Aud 00 Flashcards
O auditor deve, antes de expressar uma opinião, ter obtido segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente de terem sido causadas por fraude ou erro.
A questão abordou conhecimento a respeito dos Objetivos Gerais do Auditor Independente, tratados na NBC TA 200 (R1):
- Ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, os objetivos gerais do auditor são:
(a) obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e (…)
As distorções nas demonstrações contábeis podem originar-se de fraude ou de erro. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.
O auditor deve se preocupar com qualquer tipo de fator que cause distorção nas demonstrações contábeis, podendo ser responsabilizado em caso de não detecção de tais fatores.
ERRADA
A opinião do auditor considera as demonstrações contábeis como um todo e, portanto, o auditor não é responsável pela detecção de distorções que não sejam relevantes para as demonstrações contábeis como um todo. (item 6, NBC TA 200(R1))
Os _____________ Constituem documentos e registros dos fatos, das informações e provas, obtidos no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.
Os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, das informações e provas, obtidos no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.
Questão exige conhecimento da literalidade do item 12.1.2.2 da NBC TI 01 - Da Auditoria Interna
A informação, para ser relevante, deve ter valor quando utilizada como dado de entrada para inferir futuros resultados ou quando serve para alterar, ou não, as avaliações prévias. Esses dois valores são denominados, respectivamente: Preditivo e confirmatorio
A questão exigiu conhecimento da NBC TG Estrutura Conceitual.
Segundo a NBC TG Estrutura Conceitual:
QC8. A informação contábil-financeira tem valor preditivo se puder ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados. A informação contábil-financeira não precisa ser uma predição ou uma projeção para que possua valor preditivo. A informação contábil-financeira com valor preditivo é empregada pelos usuários ao fazerem suas próprias predições.
QC9. A informação contábil-financeira tem valor confirmatório se retro-alimentar – servir de feedback – avaliações prévias (confirmá-las ou alterá-las).
O auditor externo realiza auditoria tanto contábil como operacional.
ERRADA.
Quem realiza auditoria tanto contábil como operacional é o auditor interno. O auditor externo apenas realiza a auditoria contábil. Logo, alternativa incorreta.
A respeito de eventos econômicos ou de condições ou circunstâncias econômicas ocorridos em determinada data, o auditor independente utiliza, no exercício de sua atividade profissional, dados expressos em termos financeiros em relação a uma entidade específica. A definição desses dados refere-se ao conceito de Premissa
ERRADA.
Segundo a NBC TA 200 (R1), PREMISSA significa que a administração e, quando apropriado, os responsáveis pela governança, tenham conhecimento e entendido que eles responsabilidades fundamentais para a condução da auditoria em conformidade com as normas de auditoria.
Segundo a NBC TA 200 (R1), ASSEGURAÇÃO RAZOÁVEL é um nível absoluto de segurança
ERRADA.
Segundo a NBC TA 200 (R1), ASSEGURAÇÃO RAZOÁVEL é, no contexto da auditoria de demonstrações contábeis, um nível alto, mas não absoluto, de segurança.
Segundo a NBC TA 200 (R1), INFORMAÇÃO CONTÁBIL HISTÓRICA é….
Segundo a NBC TA 200 (R1), INFORMAÇÃO CONTÁBIL HISTÓRICA (ou Informação contábil, conforme definido na questão), é a informação expressa em termos financeiros em relação a uma entidade específica, derivada principalmente do sistema contábil da entidade, a respeito de eventos econômicos ocorridos em períodos passados ou de condições ou circunstâncias econômicas em determinada data no passado.
Segundo a NBC TA 200 (R1), DISTORÇÃO é….
Segundo a NBC TA 200 (R1), DISTORÇÃO é a diferença entre o valor, a classificação, a apresentação ou a divulgação de uma demonstração contábil relatada e o valor, a classificação, a apresentação ou a
divulgação que é exigida para que o item esteja de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
Segundo a NBC TA 200 (R1), RISCO DE AUDITORIA é….
Segundo a NBC TA 200 (R1), RISCO DE AUDITORIA é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção.
O que é o risco de detecção?
O risco de detecção, como o próprio nome sugere, é o risco de que uma distorção não seja detectada pelos procedimentos de auditoria, previsto na NBC TA 200 (R1).
Um auditor independente examinou se determinado critério de avaliação do objeto de asseguração inclui os devidos pontos de referência e pode influenciar as conclusões no contexto do trabalho. estamos falando do exame de ______________
Integralidade: Critérios são plenos quando a informação do objeto preparada de acordo com eles não omite fatores relevantes que poderiam se esperar, razoavelmente, que afetem decisões dos usuários previstos feitas com base nessa informação. Critérios plenos incluem, quando relevantes, referências para apresentação e divulgação
Quais as características dos critérios adequados?
1 - Relevância; 9auxilia a tomada de decisões
2 - Integralidade; (nao omite fatores relevantes)
3 - Confiabilidade; (avaliação ou mensuração consistente de determinado objeto)
4 - Neutralidade; (esta livre de tendencias )
5 - Compreensibilidade; ( informação do objeto que pode ser compreendida pelos usuarios)
No trabalho de asseguração razoável, a conclusão do auditor é expressa na forma positiva para transmitir a sua opinião sobre o resultado da avaliação do objeto, diferentemente do que ocorre no trabalho de asseguração limitada.
CERTA.
A matéria é tratada no capítulo RELATÓRIO DE ASSEGURAÇÃO da NBC TA ESTRUTURA CONCEITUAL, da seguinte forma:
No trabalho de asseguração razoável, a conclusão do auditor independente é expressa na forma positiva para transmitir a sua opinião sobre o resultado da mensuração ou avaliação do objeto.
No trabalho de asseguração limitada, a conclusão do auditor independente é expressa de forma a transmitir se, com base no trabalho realizado, algum fato chegou ao seu conhecimento que o levasse a acreditar que a informação do objeto esteja distorcida de forma relevante.
A auditoria realizada nas demonstrações financeiras não exime a responsabilidade da administração pela sua elaboração.
CERTA.
O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Desta forma, a auditoria realizada não tem como objetivo eximir a administração da responsabilidade pela elaboração das demonstrações contábeis.