Colágeno Flashcards
Defina Colágeno
Quando nós falamos de colágeno, nós estamos nos referindo, genericamente, à uma família de proteínas.
Existem vários tipos de colágeno; hoje, descrito na literatura, existem mais de 20 tipos de colágeno.
Nós precisamos saber o tipo de colágeno ao qual nós estamos nos referindo.
Tanto o fibroblasto, quanto o fibrócito, produzem colágeno, a diferença é a quantidade: o fibroblasto produz mais, enquanto o fibrócito produz menos, ou seja, independente da célula, ambos sintetizam colágeno.
Creme com Colágeno
Você só usa o colágeno que você produz. Todo colágeno exógino (que vem de fora), vai ser quebrado e transformado em aminoácido para que o seu fibroblasto produza o colágeno dele.
Creme com colágeno somente mascara o problema, pois aquele colágeno será absorvido e degenerado para que a sua célula produza o seu colágeno próprio.
Seu efeito não é “ad perpetum”, ele só dura até ser absorvido.
Aminoácidos para Síntese do Colágeno
aa Serina;
aa Prolina;
aa Hidroxiprolina;
Para a célula sintetizar o colágeno ela precisa de 3 aminoácidos; existe sempre uma sequencia especifica de aminoácidos.
Independente do colágeno, colágeno é proteína, então você precisa de aminoácidos para sintetizar colágeno.
Nós temos 20 tipos de aminoácidos, dos quais metade são os essenciais, e metade os não-essenciais.
Importância da Vitamina C na Síntese do Colágeno
Não faz parte do colágeno;
Co-transportador;
Sem Vitamina C não há absorção;
Alimento fonte preferível;
Sem vitamina C não há absorção, e sem absorção não há colágeno.
Para ocorrer a síntese do colágeno, a célula precisa, além dos aminoácidos, de uma vitamina porque, sem essa vitamina, não ocorre a absorção dos aminoácidos, e essa vitamina é a Vitamina C.
Mas veja, ela não faz parte do colágeno, mas ela é importante para a célula absorver os aminoácidos; o papel da vitamina C é de transportador, e sem ela não há a absorção de aminoácido.
Vitamina C é um co-transportador, ajuda só para entrar, ou seja, não faz parte do colágeno.
Exemplo do dia-a-dia: ao se ficar gripado, se administra Vitamina C em pastilha efervescente de 1 grama, e daquele 1 grama você absorve 0,000alguma coisa. Custa uns 10 reais. Com 10 reais você compra um saco de laranjas, ou seja, é preferível você comprar a laranja, ou qualquer outra coisa que seja um alimento fonte de Vitamina C, como a acerola, do que comprar a pastilha.
É preferível a fonte original do que o produto industrializado, e isso não funciona somente com a vitamina C ou com o colágeno. Você tem limites de absorção do que o corpo precisa, se você não precisa de tudo aquilo, o seu excesso será eliminado.
Força de Pressão e Força de Tração
Duas forças: Força de Pressão e Força de Tração.
Apoptose (morte celular programada)
Outro detalhe: o seu colágeno está em constante agressão, ou seja, está constantemente sendo agredido. Ele sofre duas forças: força de pressão e força de tração.
É natural que os colágenos, pelo seu corpo inteiro, vão sendo degenerados (morte celular programada/apoptose).
Colágeno não é constante, não é eterno, ou seja, necessita de constante produção. Seria bom se não fosse assim, porque ninguém ficaria velho.
Repor ele se faz necessário. Sem Vitamina C não há absorção, e sem absorção não há colágeno.
Defina Escorbuto
Escorbuto é uma doença que ocorre com a falta de Vitamina C.
Um dos primeiros sinais dessa vitaminose é o sangramento gengival.
Gengiva é colágeno puro, e é um bom exemplo de colágeno sendo agredido diariamente por pressão e tração, pois é onde se mastiga e onde se escova os dentes, e é preciso repor esse colágeno, e por isso a Vitamina C é importante.
Síntese de Colágeno
Colágeno é uma proteína grande;
Proteína percursora se faz necessário;
Tropocolágeno, que é uma proteína pequena;
Várias moléculas de tropocolágeno se unem para formar uma molécula de colágeno. Monômero virando polímero. Analogia com montar peças de LEGO.
