Contabilidade Flashcards
O objetivo da contabilidade que se materializa por meio da observância aos princípios que norteiam os seus procedimentos e que se refletirá nas demonstrações que lhe cabe elaborar denomina-se escrituração
ERRADO
o correto é evidenciação
A questão versa sobre os objetivos da contabilidade.
Segundo a Resolução nº 750/93, são Princípios de Contabilidade:
- Entidade;
- Continuidade;
- Oportunidade;
- Registro pelo Valor Original;
- Competência;
- Prudência.
Quando o conjunto desses princípios é observado, o reflexo nas demonstrações contábeis de uma empresa é a sua correta apresentação. As informações obtidas por meio da publicação dessas demonstrações estão relacionadas com o procedimento de evidenciação contábil.
A contabilidade é uma ciência social que possui objeto próprio — o patrimônio das entidades — e, como tal, consiste em conhecimentos obtidos por metodologia racional, com as condições de particularidade, certeza e busca das causas, em nível qualitativo peculiar e bastante diferente das demais ciências sociais.
De fato a Contabilidade é uma ciência SOCIAL, seu objeto é o PATRIMÔNIO das entidades e usa metodologia racional para criar seus conhecimentos. Contudo, é um equívoco dizer que há a condição de CERTEZA e BUSCA DAS CAUSAS em nível qualitativo peculiar e diferente das demais ciências.
Não há o que se falar de certeza e busca das causas dessa maneira, pois há ainda uma subjetividade implícita na Contabilidade, assim como toda ciência social, que é exatamente o que as diferencia das ciências exatas.
Além disso, toda ciência tem sua peculiaridade, não sendo plausível essa comparação de nível qualitativo que a assertiva prega.
Em contabilidade, define-se patrimônio como um conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a determinada entidade, sendo autônomo em relação aos demais patrimônios existentes.
CERTO.
A questão exige conhecimento sobre PATRIMÔNIO.
Os Professores do Estratégia Júlio Cardozo e Luciano Rosa dizem que por ser uma ciência, a Contabilidade possui objeto de estudo próprio que é o patrimônio das entidades. Por patrimônio, entenda o conjunto de bens, direitos e obrigações da entidade.
Já a Resolução CFC nº 750/1993 (atualmente revogada, mas com conceitos ainda utilizados) diz que o patrimônio da entidade é autônomo em relação aos demais patrimônios existentes, ou seja, não se confunde com o patrimônio dos sócios ou proprietários.
Portanto, a questão está correta.
Uma vez que o objetivo básico da contabilidade consiste no fornecimento de informações econômicas e financeiras para os vários usuários, de forma que esses possam tomar decisões racionais, é correto afirmar que as demonstrações financeiras padronizadas e obrigatórias no Brasil atendem plenamente aos diversos interesses e possuem poder preditivo, o que possibilita a extração das informações que atendam, particularmente, às necessidades específicas de cada tipo de usuário.
ERRADO.
A questão aborda assunto relacionado ao Relatório Financeiro para Fins Gerais.
A questão faz três afirmativas, as quais temos que julgar como CERTO ou ERRADO.
1) as demonstrações financeiras padronizadas e obrigatórias no Brasil atendem plenamente aos diversos interesses - ERRADO.
Apesar de o relatório financeiro abranger várias demonstrações contábeis, trazendo diferentes tipos de informações para os usuários externos, eles não abrangem todas informações possíveis em que usuários necessitariam, por isso é necessário que eles considerem outras fontes, como questões macroeconômicas, econômicas, políticas, etc.
2) as demonstrações financeiras padronizadas e obrigatórias no Brasil (…) possuem poder preditivo - CERTO.
Quando da elaboração das demonstrações contábeis, deve-se preocupar em trazer informações contábeis úteis, isto é, relevantes e que representem fidedignamente aqui que pretendem representar. Para ser relevante, tem que ter valor preditivo, o que significa que as demonstrações contábeis podem ser utilizadas para prever resultados futuros.
3) as demonstrações financeiras padronizadas e obrigatórias no Brasil (…) possibilita a extração das informações que atendam, particularmente, às necessidades específicas de cada tipo de usuário - ERRADO.
Como são vários os usuários da informação, não é possível afirmar que as informações contábeis atendam todas necessidades específicas de cada um, uma vez que cada um tem uma necessidade diferente. Mas a ideia é que as demonstrações contábeis atentam a maioria deles.
Em resumo, é correto afirmar que as demonstrações financeiras padronizadas e obrigatórias no Brasil NÃO atendem plenamente aos diversos interesses, MAS possuem poder preditivo, o que possibilita a extração das informações que atendam a MAIORIA das necessidades COMUNS de cada tipo de usuário.
Dessa forma, a questão está ERRADA.
A contabilidade se define, atualmente, como a ciência do patrimônio, cujo objetivo é captar os elementos sensíveis, perceptíveis e habituais de transações que afetem a riqueza das organizações.
ERRADA.
A contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio. Nesse ponto a questão está correta. Entretanto, continuando a análise da afirmação percebemos o erro quando o examinador aponta que o objeto estaria delimitado somente para os elementos que afetam a riqueza das organizações. o estudo da contabilidade NÃO visa apurar somente as transações que afetem a riqueza das entidades.
O conjunto de estudo é bem mais amplo, incluindo tanto elementos positivos (bens e direitos) e receitas, quanto elementos negativos e despesas (obrigações).
Do ponto de vista da teoria contábil, o patrimônio, objeto da contabilidade, deve revestir-se do atributo da autonomia em relação aos demais e estar juridicamente formalizado como pertencente a uma entidade.
CERTO.
A questão aborda assunto relacionado ao Objeto da Contabilidade e aos Princípios da Entidade.
Tanto o objeto da contabilidade com o princípio da entidade estão inter-relacionados, uma vez que o objeto da contabilidade é o Patrimônio Econômico das entidades contábeis e suas variações e o princípio da entidade da ênfase a esse patrimônio com autonomia patrimonial e diferenciando o patrimônio da entidade do patrimônio dos particulares (sócios, acionistas).
Esse princípio remete a algumas características, as quais podemos correlacionar com o enunciado da questão:
- Patrimônio = objeto da contabilidade (na questão: Do ponto de vista da teoria contábil, o patrimônio, objeto da contabilidade…)
- Autonomia patrimonial (na questão: … deve revestir-se do atributo da autonomia em relação aos demais …)
- Diferenciação patrimônio particular do da entidade (na questão: … e estar juridicamente formalizado como pertencente a uma entidade)
Dessa forma, a alternativa está CORRETA.
A contabilidade tem funções administrativas e econômicas.
CERTO OU ERRADO
(CORRETA)
A função administrativa está ligada a questões burocráticas onde não há alteração de Patrimônio Líquido. Ex: assinatura de um razonete, cumprimento de obrigações acessórias. Já a função econômica remete à questões nas quais haja alteração de Patrimônio Líquido. Ex: Recebimento de Clientes, pagamento de conta.
O principal campo de aplicação da contabilidade são as aziendas.
CORRETA)
O objetivo da Contabilidade é controlar o patrimônio das aziendas (empresas econômicas e não econômicas).
O objeto de estudo da contabilidade são as entidades econômico-administrativas, o que inclui as instituições com fins sociais.
INCORRETO.
O CAMPO DE APLICAÇÃO da contabilidade são as entidades econômico-administrativas, o que inclui as instituições com fins sociais.
Entre os usuários primários dos relatórios contábeis financeiros de propósito geral, estao os administradores
ERRADO
De acordo com o CPC 00:
“1.5 Muitos investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, não podem exigir que as entidades que reportam forneçam informações diretamente a eles, devendo se basear em relatórios financeiros para fins gerais para muitas das informações financeiras de que necessitam. Consequentemente, eles são os principais usuários aos quais se destinam relatórios financeiros para fins gerais.”
Percebe-se, então, que os usuários primários dos relatórios contábeis financeiros de propósito geral são os investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, de acordo com a literalidade do CPC 00.
Os usuários primários não podem requerer que as entidades que reportam a informação, forneçam a eles, diretamente, as informações de que necessitam.
CORRETA.
De fato, nenhum usuário pode, deliberadamente, requerer que as entidades forneçam diretamente a informações de que necessitam, uma vez que tais informações não se prestam a atender propósitos específicos.
A situação de passivo a descoberto ocorre quando o valor do passivo exigível da sociedade é superior ao montante dos bens e direitos que compõe o seu ativo.
CORRETO.
Da equação fundamental da contabilidade, temos:
Ativo (A)= Passivo Exigível (PE) + Patrimônio Líquido (PL)
Quando o A < P, temos uma situação em que o PL fica negativo. O Ativo não consegue cobrir o Passivo, gerando o chamado Passivo a Descoberto.
Os investimentos relevantes em sociedades controladas, ou coligadas com participação mínima de 10% no capital social ou que tenha influência na administração, serão avaliados pelo método da equivalência patrimonial.
INCORRETO.
O CPC 18, Item 1, apresenta o objetivo do MEP, quando temos sociedades Controladas ou Coligadas, o que difere quando o investimento de uma sociedade em outra não tem caráter de permanência e é avaliado pelo Método do Custo.
O Item 5, prevê influência significativa se houver mais de 20% do poder de voto, a menos que possa ser provado o contrário.
O Item 6 do CPC 18 aborda a questão da influência na administração, que também caracteriza influência significativa.
No balanço patrimonial as contas do ativo são classificadas em ordem crescente do grau de liquidez, enquanto as contas do passivo são classificadas em ordem crescente do grau de exigibilidade.
ERRADO.
Quanto ao Ativo, há um comando direto na Lei 6.404/76, Art. 178, Par. 1º, informando que devem ser classificados em ordem DECRESCENTE de liquidez. Assim, quanto mais rápido o Ativo for realizado (mais líquido), mais rápido aparece no Balanço.
Já as contas do Passivo exigidas em prazo mais curto aparecem primeiro e depois as de prazo mais longo. Assim, serão classificados em ordem DECRESCENTE de exigibilidade.