Código deontológico Flashcards
Dos princípios gerais, no que constitui o princípio A (respeito pela dignidade e direitos da pessoa?)
Este princípio propõe que os psicólogos devem respeitar as decisões e os direitos das pessoas desde que estes estejam enquadrados num exercício de racionalidade e de respeito pelo outro. Devem também trabalhar em prol da autonomia dos clientes.
Dos princípios gerais, no que constitui o princípio B (competência)?
Propõe que os psicólogos tem como obrigação exercer suas atividades de acordo com os pressupostos técnicos e científicos da profissão, a partir de uma formação adequada e de constante atualização, de forma a atingir os objetivos da intervenção psicológica.
No que constitui o princípio C (responsabilidade), do código de ética?
Os psicólogos devem ter consciência das consequências que seu trabalho pode ter junto das pessoas, da profissão e da sociedade em geral. Devem contribuir para bons resultados do exercício de sua atividade e assumir responsabilidade da mesma.
No que constitui o princípio D (integridade), do código de ética?
Psicólogos devem ser fiéis aos princípios de atuação da profissão promovendo-os de forma ativa. Deve prevenir e evitar os conflitos de interesse quando esses surgem e atuar sempre de acordo com suas obrigações profissionais.
No que constitui o princípio E (beneficência e não maleficência), do código de ética?
Devem ajudar o seu cliente a promover e a proteger os seus legítimos interesses. Não devem intervir de modo a prejudicá-lo ou causar-lhe qualquer tipo de dano, por ações ou omissões. Deve ser assumido como uma atividade ao serviço do bem estar da pessoa humana.
No que constitui o princípio específico: consentimento informado?
No consentimento informado entende-se que há uma escolha e participação voluntária do cliente em um ato psicológico, após lhe ser dado todas as informações recorrentes sobre o mesmo, sendo essas, sobre sua natureza e seu curso, seus honorários, a confidencialidade e os limites éticos e legais da mesma, bem como sobre a natureza da relação profissional que se estabelece.
No que consiste o princípio específico de privacidade e confidencialidade
Dente inúmeros sub itens, este princípio preza pela obrigação de assegurar a manutenção da privacidade e confidencialidade de toda a informação a respeito do seu cliente. Em situações com objetivos didáticos a identidade do paciente deve sempre ser preservada. Em situações legais, são fornecidas apenas informações essenciais e o cliente é previamente informado desta situação e do conteúdo da informação a ser revelada.
No que consiste o princípio específico de relações profissionais?
Este tópico envolve a colaboração com outros profissionais sem prejuízos nas competências e saberes de cada um, respeitando as relações profissionais, competências específicas, deveres e responsabilidades de colegas e outros profissionais: PROMOVER A BOA PRATICA DA PSICOLOGIA, ENCAMINHAR CLIENTES, AUTONOMIA PROFISSIONALE RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL, são alguns sub itens.
No que consiste o princípio específico de Avaliação psicológica?
Propõe que é necessário que a avaliação se concretize através de protocolos válidos e deve responder a necessidades específicas. É um ato exclusivo da psicologia. Seu uso deve ser feito por profissionais qualificados com formação atualizada e treino específico. Utilização apropriada e fidedigna. Selecionar e utilizar protocolos válidos do ponto de vista científico, deve haver o consentimento informado do paciente e o mesmo, deverá receber um feedback sobre os resultados. Deve ter um objetivo específico.
No que consiste o princípio específico “prática e intervenção psicológicas”?
Enfatiza que a prática profissional do psicólogo tem em conta os vários modelos teóricos disponíveis e os vários princípios associados a um exercício cientificamente comprovado, sempre buscando manter e atualizar suas competências. Devem exercer sua prática dentro dos limites de sua competência. Não devem estabelecer uma relação profissional com quem tenham mantido uma relação prévia de natureza. Não se envolvem em relações românticas e sexuais. Publicações profissinais devem ser feitas com rigor e se restringem ao tipo de intervenção e titulos que o psicologo é detentor. As instalações devem ser adequadas.
No que constitui o princípio específico “ensino formação e supervisão psicológicas”?
Propõe que o ensino, formação e supervisão em psicologia devem respeitar as regras do código deontológica. Reconhecer que há a necessidade de formação especializada e de se manterem informados sobre novos estudos…
No que constitui o princípio específico de “investigação”?
Neste princípios, constam normas a serem seguidas no caso da realização de novas pesquisas científicas, sendo algumas delas prezar pelo princípio da beneficência e responsabilidade social, ou seja, a pesquisa deverá se justificar na melhoria do bem estar das pessoas. Deve se assegurar que nenhum participante estará sujeito a danos. A participação deve ser voluntária e informada. Anonimato e confidencialidade dos dados recolhidos e a apresentação dos dados deverá ser verdadeira/fidedigna, nas normas consideradas adequadas.
O princípio específico declarações públicas consiste em que?
Diz que o psicólogo ao fazer declarações públicas sobre a ciência psicológica, deverá fazê-la com rigor, abstendo-se de declarações falsas e sem fundamentação. Reconhecendo o impacto das suas declarações junto ao público. Devem limitar as declarações apenas a temas que tem formação e experiência.