O colágeno é uma proteína muito grande, ele não cabe dentro da célula. Como é que a célula vai sintetizar colágeno se o mesmo não cabe dentro da célula? Eu não posso montar o colágeno dentro da célula, pois isso romperia a mesma.
A célula irá montar o colágeno como se estivesse brincando de LEGO.
A célula produz tropocolágeno e, à medida que ela vai produzindo, ela vai jogando ele para fora, o que significa que a montagem do colágeno vai acontecer no meio extracelular (LEC).
A mesma coisa que você faz ao montar LEGO a célula faz com o colágeno; você, ao juntar um monte, começa a unir, a montar, várias moléculas de tropocolágeno se unem para nós termos uma fibra. Elas vão se encaixando, vão se unindo, para termos uma fibra.
Defina Proteína Percurssora
O tropocolágeno é a proteína percurssora ao colágneo.
À partir dos aminoácidos, a célula sintetiza uma proteína precursora do colágeno, esse precursor recebe o nome de tropocolágeno, e ele é uma molécula bem pequena, porque precisa para caber dentro da célula.
Tipos de Colágeno
Tropocolágeno; Fibrila de colágeno; Fibra de colágeno; Feixe de colágeno. São 4 tipos; em alguns locais do seu corpo, você precisa do feixe, que é mais resistente, em outros locais, você precisa de uma fibra, em outros locais, você precisa de um fibrilo, e em outros locais você ficou somente com o tropocolágeno.
Tudo depende da necessidade do corpo.
Os 20 colágenos não vão fugir disso aqui: ou são feixes, ou são fibras, ou são fibrilas, ou são tropocolágenos.
Defina Tropocolágeno
Primeira fibra;
Fina;
Não-visível ao microscópio óptico;
Não tem resistência;
Elas vão se encaixando, vão se unindo, para termos uma fibra, só que essa fibra é fina, ela é tão fina que não da para ver no microscópio. Esse tipo de colágeno não tem resistência nenhuma. Essa fibra recebe o nome de tropocolágeno, e ele não tem resistência nenhuma.
Defina Fibrila de colágeno.
Segunda fibra; União de várias fibras anteriores; Mais resistente que a primeira fibra; Mais grossa que a primeira fibra; Ela é um pouquinho mais resistente.
Nós temos que melhorar isso daqui, então começamos a unir as fibras de tropocolágeno para formar um colágeno mais resistente, para formar uma segunda fibra, fibra essa mais resistente, ou seja, ela é um pouco mais grossa. Essa fibra, que é a união de várias da anterior, recebem o nome de fibrila de colágeno. Ela é um pouquinho mais resistente.
Defina Fibra de colágeno
Terceira fibra;
União de várias fibrilas;
Veio da união da segunda;
Tirinha um pouquinho mais resistente;
Ela é um pouquinho mais resistente, mas ainda não tá bom. Temos que melhorar mais. O que fazemos para melhorar? Vamos começar a juntar várias fibrilas para poder fazer uma tirinha um pouco mais resistente. Essa terceira, que veio da união da segunda, nós damos o nome de fibra de colágeno.
Defina Feixe de colágeno
Quarta fibra;
União de várias fibras;
Formando um feixe de fibras;
Esse é o colágeno mais resistente de todos;
Essa terceira, que veio da união da segunda, nós damos o nome de fibra de colágeno. Mas ainda não está bom. Nós temos que ter uma mais resistente ainda. Vamos começar a juntar várias fibras e, então, nós vamos ter um feixe de fibras [Exemplo: feixe de músculos: anatomia]. Feixe de Fibras: esse é o colágeno mais resistente de todos.
Classificação do Colágeno
Colágeno do tipo I
Colágeno do tipo II
Colágeno do tipo III
Colágeno do tipo IV
Como se classifica colágeno?
Por número e por ordem de descoberta.
O primeiro colágeno que foi estudado, eles deram um número: esse número é um algarismo romano.
O que você tem que entender é a organização. Não precisa decorar os tipos de colágeno.
Exemplos:
Pele: na pele, eu não posso ter qualquer tipo de colágeno, deve-se ter o mais resistente, o feixe.
