Diarreia Aguda e Terapia de Reidratação Flashcards
Qual a definição de diarreia aguda? Qual um possível parâmetro fortemente considerado?
A diarreia pode ser definida pela ocorrência de três ou mais evacuações amolecidas ou líquidas nas últimas 24 horas.
A diminuição da consistência habitual das fezes é um dos parâmetros mais considerados.
Quanto a diarreia aguda, o que se encontra em desequilíbrio e qual sua característica quanto a limitação?
Na diarreia aguda ocorre desequilíbrio entre a absorção e a secreção de líquidos e eletrólitos e é um quadro autolimitado.
Segundo a OMS, quais as possíveis classificações para a doença diarreica? (3)
Diarreia aguda, diarreia aguda com sangue (disenteria) e diarreia persistente.
Quanto as classificações da doença diarreica, o que caracteriza a diarreia aguda aquosa quanto ao tempo de instalação e consequências? Quais suas possíveis etiologias? (2) Quando pode ocorrer desnutrição? (2)
Diarreia que pode durar até 14 dias e determina perda de grande volume de fluidos e pode causar desidratação.
Pode ser causada por bactérias e vírus, na maioria dos casos.
A desnutrição eventualmente pode ocorrer se a alimentação não é fornecida de forma adequada e se episódios sucessivos acontecem.
Quanto as classificações da doença diarreica, o que caracteriza a diarreia aguda com sangue (disenteria)? O que ela representa? Ao quê pode estar associada? Qual o principal agente etiológico?
É caracterizada pela presença de sangue nas fezes.
Representa lesão na mucosa intestinal.
Pode associar-se com infecção sistêmica e outras complicações, incluindo desidratação.
Bactérias do gênero Shigella são as principais causadoras de disenteria.
Quanto as classificações da doença diarreica, o que caracteriza a diarreia persistente quanto ao tempo? O que ela pode provocar? (2) Os pacientes com essa diarreia se enquadram em quais grupos? (2)
Ocorre quando a diarreia aguda se estende por 14 dias ou mais.
Pode provocar desnutrição e desidratação.
Pacientes que evoluem para diarreia persistente constituem um grupo com alto risco de complicações e elevada letalidade.
Quais as possíveis características que podem compreender um episódio diarreico? (5)
Início abrupto, etiologia presumivelmente infecciosa, potencialmente autolimitado, com duração inferior a 14 dias, aumento no volume e/ou na frequência de evacuações com consequente aumento das perdas
de água e eletrólitos.
Quanto a definição de diarreia aguda, qual o limite máximo de duração? Em quanto tempo se resolvem a maioria dos casos?
Apesar da definição de diarreia aguda considerar o limite máximo de duração de 14 dias, a maioria dos casos resolve-se em até 7 dias.
O que representa a doença diarreica, na maior parte as vezes? Quais suas possíveis consequências graves? (3)
Uma infecção do tubo digestivo por vírus, bactérias ou protozoários e tem evolução autolimitada.
Pode ter consequências graves como desidratação, desnutrição energético-proteica e óbito.
Quando a doença diarreica, qual método permite sempre a identificação do agente causador do episódio diarreico?
Tricky question!
Nem sempre é possível identificar o agente causador do episódio diarreico.
Quanto aos agentes infecciosos que causam a maior parte dos quadros de diarreia aguda, quais os principais vírus? (5)
Rotavírus, Coronavírus, Adenovírus, Calicivírus (em especial o Norovírus) e Astrovírus.
Quanto aos agentes infecciosos que causam a maior parte dos quadros de diarreia aguda, quais as principais bactérias? (12)
E. coli enteropatogênica clássica, E. coli enterotoxigênica, E. coli enterohemorrágica, E. coli enteroinvasiva, E. coli enteroagregativa, Aeromonas, Pleisiomonas, Salmonella, Shigella, Campylobacter jejuni, Vibrio cholerae, Yersinia.
