Citologia Flashcards
O que é uma célula procarionte? O que é uma célula Eucarionte? Quais são suas principais diferenças?
É uma célula sem núcleo (carioteca), ou seja, com DNA disperso (DNA circular).
É uma célula com carioteca, ou seja, com núcleo celular bem definido.
PROCARIONTES X EUCARIONTES
DNA circular Cromossomos
Sem núcleo Com núcleo
Sem organelas Com organelas
Ribossomos 70s Ribossomos 80s
Quais as principais diferenças entre a célula animal e a célula vegetal? Destaque as organelas específicas de cada espécie
CÉLULA VEGETAL X CÉLULA ANIMAL
- MP + PC - Apenas MP
- Vacúolo central - Lisossomos
-Cloroplastos - Centríolos
O que é Membrana Plasmática?
É o limite da célula viva, com função de isolamento da célula em relação ao meio para manter a organização constante da célula. Em resumo, promove homeostase. Ela é muito delgada/fina e é uma membrana lipídica.
Explique o Modelo de Mosaico Fluido da membrana plasmática
A membrana é uma bicamada fosfolipídica com proteínas associadas, proteínas que estão totalmente mergulhadas na membrana, e outras só parcialmente mergulhadas na membrana.
Chama-se mosaico, pois as proteínas estão encaixadas na bicamada lipídica de forma que lembrar um mosaico, e diz-se fluido pois a membrana é fluido/líquida à temperatura corporal, devido a sua composição de lipídios insaturados (=líquidos).
Substâncias apolares atravessam facilmente a membrana lipídica. Substâncias polares se utilizam de proteínas ocas que funcionam como canais para atravessar a membrana, apresentando, assim, permeabilidade seletiva, pois proteínas canais só permitem a passagem de substâncias específicas.
A fluidez da bicamada lipídica permite o livre deslocamento das proteínas de membrana como boias em uma piscina.
Quais os 4 componentes mais relevantes da membrana plasmática?
LIPÍDIOS
1 - Fosfolipídios: Cabeça polar, pernas polares (cauda). Molécula Anfipática/Anfifílica. Há dois tipos de fosfolipídios:
Fosfolipídios
Saturados x Insaturados
- ligações simples - ligações duplas
- 109° Sólidos - 120° Líquidos
2 - Colesterol: Só existe em animais e protozoários e servem para aumentar a estabilidade entre os fosfolipídios e regula o grau de fluidez
- Ele liga fosfolipídios para promover estabilidade/coesão, está entre as moléculas de fosfolipídios
- Em plantas o ergosterol é análogo ao colesterol
3 - PROTEÍNAS
Intrínsecas x Extrínseca
-Mergulhadas MP -Não mergulhadas
-Transmembrana -Têm partes polares
-Têm partes apolares
4 - AÇÚCARES: Oligossacarídeos associados a proteínas/Lipídios associados a proteínas/Glicolipídios na face externa da bicamada lipídica de células animais.
- Glicocálix: ramificações de oligossacarídeos na face externa da membrana com função de adesão a outras células, proteção e reconhecimento
Quais são as principais propriedades da membrana plasmática?
1 SEMIPERMEABILIDADE: Controle físico da passagem de substâncias pelo tamanho das partículas, moléculas pequenas podem passar, moléculas grandes não podem passar
2 PERMEABILIDADE SELETIVA: Controle químico da passagem de substâncias pela natureza química das partículas. Compatibilidade de polaridade com a bicamada lipídica, moléculas apolares ou polares muito pequenas e sem carga, ou moléculas pequenas sem ou com carga pelas proteínas de membrana.
O que é Autofagia?
É quando Lisossomos de uma célula englobam organelas da própria célula. Isso ocorre quando organelas velhas já não servem como deveriam, e então os Lisossomos aproveitam aquela matéria e energia úteis para prolongar a vida daquela célula.
OBS: É o que ocorre no jejum prolongado
O que é Autólise?
Autólise é quando Lisossomos estouram na tentativa de digerir algo. Quando isso ocorre eles liberam enzimas digestivas no interior da célula que acabam por destruí-la.
OBS: É o que ocorre na Silicose Pulmonar
O que é Apoptose?
