CICLO CELULAR Flashcards
Quais as fases do ciclo vital de uma célula
No seu ciclo vital, as células encontram-se em duas fases ou períodos:
- mitose, quando as células dividem o material nuclear (cariocinese) e fazem a citocinese
- interfase, período entre duas divisões celulares. Essas fases constituem o ciclo celular.
Quais são as etapas do ciclo celular?
A duração da mitose é curta (não ultrapassa 1 h), enquanto a da interfase varia muito, dependendo do tipo de célula.
Em cultura, células humanas completam um ciclo em cerca de 24 h. Como os períodos de S, G2 e M do ciclo celular consomem tempo mais ou menos constante, o que varia é a duração do período G1.
Algumas células ciclam continuamente (p. ex., epitélios de revestimento, medula óssea). Outras, após a fase M (mitose) deixam o ciclo, vão para o compartimento G0e nele permanecem por período variado; se estimuladas, retornam ao ciclo na fase G1(p. ex., hepatócitos). Há, também, células que, uma vez formadas, abandonam o ciclo celular e passam a fazer parte do compartimento não replicativo (p. ex., neurônios, miocélulas cardíacas)
Como é feita a regulação do ciclo celular?
sinais externos, chamados fatores de crescimento;
moléculas da própria célula capazes de: (a) perceber ameaças para a estabilidade do genoma (moléculas guardiães do genoma); (b) promover o início e a progressão da divisão celular (ciclinas e CDK).
Principal momento da regulação do ciclo celular
Em mamíferos, o principal momento de regulação está na fase G1 , no chamado primeiro ponto de restrição (G1 /S), o qual, uma vez ultrapassado, permite à célula prosseguir nas fases S e G2. Outro ponto de restrição está em G2(G2 /M): as células duplicam o DNA e ficam à espera do sinal para realizar a mitose
Com isso, determinada fase só ocorre se a anterior estiver completa ou se as condições do meio forem adequadas. O bloqueio em G2 impede o início da mitose antes de completada a duplicação do DNA ou se o DNA estiver lesado
Quais são os pontos de checagem do ciclo celular?
o organismo é capaz de perceber quando existe lesão no DNA; reconhecido o dano, essas moléculas inibem o ciclo celular em diferentes fases.
Em seguida, esse mesmo sistema estimula a síntese da proteína p53 e a ativação de cinases de pontos de checagem (CHK1 e 2, checkpoint kinases) que a_tivam outras proteínas que param o ciclo em G1 , S ou G2 , promovem o reparo do DNA_ ou, quando este não é possível, provocam apoptose
Obs: Defeitos nesse sistema de checagem são a principal causa de instabilidade genômica em células cancerosas .
A regulação do ciclo celular é feita, sobretudo, por duas classes de proteínas:
(1) CDK (cyclin dependent kinases)
(2) ciclinas, que se ligam às CDK e controlam a taxa de fosforilação das proteínas responsáveis pelos inúmeros fenômenos que ocorrem na divisão celular.
O que são as ciclinas?
As ciclinas são assim denominadas por serem produzidas e degradadas de maneira cíclica em diferentes etapas do ciclo celular e recebem nomes diferentes (A, B, D, E), de acordo com propriedades funcionais e momentos em que atuam.
Após a ativação do complexo ciclina/CDK, a ciclina é degradada no sistema ubiquitina_proteassomos. Cada complexo ciclina com CDK regula determinada fase do ciclo.
Qual a função do complexo ciclina/CDK
As ciclinas são responsáveis por ativar as CDK, as quais ativam genes cujos produtos iniciam e fazem progredir o ciclo celular.
Cada complexo ciclina com CDK regula determinada fase do ciclo
- Os complexos ciclinas D/CDK (2, 4, 6) iniciam e fazem progredir a fase G1
- O complexo ciclina E/CDK2 ativa a síntese de DNA (fase S).
- O complexo ciclina A/CDK2 atua na terminação na fase S e no início de G2.
- O complexo ciclina B/CDK1 termina G2 e induz o início da mitose (reorganização dos cromossomos, do citoesqueleto etc.).
Qual a função das CDKi?
As CDK têm inibidores (CDKI) que pertencem a dois grupos: (1) proteínas p15, p16, p18 e p19, conhecidas como INK4; (2) proteínas p21, p27 e p57