Consulta psicológica da infância e adolescência Flashcards
Por quais motivos comumente as crianças/adolescentes são encaminhados para avaliação e acompanhamento psicológico?
Por apresentarem um comportamento que incomoda os adultos inseridos em seu contexto; pela preocupação dos pais, frente ao sofrimento que esses comportamentos causam nas crianças; pela preocupação dos pais, frente ao sofrimento que esses comportamentos podem ocasionar no futuro da criança.
Por que é importante conseguir motivar a criança/adolescente no processo de avaliação?
Para conseguir obter informações mais válidas e fidedignas.
Por que é importante realizar uma avaliação multicompetente? E por que colher informações da família e de educadores?
Para podermos obter informações mais completas acerca das variáveis biológicas, cognitivas, emocionais, sociais, etc, da criança. Informações vindas da família e de educadores serão importantes para definirmos melhor os comportamentos apresentados pela criança e suas dimensões. Já a criança, nos fornecerá informações acerca das suas percepções, pensamentos, emoções e sentimentos
Quais são os efeitos colaterais do diagnóstico infantil, tanto positivos quanto negativos?
Os efeitos colaterais positivos são: definição do problema; informações sobre prognóstico e informações sobre o tratamento, bem como o tratamento em si. Os efeitos negativos são os rótulos que esta criança pode receber e como eles podem afetar seu desenvolvimento.
Por que o treino de para profissionais é importante?
É importante pois o comportamento infantil é sempre mediado por algum adulto. Além disso, a intervenção é muito mais eficaz quando acontece em ambiente natural, bem como no ambiente que se produziu o problema. Ainda os adultos, são responsáveis pela geração e manutenção da maior parte dos problemas que as crianças apresentam e configuram a maior fonte de reforço que tem a criança, portanto, são agentes ativos na mudança.
Qual é a finalidade de uma entrevista com uma criança?
Observar seu funcionamento em diferentes áreas, como por ex. raciocínio social, pensamento lógico, respostas emocionais, recursos sociais, desenvolvimento, bem como compreender a forma que a criança percepciona seu meio e sua lógica do sistema de atribuições e valores.
Como fazer uma formulação de pergunta correta para crianças?
Perguntas abertas são demasiado abstratas. Perguntas fechadas são limitantes da expressão e iniciativa das crianças. As perguntas devem ser reduzidas em sua complexidade, simples, e gerais acerca de aspectos concretos. Devem ser feitas de forma indireta.
Como deve ser o preparo do espaço físico para avaliação/consulta infantil?
O espaço deve comunicar a criança que foi preparado exclusivamente para ela. As mobílias devem ter um tamanho adequado e as decorações devem ser neutras. O material lúdico deve ser selecionado de acordo com a idade da criança, bem como, de acordo com o que se conhece sobre ela e de acordo com os objetivos da avaliação
Como deve ser o grau de estruturação da avaliação/consulta?
O grau de estrutura dependerá do objetivo da consulta e se é o primeiro contato ou não. A entrevista estruturada é mais adequada para a obtenção de informações pontuais, mas são pouco utilizadas, pois podem causar inibição. A semi estruturada permite estabelecer relações e mais expressão por parte da criança. Utilizada para obter informações específicas, numa fase inicial. Por fim, a não estruturada proporciona oportunidade de observar a criança em sua livre expressão e como se organiza e estrutura o conteúdo temático proposto.
Por que é importante destinar um tempo inicial para a criança explorar o ambiente da sala de consulta?
Para que a criança reconheça o espaço e comece a se sentir segura
Por que os materiais são importantes na consulta psicológica infantil? Quais podem ser utilizados?
Pois estabelecem referências concretas para a criança. Bonecos, desenhos, jogos de mesa, frases incompletas, etc…
Quais informações se obtém a partir da observação?
Obtém-se informações acerca de comportamentos específicos da criança ao longo da proposta sugerida, por exemplo, impulsividade, tolerância a frustração, expressão verbal e emocional, nível de organização e planejamento, etc.
Qual é o procedimento adequado de finalização de uma entrevista infantil?
Caso a entrevista seja única, esta informação deve ser dita no início da consulta. Deve-se demonstrar afeto, agradecer pelo tempo e colaboração e demonstrar a importância das informações recolhidas. Caso haja outros encontros, também informamos para a criança e dizemos também quais serão as atividades a serem realizadas. Podemos deixar uma tarefa de casa para manter o nexo de união.
Quais são as diferenças entre as abordagens na entrevista de crianças em idade pré escolar e escolar?
Em idade pré escolar, é necessário que as regras sobre o que é permitido e o que não na sala de consulta, devem ser esclarecidas no início da sessão. Utiliza-se mais as entrevistas não estruturadas e os pais podem estar presentes inicialmente, devido a dificuldade para separação, comum a idade. Já em idade escolar, deve-se esclarecer sobre a confidencialidade e os limites da mesma, bem como especificar mais detalhadamente sobre os objetivos da avaliação. Pode ser importante não demonstrar demasiado afeto.
Quais as principais competências profissionais que deve ter um psicólogo infantil?
Deve ter conhecimento acerca de psicopatologia geral adulta e infantil, bem como acerca do desenvolvimento humano e suas normas em cada cultura. Além disso, competências para estabelecer relações e motivar as crianças e os adultos envolvidos no processo e para fornecer informações que sejam necessárias para o processo, de forma clara.