Apoptose é uma forma de morte celular programada, ou “suicídio celular”. É diferente de necrose, na qual as células morrem por causa de uma lesão. A apoptose é um processo ordenado, no qual o conteúdo da célula é compactado em pequenos pacotes de membrana para a “coleta de lixo” pelas células do sistema imunológico.
OBS: Ocorre, por exemplo, na organogênese e hematopoiese normal e patológica, na reposição fisiológica de certos tecidos, na atrofia dos órgãos, na resposta inflamatória e etc
Explique os 3 tipos de transporte através de membrana celular e relacione-os com gradiente de concentração
1 - Transporte Passivo: Não gasta energia. É o transporte a favor do gradiente de concentração, ou seja, do meio hipertônico para o hipotônico, seja em relação ao solvente ou ao soluto.
Ex: Difusão, Difusão Facilitada, e Osmose
2 - Transporte Ativo: Gasta energia. Transporte contra o gradiente de concentração.
Ex: Bomba de sódio e potássio
3 - Transporte por Englobamento: Transporte de macromoléculas.
Ex: Endocitose (Pinocitose e Fagocitose) e Exocitose
Explique mais a fundo o mecanismo de funcionamento da bomba de sódio e potássio
A cada ATP consumido 3 Na+ são expelidos, logo 3 cargas positivas são expelidas, e apenas 2 K+ são absorvidos, logo entram apenas 2 cargas positivas, ou seja, a cada ATP consumido é gerado um saldo de 1 carga positiva a mais fora da célula em relação ao interior celular.
Com o passar do tempo, o meio extracelular vai se tornando positivo em relação a célula, e o meio intracelular negativo em relação ao meio externo.
Em razão disso, com o meio externo positivo e o interior celular negativo, estabelece-se uma DDP entre -90 e -70mV que é chamada de potencial de repouso ou polaridade de membrana que é a base de condução do impulso nervoso.
A concentração ideal de sódio e potássio também é necessária para garantir o bom funcionamento do mecanismo de contração muscular, uma vez que a escassez desses sais minerais em decorrência, geralmente, de atividade física intensa, provoca a perda de água e eletrólitos. Acontece que a falta desses sais “descalibra” o mecanismo de contração provocando cãibras no indivíduo fazendo contrair demais determinado músculo ou demorar para relaxar, em resumo, o controle nervoso da contração fica atrapalhado.
Explique como funcionam os mecanismos dos 3 processos de transporte passivo mais comuns: Difusão Simples, Difusão Facilitada e Osmose
DIFUSÃO SIMPLES é o transporte passivo de soluto por meio dos fosfolipídios da membrana.
DIFUSÃO FACILITADA é o transporte passivo de soluto por meio de alguma estrutura facilitadora presente na membrana.
OSMOSE é o transporte passivo de solvente (quase sempre água), ou seja, é como se uma região com maior concentração de soluto atraísse a água, pois uma maior concentração de soluto significa menor concentração de solvente proporcionalmente naquela região.
Em relação ao transporte de substâncias, analise o seguinte gráfico e o explique ( https://biologiaresolvida.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Grafico-difusao-simples-e-difusao-facilitada-300x211.png )
Difusão simples é a reta, pois apesar de mais lenta em baixas concentrações ela demora mais a saturar, pois podo ocorrer em toda a superfície da membrana.
Difusão facilitada é a curva, pois é mais veloz em baixas concentrações, mas atinge a saturação mais cedo em relação a concentração extracelular de soluto, pois o número de proteínas de membrana pra realizá-la é limitado e muito superior em superfície quando comparado à membrana celular.
Quanto ao transporte passivo de substâncias, quais os 3 fatores que influenciam na velocidade do transporte?
1 - Quanto maior a temperatura
2 - Quanto menor o tamanho da partícula
3 - Quanto maior a diferença de concentração
Maior a velocidade do transporte passivo
Comparando os transportes passivos de Difusão Simples e Osmose, em relação a velocidade de transporte, qual é mais rápida? Qual mais altera o volume celular?
A difusão é mais lenta, pois seu soluto é grande quando comparado à molécula de solvente, e a difusão não altera o volume celular, pois o volume total de soluto é desprezível, logo a variação dessa concentração não altera o volume.
A osmose é rápida, pois sua partícula é a molécula de água que é muito pequena, e a osmose altera muito o volume celular, pois o volume total de solvente é muito significativo, logo a variação desse volume pode chegar a secar quase completamente a célula ou inchá-la até que exploda.