Quanto aos agentes infecciosos que causam a maior parte dos quadros de diarreia aguda, quais os principais parasitos? (4)
Entamoeba histolytica, Giardia lamblia, Cryptosporidium, Isosopora.
Quanto aos agentes infecciosos que causam a maior parte dos quadros de diarreia aguda, qual o principal fungo?
Candida albicans.
Quanto aos agentes etiológicos da diarreia, quais podem acometer pacientes imunocomprometidos ou em antibioticoterapia prolongada? (7)
Klebsiella, Pseudomonas, Aereobacter, C. difficile, Cryptosporidium, Isosopora, VIH, e outros agentes.
Quanto a doença diarreica, quais outras causas podem iniciar um quadro de diarreia? (5)
Alergia ao leite de vaca, deficiência de lactase, apendicite aguda, uso de laxantes e antibióticos, intoxicação por metais pesados.
Qual condição deve ser considerada no diagnóstico diferencial da disenteria aguda e principalmente em que grupo de pacientes?
A invaginação intestinal, principalmente nos lactentes.
Quanto a doença diarreica, por que o agente etiológico deve sempre ser investigado?
Tricky question!
A investigação da etiologia da diarreia aguda não é obrigatória em todos os casos. Deve ser realizada nos casos graves e nos pacientes hospitalizados. Deve ser lembrado que os laboratórios, em geral, não dispõem de recursos para diagnosticar todas as bactérias e vírus causadores de diarreia aguda.
De acordo com a OMS, a anamnese da criança
com doença diarreica deve conter quais dados? (12)
Duração da diarreia, número diário de evacuações, presença de sangue nas fezes, número de episódios de vômitos, presença de febre ou outra manifestação clínica, práticas alimentares prévias e vigentes, outros casos de diarreia em casa ou na escola, a oferta e o consumo de líquidos, uso de medicamentos, histórico de imunizações, informação sobre a diurese e peso recente.
Quanto a doença diarreica, quais características, quando encontradas nos pacientes, representam maior risco de complicações? (6)
Idade inferior a dois meses, doença de base grave (como o diabete melito), a insuficiência renal ou hepática (e outras doenças crônicas), presença de vômitos persistentes, perdas diarreicas volumosas e frequentes (mais de oito episódios diários) e a percepção dos pais de que há sinais de desidratação.
Quanto a doença diarreica, o que deve ser avaliado no exame físico? (5)
O estado de hidratação, o estado nutricional, o estado de alerta (ativo, irritável, letárgico), a capacidade de beber e a diurese.
Quanto a doença diarreica, qual o melhor indicador da desidratação? De que forma a avaliação nutricional auxilia na conduta do caso?
O percentual de perda de peso é considerado o melhor indicador da desidratação. Mesmo quando o peso anterior recente não é disponível, é fundamental que seja mensurado o peso exato na avaliação inicial do paciente.
A avaliação nutricional é muito importante na abordagem da criança com doença diarreica. O peso é fundamental no acompanhamento tanto em regime de internação hospitalar como no ambulatório.
Quanto a perda de peso como indicador de desidratação, quais as possíveis classificações? (3) Quais as respectivas correções de déficit corporal de fluído?
Considera-se que perda de peso de até 5% represente a desidratação leve; entre 5% e 10% a desidratação é moderada; e perda de mais de 10% traduz desidratação grave.
Perda de 5%: 50 mL/Kg; de 5 a 10%: 50 a 100 mL/Kg e mais do que 10%: mais de 100 mL/Kg.
Quanto a doença diarreica, o que deve ser observado na avaliação do estado de hidratação do paciente? (7)
Exame do estado geral do paciente, dos olhos (se há
lágrimas ou não), se o paciente tem sede, o nível de consciência, presença do sinal da prega cutânea, como se encontra o pulso e o enchimento capilar.
Quanto a doença diarreica, quais sinais, quando presentes, indicam gravidade do quadro? (11)
Nível de alerta, fontanela baixa, saliva espessa, padrão respiratório alterado, ritmo cardíaco acelerado, pulso débil, aumento do tempo de enchimento capilar, extremidades frias, perda de peso, turgência da pele e sede.
