Direito Administrativo Flashcards
Nos moldes da Lei n. 9.637/1998, o dirigente máximo da entidade, qualificada como organização social, deve participar das reuniões do conselho de administração, com direito a voto.
V ou F?
F
SEM direito a voto.
L9637, Art. 16. O Poder Executivo poderá proceder à desqualificação da entidade como organização social, quando constatado o descumprimento das disposições contidas no contrato de gestão.
§ 1 A desqualificação será precedida de ❓, assegurado o direito de ampla defesa, respondendo os dirigentes da organização social, individual e ❓, pelos danos ou prejuízos decorrentes de sua ação ou omissão.
§ 2 A desqualificação importará reversão dos bens permitidos e dos valores entregues à utilização da organização social, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.
processo administrativo
solidariamente
Lei das OS
O Conselho de Administração deve reunir-se ordinariamente, no mínimo, ❓ vezes a cada ano e, extraordinariamente, A QUALQUER TEMPO.
3
L. 9.637, Art. 17. A organização social fará publicar, no prazo máximo de ❓ dias contado da assinatura do contrato de gestão, regulamento próprio contendo os procedimentos que adotará para a contratação de obras e serviços, bem como para compras com emprego de recursos provenientes do Poder Público.”
90
Áreas possíveis da Organização Social atuar:
- Ensino
- Pesquisa científica
- Desenvolvimento tecnológico
- Proteção e preservação do meio ambiente
- Cultura
- Saúde
Organização social não se trata de uma nova categoria de pessoa jurídica, mas de uma possibilidade de qualificação especial mediante contratualização de resultados em troca de alguns benefícios estabelecidos em lei.
V ou F?
V
Às OSs pode-se destinar recursos orçamentários e bens públicos?
Sim, Às organizações sociais PODERÃO ser destinados recursos orçamentários e bens públicos necessários ao cumprimento do contrato de gestão.
É facultado ao Poder Executivo a cessão especial de servidor para as organizações sociais, com ônus para a origem.
V ou F?
V
Será incorporada aos vencimentos ou à remuneração de origem do servidor cedido qualquer vantagem pecuniária que vier a ser paga pela OS?
Não
Os membros eleitos ou indicados para compor o Conselho de Administração de OS devem ter mandato de quantos anos?
4 anos
CF, Art. 37 § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
Qual é a teoria adotada pelo Brasil em que o Estado responde de modo objetivo pelo dano que seus agentes, agindo nesta condição, causarem a terceiros representada por esse art.?
Teoria do risco administrativo
Responsabilidade civil do Estado
Teoria aplicada no Brasil: regra e exceções
Regra: Teoria do risco administrativo: Basta o nexo da causalidade entre a ação estatal e o dano (conduta+nexo+dano). Independe de dolo ou culpa. A administração pode alegar excludente de responsabilidade.
🠖São excludentes da responsabilidade estatal (acompanhadas de omissão específica: quando o Estado há um dever específico de atuação):
- Culpa Exclusiva da Vítima
- Caso fortuito e Força Maior
- Culpa de Terceiro
🠖Causa atenuante:
- Culpa recíproca da vítima
Exceção: Teoria do risco integral: adotada apenas em casos excepcionais, responsabilidade do Estado é objetiva. A simples existência de dano e do nexo causal é suficiente para a Administração ter que indenizar. Não admite a alegação de excludentes.
Aplica-se nos casos de:
🠖Danos ambientais
🠖Danos de atividades nucleares (independe da existência de culpa)
🠖Atentados terroristas
🠖Crime ocorrido a bordo de aeronaves que estejam sobrevoando o espaço aéreo brasileiro
TEORIA DO RISCO CRIADO OU SUSCITADO:
🠖Toda vez que o Estado cria uma situação de risco e da situação de risco criada pelo Estado gera um dano, a responsabilidade do Estado é objetiva, mesmo que não haja conduta direta do agente.
🠖Ex. Recluso mata um colega de cela na prisão (não tem nenhum agente público atuando, mas os presídios são situações de risco, por isso todos os danos que decorrem desse risco geram responsabilidade objetiva).
Prazo prescricional para ingressar com ação de indenização por danos causados pelo Estado
5 anos
Teoria da culpa administrativa (da culpa anônima/do serviço):
Para que incorra a responsabilidade faz-se necessário que a vítima sofra um dano e comprove a falta do serviço (conduta omissiva).
A falta de serviço caracteriza-se: pela sua insuficiência, falha ou atraso na prestação do serviço público. Incorrendo qualquer dessas hipóteses, a culpa administrativa é presumida.
De acordo com a Lei 13.800/2000
Não pode ser objeto de delegação:
a decisão de Recursos Administrativos
(Só o RA da CE NO RA)
De acordo com a Lei 13.800/2000
Inexistindo competência legal específica, o processo administrativo deverá ser iniciado perante a autoridade de ❓ grau hierárquico para decidir.
menor
De acordo com a Lei 13.800/2000
É IMPEdido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:
I – tenha INteresse direto ou indireto na matéria;
II – tenha Participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o 3º grau;
III – Esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.
De acordo com a Lei 13.800/2000
Art. 56 - Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito.
§ 1o – O recurso será dirigido à ❓, a qual, se não a reconsiderar no prazo de ❓ dias, o encaminhará à autoridade superior.
§ 2o – Salvo exigência legal, a oposição de recurso administrativo ❓ de caução.
autoridade que proferiu a decisão
5
independe
De acordo com a Lei 13.800/2000
Art. 59 – Salvo disposição legal específica, é de ❓ dias o prazo para oposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.
§ 1o – Quando a lei não fixar prazo diferente, o recurso administrativo deverá ser decidido no prazo máximo de ❓ dias, a partir do recebimento dos autos pelo órgão competente.
§ 2o – O prazo de que trata o parágrafo precedente poderá ser prorrogado por igual período, ante justificativa explícita.
10
30 (esse prazo poderá ser prorrogado por igual período)
De acordo com a Lei 13.800/2000
Salvo disposição legal em contrário, o recurso tem efeito suspensivo?
NÃO
De acordo com a Lei 13.800/2000
A intimação observará a antecedência mínima de ❓ dias úteis quanto à data de comparecimento.
3
De acordo com a Lei 13.800/2001
Oposto o recurso, a autoridade competente para dele conhecer deverá intimar os demais interessados para que, no prazo de ❓ dias úteis, apresentem alegações.
5