DIABESTES GESTACIONAL Flashcards
Quais são as classificações de DM gestacional?
DMG: mulher com hiperglicemia detectada pela primeira vez durante a gravidez, com níveis glicêmicos sanguíneos que não atingem os critérios diagnósticos para DM.
Overt Diabetes (DM prévio desconhecido, diagnosticado na gestação): mulher sem o diagnóstico prévio de DM, com hiperglicemia detectada na gravidez e com níveis glicêmicos sanguíneos que atingem os critérios da OMS para DM na ausência de gestação.
Quais são os fatores de risco para HIPERGLICEMIA NA GRAVIDEZ?
- idade (>35a)
-antecedente familiar
-HAS
-Obesidade (imc>25)
-uso de medicamentos hiperglicemiantes (corticoide e diuréticos tiazidicos)
Qual é a fisiopatologia da DMG?
AUMENTO da resistencia a insulina pela produção placentária de hormônios diabetogênicos (H.de crescimento,cortisol,estrogenio,progesterona,LACTOGENIO) ; essa produção aumenta a produção de insulina pelas células beta do pancreas, e SE a função hepática não vence essa resistência a paciente desenvolve DMG
Quais as mudanças fisiológicos que ocorrem na gestação que contribuem para o aumento da resistência a insulina na gestação?
Na primeira metade da gestação, até 24 semanas, temos a fase anabólica materna, comandada por estrogênio e progesterona. Corresponde a um período de armazenamento de gordura e glicogênese hepática, para formar uma reserva energética. Somado a isso, temos o consumo contínuo de glicose para o feto. Essas alterações levam a uma redução da glicose basal e hipoglicemia de jejum, principalmente quando ocorre jejum prolongado. Por isso, o valor de referência de glicemia de jejum no pré-natal muda em relação à população geral, sendo mais baixo.
A segunda fase, que ocorre após 24 semanas, é a fase catabólica materna, acompanhada pela fase de anabolismo fetal. Neste período, o feto cresce e ganha muito peso, consumindo os nutrientes que a mãe armazenou na primeira fase. Os hormônios contrainsulínicos – hormônio lactogênio placentário (hPL) e cortisol (que triplica no 3º trimestre) – comandam nesta fase.
A gestante utiliza lipídios como fonte de energia. A segunda fase é um período de neoglicogênese e, além disso, o hPL induz a lipólise, resultando em um aumento dos ácidos graxos na corrente sanguínea. Esse excesso de ácidos graxos causa resistência periférica à insulina, com hiperglicemia pós-prandial e hiperinsulinismo compensatório. Por isso, o rastreamento de DMG é feito nessa fase.
Gestante de 32 anos (G3 P2 A0, altura = 157cm, peso = 76kg) apresentou os seguintes resultados relativos à investigação de diabetes, tendo sido todos os valores confirmados: IG de 11 semanas: glicemia de jejum 88mg/dl; IG de 25 semanas: TOTG com 75g de glicose anidra, jejum = 97mg/dL, uma hora = 197 mg/dL, duas horas = 164mg/dL. A paciente foi acompanhada pelo setor de diabetes, fazendo uso de insulina NPH 8UI após falha do controle glicêmico com dieta e exercícios. Em 28/06/2018, foi internada na maternidade em trabalho de parto, tendo evoluído para parto espontâneo sem complicações. No pós-parto imediato, a insulina deve ser:
SUSPENSA
Quais são as complicações maternas?
- ITU e pielonefrite de repetição
-hipo ou hiperglicemia - > risco de HAS
- > risco de desenvolver DM futura
Quais são as complicações fetais e neonatais?
-abortamento
-morte fetal tardia
-polidrâmnio.
-anomalias congênitas
-macrossomia
-distocia de ombros (dificuldade de desprender os ombros do feto durante o parto vaginal)
-sofrimento fetal
-prematuridade
Qual é o exame padrão ouro para diagnosticar DMG?
TOTG 75g
Como faz diagnóstico de DMG ou Overt Diabetes?
> 126 = Overt Diabetes
92 a 125 = DMG
<92 + <24 semanas = –> repete glicemia de jejum na 24 a 28 semana se der <92 = NORMAL
na 24 a 28 semana é feito o TOTG
jejum > 92 OU 1°H >180 OU 2°H >153 = DMD
jejum > 126 OU 2°H > 200 = Overt Diabetes
Qual a primeira conduta na DMG?
O tratamento inicial envolve orientação dietética (30 kcal/kg/dia) e prática de atividade física (3 vezes por semana por 30 minutos).
- controle de glicemia
CASO NÃO CONTROLE
- entra com insulina
Quais os alvos glicemicos para as gestantes
jejum < 95
pré prandial < 100
1°H pós prandial < 140
2°H pós prandial <120
Qual é a dose inicial da insulina?
0,5 UI / kg / dia