Quanto ao quadro de avaliação do estado de hidratação para crianças com doença diarreia, adotado pela OMS e pelo MS, na observação de classe A, o que se espera encontrar no paciente quanto a condição, olhos, lágrimas, boca e língua, e sede?
Condição: bem alerta; Olhos: normais; Lágrimas: presentes; Boca e língua: úmidas; Sede: bebe normalmente.
Quanto ao quadro de avaliação do estado de hidratação para crianças com doença diarreia, adotado pela OMS e pelo MS, na observação de classe B, o que se espera encontrar no paciente quanto a condição, olhos, lágrimas, boca e língua, e sede?
Condição: irritado, intranquilo; Olhos: fundos; Lágrimas: ausentes; Boca e língua: secas; Sede: sedento, bebe rápido e avidamente.
Quanto ao quadro de avaliação do estado de hidratação para crianças com doença diarreia, adotado pela OMS e pelo MS, na observação de classe C, o que se espera encontrar no paciente quanto a condição, olhos, lágrimas, boca e língua, e sede?
Condição: comatoso, hipotônico*; Olhos: muito fundos; Lágrimas: ausentes; Boca e língua: muito secas; Sede: bebe mal ou não é capaz de beber*.
Quanto ao quadro de avaliação do estado de hidratação para crianças com doença diarreia, adotado pela OMS e pelo MS, nos exames de classe A, o que se espera encontrar no paciente quanto a sinal da prega, pulso enchimento capilar?
Sinal da prega: desaparece rapidamente;
Pulso: cheio;
Enchimento capilar: normal (até 3 segundos).
Quanto ao quadro de avaliação do estado de hidratação para crianças com doença diarreia, adotado pela OMS e pelo MS, nos exames de classe B, o que se espera encontrar no paciente quanto a sinal da prega, pulso enchimento capilar?
Sinal da prega: desaparece lentamente;
Pulso: rápido, débil;
Enchimento capilar: prejudicado (3 a 5 segundos).
Quanto ao quadro de avaliação do estado de hidratação para crianças com doença diarreia, adotado pela OMS e pelo MS, nos exames de classe C, o que se espera encontrar no paciente quanto a sinal da prega, pulso enchimento capilar?
Sinal da prega: desaparece muito lentamente (mais de 2 segundos);
Pulso: muito débil ou ausente;
Enchimento capilar: muito prejudicado (mais de 5 segundos).
Quanto ao quadro de avaliação do estado de hidratação para crianças com doença diarreia, adotado pela OMS e pelo MS, qual a conclusão quanto aos achados de classe A? Qual o tratamento?
Conclusão: diarreia, mas sem desidratação.
Tratamento: Plano A - Tratamento domiciliar.
Quanto ao quadro de avaliação do estado de hidratação para crianças com doença diarreia, adotado pela OMS e pelo MS, qual a conclusão quanto aos achados de classe B? Qual o tratamento?
Conclusão: se apresentar dois ou mais dos sinais descritos, existe desidratação.
Tratamento: Plano B - Terapia de reidratação oral no serviço de saúde.
Quanto ao quadro de avaliação do estado de hidratação para crianças com doença diarreia, adotado pela OMS e pelo MS, qual a conclusão quanto aos achados de classe C? Qual o tratamento?
Conclusão: se apresentar dois ou mais dos sinais descritos, incluindo pelo menos um dos assinalados com asterisco, existe desidratação grave.
Tratamento: Plano C - Terapia de reidratação parenteral.
Quanto a doença diarreica, de que forma deve ser avaliado o enchimento capilar? Qual sua importância?
Para avaliar o enchimento capilar, a mão da criança deve ser mantida fechada e comprimida por 15 segundos. Abrir a mão da criança e observar o tempo no qual a coloração da palma da mão volta ao normal.
A avaliação da perfusão periférica é muito importante, principalmente em desnutridos nos quais a avaliação dos outros sinais de desidratação é muito difícil.