CPC 03 - Demonstração dos Fluxos de Caixa Flashcards
A DFC deve segregar as as alterações do caixa e equivalente de caixa em 3 fluxos. Quais são eles?
- das Operações;
- dos Financiamentos; e
- dos Investimentos;
Para quem a DFC é obrigatória?
Para as Sociedades Anônimas; e
Para as Companhias Fechadas com PL de 2 milhões ou mais.
A apresentação da Demonstração dos Fluxos dos Caixas não é obrigatória para as companhias fechadas com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a dois milhões de reais. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Com o advento da Lei n. 11.638/07, a DFC veio substituir que antiga demonstração?
A DOAR (Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos)
As informações sobre o fluxo de caixa da DFC de uma entidade são úteis para dois propósitos. Quais são eles?
Proporcionar aos usuários das demonstrações uma base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa; e
As necessidades da entidade de utilização desses fluxos de caixa.
O que são os Equivalentes de Caixa?
São aplicações financeiras de curto prazo (3 meses ou menos), de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.
As atividades de financiamento da DFC são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no capital de terceiros da entidade. CERTO ou ERRADO?
CERTO! Alteram a ORIGEM de recursos
As atividades de investimento da DFC são as referentes à aquisição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa. CERTO ou ERRADO?
CERTO! São as APLICAÇÕES de recursos.
A natureza da transação deve levar em consideração a sua intenção subjacente para fins de classificação. CERTO ou ERRADO?
CERTO! Se a atividade fim da empresa for a venda de imóveis por exemplo, a compra desses imóveis devem ser contabilizados na DFC como atividades operacionais e não investimentos.
Uma única transação pode incluir fluxos de caixa classificados em mais de uma atividade (operacional, investimentos ou financiamento)?
SIM! Por exemplo, quando o desembolso de caixa para pagamento de empréstimo inclui tanto os juros como o principal, a parte dos juros pode ser classificada como atividade operacional, mas a parte do principal deve ser classificada como atividade de financiamento.
O fluxo de caixa das atividades operacionais estão relacionadas às principais atividades geradoras de receita da entidade, geralmente resultam de transações e outros eventos que entram na apuração do lucro do exercício. CERTO ou ERRADO?
CERTO! Geralmente tem relação com as contas de resultado.
Os recebimentos de caixa pela venda de mercadorias e pela prestação de serviços compõem o fluxo de caixa de quais atividades?
Operacionais
Os recebimentos de caixa decorrentes de royalties, honorários, comissões e outras receitas compõem o fluxo de caixa de quais atividades?
Operacionais
Os pagamentos de caixa a fornecedores de mercadorias e serviços compõem o fluxo de caixa de quais atividades?
Operacionais
Os pagamentos de caixa a empregados ou por conta de empregados compõem o fluxo de caixa de quais atividades?
Operacionais
Os recebimentos e pagamentos de caixa por seguradora de prêmios e sinistros, anuidades e outros benefícios da apólice compõem o fluxo de caixa de quais atividades?
Operacionais
Os pagamentos ou restituição de caixa de impostos sobre a renda compõem o fluxo de caixa de quais atividades?
Operacionais
Os recebimentos e pagamentos de caixa de contratos mantidos para negociação imediata ou disponíveis para venda futura. compõem o fluxo de caixa de quais atividades?
Operacionais