Crimes praticados por funcionários públicos contra a Adm em Geral Flashcards
O que são crimes funcionais próprios e impróprios?
1) Crime funcional próprio é aquele que exige a presença da elementar “funcionário público”, sem a qual o fato se torna atípico (ex: prevaricação);
2) Crime funcional impróprio é o ilícito comum cuja presença da elementar especializante “funcionário público” o torna funcional. (ex: peculato, que seria a apropriação indébita praticada por FP).
Quem é considerado funcionário público para efeitos penais? E equiparado?
1) Considera-se funcionário público quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública.
2) Equipara-se a funcionário público quem exerce cargo, emprego ou função em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de serviço contratada ou conveniada para a execução de atividade típica da Administração Pública.
Nos crimes funcionais, a condição “funcionário público” é comunicável aos agentes que concorrem para a infração penal?
Sim, por se tratar de elementar dos crimes funcionais. No entanto, é necessário que o concorrente conheça essa condição especial.
O que é concussão?
Exigir vantagem indevida para si ou para outrem, direta ou indiretamente, em razão da função pública.
Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.
Qual a principal diferença entre concussão e corrupção passiva?
A diferença está entre os verbos exigir, presente na concussão, e solicitar, receber ou aceitar, presentes na corrupção passiva.
O que é excesso de exação?
É uma forma especial de concussão em que o funcionário exige tributo ou contribuição social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrança meio vexatório ou gravoso, que a lei não autoriza.
Pena - reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa.
O que é corrupção passiva?
Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem.
Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.
Qual a forma qualificada do crime de corrupção passiva?
Se, em conseqüência da vantagem ou promessa, o funcionário efetivamente retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional. Aumenta-se a pena em 1/3.
Qual a forma privilegiada do crime de corrupção passiva?
Ocorre quando o funcionário não mercadeja com a função pública; simplesmente, ele viola o dever de fidelidade funcional para atender a um pedido de terceiro, influente ou não.
Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa.
O que é peculato impróprio/ peculato-furto?
** forma equiparada de peculato apropriação/desvio.
é o crime em que a subtração não ocorre porque o funcionário tem posse do bem em razão do cargo, mas devido a FACILIDADE que a qualidade de funcionário público lhe proporciona para cometer tal delito.
Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa.
O advogado que exerce assistência judiciária em convênio celebrado com o Poder Público (dativo) é considerado funcionário público para efeitos penais?
Sim.
É possível a extinção da punibilidade no crime de peculato?
Sim, somente na modalidade culposa e desde que o agente repare o dano antes da sentença irrecorrível. Se reparar posteriormente, a pena será somente reduzida de metade.1/2
O que é Inserção de dados falsos em sistema de informações/ peculato-eletrônico?
É o crime praticado por funcionário autorizado em que há Inserção de dados falsos em sistema de informações ou banco de dados da Adm Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano.
Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.
O que é peculato-mediante erro de outrem?
Trata-se de se apropriar de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exercício do cargo, recebeu por erro de outrem.
Quais as duas modalidades de peculato próprio?
1) Peculato-apropriação: Apropriar-se do dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo.
2) Peculato-desvio: Desviar, em proveito próprio ou alheio, dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo.
Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa.
Como se consuma o crime de concussão?
Com a realização do verbo “exigir” praticado pelo funcionário público. Trata-se, portanto, de crime formal, uma vez que prescinde da efetiva obtenção da vantagem indevida.
O que é prevaricação?
É o crime praticado por funcionário público consistente em retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa da lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
O que é prevaricação imprópria/ penitenciária?
É o tipo derivado de prevaricação aplicável ao diretor de penitenciária e/ou agente público que deixar de cumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo.
Pena: detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano.