Aud 00 Flashcards

1
Q

O auditor deve, antes de expressar uma opinião, ter obtido segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente de terem sido causadas por fraude ou erro.

A

A questão abordou conhecimento a respeito dos Objetivos Gerais do Auditor Independente, tratados na NBC TA 200 (R1):

  1. Ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, os objetivos gerais do auditor são:
    (a) obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e (…)
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

As distorções nas demonstrações contábeis podem originar-se de fraude ou de erro. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.

O auditor deve se preocupar com qualquer tipo de fator que cause distorção nas demonstrações contábeis, podendo ser responsabilizado em caso de não detecção de tais fatores.

A

ERRADA
A opinião do auditor considera as demonstrações contábeis como um todo e, portanto, o auditor não é responsável pela detecção de distorções que não sejam relevantes para as demonstrações contábeis como um todo. (item 6, NBC TA 200(R1))

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Os _____________ Constituem documentos e registros dos fatos, das informações e provas, obtidos no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.

A

Os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, das informações e provas, obtidos no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.

Questão exige conhecimento da literalidade do item 12.1.2.2 da NBC TI 01 - Da Auditoria Interna

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A informação, para ser relevante, deve ter valor quando utilizada como dado de entrada para inferir futuros resultados ou quando serve para alterar, ou não, as avaliações prévias. Esses dois valores são denominados, respectivamente: Preditivo e confirmatorio

A

A questão exigiu conhecimento da NBC TG Estrutura Conceitual.

Segundo a NBC TG Estrutura Conceitual:

QC8. A informação contábil-financeira tem valor preditivo se puder ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados. A informação contábil-financeira não precisa ser uma predição ou uma projeção para que possua valor preditivo. A informação contábil-financeira com valor preditivo é empregada pelos usuários ao fazerem suas próprias predições.

QC9. A informação contábil-financeira tem valor confirmatório se retro-alimentar – servir de feedback – avaliações prévias (confirmá-las ou alterá-las).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O auditor externo realiza auditoria tanto contábil como operacional.

A

ERRADA.

Quem realiza auditoria tanto contábil como operacional é o auditor interno. O auditor externo apenas realiza a auditoria contábil. Logo, alternativa incorreta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A respeito de eventos econômicos ou de condições ou circunstâncias econômicas ocorridos em determinada data, o auditor independente utiliza, no exercício de sua atividade profissional, dados expressos em termos financeiros em relação a uma entidade específica. A definição desses dados refere-se ao conceito de Premissa

A

ERRADA.

Segundo a NBC TA 200 (R1), PREMISSA significa que a administração e, quando apropriado, os responsáveis pela governança, tenham conhecimento e entendido que eles responsabilidades fundamentais para a condução da auditoria em conformidade com as normas de auditoria.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Segundo a NBC TA 200 (R1), ASSEGURAÇÃO RAZOÁVEL é um nível absoluto de segurança

A

ERRADA.

Segundo a NBC TA 200 (R1), ASSEGURAÇÃO RAZOÁVEL é, no contexto da auditoria de demonstrações contábeis, um nível alto, mas não absoluto, de segurança.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Segundo a NBC TA 200 (R1), INFORMAÇÃO CONTÁBIL HISTÓRICA é….

A

Segundo a NBC TA 200 (R1), INFORMAÇÃO CONTÁBIL HISTÓRICA (ou Informação contábil, conforme definido na questão), é a informação expressa em termos financeiros em relação a uma entidade específica, derivada principalmente do sistema contábil da entidade, a respeito de eventos econômicos ocorridos em períodos passados ou de condições ou circunstâncias econômicas em determinada data no passado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Segundo a NBC TA 200 (R1), DISTORÇÃO é….

A

Segundo a NBC TA 200 (R1), DISTORÇÃO é a diferença entre o valor, a classificação, a apresentação ou a divulgação de uma demonstração contábil relatada e o valor, a classificação, a apresentação ou a
divulgação que é exigida para que o item esteja de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Segundo a NBC TA 200 (R1), RISCO DE AUDITORIA é….

A

Segundo a NBC TA 200 (R1), RISCO DE AUDITORIA é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que é o risco de detecção?