Osso: uma função do osso é a de sustentação, ele sustenta todo o seu peso, não pode ser qualquer colágeno, no osso nós temos o quê? O colágeno mais resistende de todos, o feixe.
Colágeno do tipo I
Colágeno do tipo I Se organiza formando feixes; É um dos colágenos maior resistência; Muito resistente, porém nada maleável; Não consegue esticar muito, pois se rompe;
Pele; Estria;
Osso; Fratura.
O colágeno do tipo I se organiza formando feixes, é um dos colágeno com mais resistência (o colágeno do tipo 19 também forma feixes).
Nós vemos esse tipo de colágeno, que forma feixes, na pele e no osso, por exemplo, e uma característica desse tipo de colágeno que forma feixe é que ele é muito resistente, mas nada maleável, ou seja, ele não consegue esticar muito, se forçar, ele rompe. Na pele, por exemplo, se arrebentou, virou o quê? Virou estria.
Colágeno do tipo II
Colágeno do tipo II
Esse colágeno forma fibras;
Ela é mais resistente, porém não é a mais resistente;
É resistente ao mesmo tempo que é maleável;
Esse tipo de colágeno é o ideal para cartilagem;
Orelha; Resistente e, ao mesmo tempo, ela pode deformar
Passando um tempo, eles descobriram outro tipo de colágeno, o colágeno do tipo II, e eles viram que esse colágeno forma fibras.
A fibra de colágeno tem uma característica: ela é resistente (mas veja, ela não é a mais resistente) e é maleável ao mesmo tempo.
Esse tipo de colágeno, o colágeno do tipo II, é o ideal para a cartilagem.
Exemplo: orelha, se você puxar ela, ela não arrebenta, isso demonstra que a orelha é resistente e, ao mesmo tempo, ela pode deformar (ex.: alargador).
Colágeno do tipo III
Colágeno do tipo III ou Matriz Fibrilar Esse colágeno é formado por fibrilas; Nada resistente; A fibrila não é nada resistente, porém ela é muito maleável; Função, nos órgãos moles, de sustentação
Visto em órgãos moles: Cérebro; Figado; Pulmão.
Analogia com guarda-chuva aberto.
Um tempo depois, descobriram um outro tipo de colágeno, o colágeno do tipo III e, ao o estudarem, descobriram que esse colágeno era formado por fibrilas. A fibrila não é nada resistente, porém ela é muito maleável. Esse tipo de colágeno, o colágeno do tipo III, é visto em órgãos moles. Exemplo: cérebro, fígado, pulmão. O papel deste colágeno (fibrila), nos órgãos moles, é a sustentação: a fibrila tem função de sustentação.
Imagine um guarda-chuva aberto, quem da suporte para ele é a fibrila. A fibrila da a sustentação para o tecido, para a célula, do mesmo jeito que os arames do guarda-chuva dão suporte para o mesmo ficar aberto; sem os arames, o guarda-chuva não mantém a forma. Se nós tivéssemos que tirar o colágeno (fibrila) do fígado, ele desmontaria. Fibrila é para dar sustentação.
Colágeno do tipo IV
Colágeno do tipo IV Esse colágeno é o tropocolágeno; Muito fino; Invisível ao microscópio de luz; Filtra, não serve para porra nenhuma;
Encontrado na membrana basal;
Nem todas as membranas são colágeno do tipo IV.
Um tempo depois, descobriram um novo tipo de colágeno, o colágeno do tipo IV (o tropocolágeno), e ele é tão fino que não da nem para ver ao microscópio de luz (de tão fino que ele é). Esse tipo de colágeno, ele serve como filtro de molécula, e ele é encontrado na membrana basal. Nem todas as membranas são colágeno do tipo IV, mas todas são tropocolágeno. O colágeno do tipo IV é um exemplo do número de colágeno que está sendo organizado em tropocolágeno.
Ele filtra (não serve para porra nenhuma).
Defina Estria
Estria é colágeno que arrebentou.
A sua estria é colágeno que arrebentou, porque aquele local esticou além do que aquele colágeno pode aguentar, aí ele ficou visível.
Óleo aumenta a oleosidade do Tecido Conjuntivo para fazer ele esticar um pouquinho mais; o óleo é um meio de ele conseguir umedecer e ficar um pouco mais maleável, mas ele tem o limite dele, estourando anyway.