a constituição sob a ótica da concepção sociológica?
Formulada por Ferdinand Lassalle, essa concepção enxerga a constituição como fato social, como a soma dos fatores reais de poder de um país , resultado concreto do relacionamento entre as forças sociais.
A constituição escrita somente terá validade se coincidir com a const. real, que não se baseia em direito natural, mas sim em práticas da sociedade. O texto é resultado da realidade social.
Como é caracterizada a constituição sob a ótica da concepção política?
Formulada por Carl Schmitt, a constituição é decisão política fundamental, não se apoiando em justiça, mas no que foi politicamente incluído.
É decisionista ou voluntarista - fruto da vontade do povo.
A constituição disciplina a forma de estado, sistema de governo, regime de governo, org e divisão dos poderes e rol de direitos individuais. As leis constitucionais são todas as inseridas na constituição mas que não tratam desses temas fundamentais (aquelas que poderiam vir tratadas em lei ordinária).
Como é caracterizada a constituição sob a ótica da concepção jurídica?
Constituição é o paradigma de validade de todo o ordenamento jurídico de um Estado e instituidor de sua estrutura. Surge a teoria pura do direito (impede a valoração do direito - positivismo) e a teoria da construção escalonada do ordenamento jurídico.
Dá 2 sentidos à palavra Constituição:
I. Jurídico - positivo: constituição é norma escrita, pressuposto de validade de todas as leis, das quais se diferencia pela hierarquia.
II. Lógico- jurídico: a constituição encontra seu fundamento de validade no plano do pressuposto lógico. A constituição representa uma norma fundamental hipotética (não é um valor, mas mero imperativo que determina”cumpra-se a const. e as leis) que serve de fundamento lógico transcendental da constituição jurídico- positiva.
Quem foi o responsável pela formulação da concepção jurídica
Hans Kelsen
Em que consiste a concepção cultural de constituição?
De acordo com esta concepção, a Constituição é dinâmica, sendo fruto da cultura existente em determinado contexto histórico e em determinada sociedade, e, ao mesmo tempo, é condicionante da cultura, consistindo em um conjunto de normas fundamentais emanadas da vontade existencial da unidade política e reguladora da existência, estrutura e fins do Estado e do modo de exercício e limites do poder político. A partir dessa concepção é que surge a ideia de Constituição Total.
Quais autores defendem no Brasil a concepção cultural?
José Afonso da Silva, Paulo Bonavides e Meirelles Teixeira (criador do conceito de Constituição Total a partir dessa concepção).
Qual sentido da constituição abarca as concepções jurídicas, sociológicas e filosóficas?
É o sentido culturalista que abarca as concepções jurídicas, sociológicas e filosóficas.
Quem foi o responsável por formular a teoria da força normativa da constituição?
A Teoria da Força Normativa da Constituição foi formulada por Konrad Hesse.