A

O risco de detecção, como o próprio nome sugere, é o risco de que uma distorção não seja detectada pelos procedimentos de auditoria, previsto na NBC TA 200 (R1).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Um auditor independente examinou se determinado critério de avaliação do objeto de asseguração inclui os devidos pontos de referência e pode influenciar as conclusões no contexto do trabalho. estamos falando do exame de ______________

A

Integralidade: Critérios são plenos quando a informação do objeto preparada de acordo com eles não omite fatores relevantes que poderiam se esperar, razoavelmente, que afetem decisões dos usuários previstos feitas com base nessa informação. Critérios plenos incluem, quando relevantes, referências para apresentação e divulgação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quais as características dos critérios adequados?

A

1 - Relevância; 9auxilia a tomada de decisões
2 - Integralidade; (nao omite fatores relevantes)
3 - Confiabilidade; (avaliação ou mensuração consistente de determinado objeto)
4 - Neutralidade; (esta livre de tendencias )
5 - Compreensibilidade; ( informação do objeto que pode ser compreendida pelos usuarios)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

No trabalho de asseguração razoável, a conclusão do auditor é expressa na forma positiva para transmitir a sua opinião sobre o resultado da avaliação do objeto, diferentemente do que ocorre no trabalho de asseguração limitada.

A

CERTA.

A matéria é tratada no capítulo RELATÓRIO DE ASSEGURAÇÃO da NBC TA ESTRUTURA CONCEITUAL, da seguinte forma:

No trabalho de asseguração razoável, a conclusão do auditor independente é expressa na forma positiva para transmitir a sua opinião sobre o resultado da mensuração ou avaliação do objeto.

No trabalho de asseguração limitada, a conclusão do auditor independente é expressa de forma a transmitir se, com base no trabalho realizado, algum fato chegou ao seu conhecimento que o levasse a acreditar que a informação do objeto esteja distorcida de forma relevante.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A auditoria realizada nas demonstrações financeiras não exime a responsabilidade da administração pela sua elaboração.

A

CERTA.

O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Desta forma, a auditoria realizada não tem como objetivo eximir a administração da responsabilidade pela elaboração das demonstrações contábeis.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Consideram-se ineptas como evidências para sustentar a opinião e o relatório do auditor informações obtidas por profissionais especialmente contratados pela entidade, bem como aquelas elaboradas especificamente para corroborar as afirmações de sua administração

A

ERRADA.

A questão exigiu conhecimento da NBC T 11 – Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis.

Consideram-se APTAS como evidências para sustentar a opinião e o relatório do auditor informações obtidas por profissionais especialmente contratados pela entidade, bem como aquelas elaboradas especificamente para corroborar as afirmações de sua administração.

Informações obtidas por profissionais especialmente contratados pela entidade, bem como aquelas elaboradas especificamente para corroborar as afirmações de sua administração fazem parte dos procedimentos de auditoria e podem ser consideradas evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar a opinião do auditor sobre as demonstrações contábeis auditadas.

17
Q

o objeto do trabalho de auditoria se circunscreve ao conjunto de elementos de controle do patrimônio administrado

A

CORRETA
Conforme Franco e Marra, 2011, o objeto da Auditoria é “o conjunto de todos os elementos de controle do patrimônio administrado, os quais compreendem registros contábeis, papeis, documentos, fichas, arquivos e anotações que comprovem a veracidade dos registros e a legitimidade dos atos da administração, bem como sua sinceridade na defesa dos interesses patrimoniais.”

Esquematizando, o objeto da Auditoria pode ser:

Registros Contábeis;
Papéis;
Documentos;
Fichas;
Arquivos; e
Anotações

Ou seja, o conjunto de todos os elementos de controle do patrimônio do administrado, que comprovem a veracidade dos registros e a legitimidade dos atos da administração.

18
Q

constitui um dos elementos do trabalho de asseguração o relacionamento entre, pelo menos, duas partes (contratante e auditor).

A

ERRADA
Elementos do trabalho de asseguração

São os seguintes elementos de trabalho de asseguração:

(a) relacionamento entre três partes, envolvendo o auditor independente, a parte responsável e os usuários previstos;
(b) objeto apropriado;
(c) critérios adequados;
(d) evidências apropriadas e suficientes; e
(e) relatório de asseguração escrito na forma apropriada para trabalho de asseguração razoável ou para trabalho de asseguração limitada.

19
Q

Ao emitir parecer com abstenção de opinião para as demonstrações contábeis de uma entidade, o auditor não estará isento da responsabilidade de mencionar, no parecer, qualquer desvio que possa influenciar a decisão do usuário das demonstrações, independentemente da relevância ou da materialidade desse desvio.

A

O erro está na parte final:
“independentemente da relevância ou da materialidade desse desvio’.
Isso porque NÃO é independentemente da relevância, pois:
No parecer com abstenção de opinião, ele DEVE expressar quando relevantes.
No parecer com abstenção de opinião, ele PODE expressar quando irrelevantes.

20
Q

No exercício de suas atividades de auditoria, o auditor independente, usuário interno da informação contábil, deve pautar-se pelos seguintes princípios éticos: integridade, objetividade, impessoalidade, competência e zelo profissional, confidencialidade e comportamento profissional.

A

ERRADA.

Primeiramente, o auditor independente é usuário externo da informação contábil. Segundo que impessoalidade não é princípio ético, mas princípio da administração pública.

Segundo o item A17, da NBC TA 200 (R1), os princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis estão implícitos no Código de Ética Profissional do Contabilista e na NBC PA 01, que trata do controle de qualidade. Esses princípios são: Integridade; Objetividade; Competência e zelo profissional; Confidencialidade; e Comportamento (ou conduta) profissional.

21
Q

Em um exame para verificação de possíveis passivos omitidos, dois meses após o encerramento do balanço, será correto o auditor convencer-se da existência de omissões, caso ele constate que, embora as compras tenham sido realizadas com vencimento para trinta dias, várias faturas remanescentes do exercício anterior tenham permanecido em aberto.

A

ERRADA
Pessoal, percebam que estamos falando de uma empresa, a qual um auditor está a analisar o balanço do período anterior (2 meses após o encerramento) e que ainda se verifica faturas em aberto que deveriam ter sido quitadas com, no máximo, 30 dias.

O grande ponto da questão é: Como temos o registro do passivo, NÃO podemos afirmar que existe uma omissão, ou seja, passivos ocultos. Na verdade, se formos relacionar com um tipo de passivo, podemos relacioná-lo com passivos fictícios.

Ainda, de acordo com a NBC TA 570:

Eventos ou condições que podem levantar dúvida significativa quanto à capacidade de continuidade operacional da entidade:

  • incapacidade de pagar credores nas datas de vencimento.

Portanto, pessoal, o fato das faturas não constarem como pagas pode estar enquadrado em um dos critérios apostados pela NBC quanto à capacidade de continuidade operacional da entidade. Ou pode estar relacionado com passivos fictícios. Porém, a situação apresentada NÃO nos permite, por si só, concluir que há OMISSÕES.

22
Q

Entre as evidências buscadas pelo auditor para chegar a conclusões fundamentadas, é possível citar as indicações financeiras como reveladoras de possíveis riscos à continuidade, como, por exemplo, substituição da prática de pagamentos a vista por transações a crédito com os fornecedores.

A

ERRADA.

A questão exigiu conhecimento da NBC TA 570 - Continuidade Operacional.

Dentre as evidências a serem buscadas pelo auditor para chegar a conclusões fundamentadas como reveladoras de possíveis riscos à continuidade da entidade, NÃO se inclui a substituição da prática de pagamentos à vista por transações à crédito com fornecedores (a prazo).

A decisão de efetuar transações à vista ou a prazo dependerá de diversos fatores como por exemplo: disponibilidade de caixa, juros embutidos nas compras a prazo, descontos obtidos para pagamento à vista, etc.

23
Q

Os lançamentos propostos pelo auditor devem constar de seus papéis de trabalho, de modo que, por exemplo, se o auditado efetuar pagamentos antecipados a fornecedores, debitando fornecedores, o auditor deverá propor um lançamento de ajuste, a débito de fornecedores e a crédito de adiantamentos a fornecedores, para efeito de apresentação apropriada das demonstrações contábeis.

A

ERRADA.

A questão contém três erros:

1) que os lançamentos propostos (correto seria “ lançamentos relevantes”) pelo auditor deverão compor a documentação de auditoria;
2) que o auditor independente DEVERÁ (correto seria PODERÁ) propor correções pontuais nas demonstrações identificadas durante os trabalhos; e,
3) o lançamento proposto para correção está invertido.