choque Flashcards
Qual volume/kg deve ser infundido em situações de choque?
30ml/kg de Ringer com lactato
Após 3 horas da terapia de reposição volemica, qual a droga de escolha se a PAM
Noradrenalina
Defina choque
Desequilíbrio entre oferta de oxigênio e nutrientes e a demanda metabólica dos tecidos
Qual o valor normal do lactato no exame de sangue?
1,0 a 1,5 mmol/L
Os choques anafilatico, séptico (fase inicial) e neurogenico apresentam como característica uma pele quente. Qual o mecanismo principal que fará essa resposta no choque anafilático?
Vasodilatação sistêmica por liberação de histaminas. Isso causa uma pressão de pulso aumentada, inicialmnete a PAS se mantem preservada e com uma PAD diminuída.
Os choques anafilatico, séptico (fase inicial) e neurogenico apresentam como característica uma pele quente. Qual o mecanismo principal que fará essa resposta no choque neurogenico?
Ocorre uma vasodilatação sistêmica devido a perda da resposta simpática, sem liberação de catecolaminas. Isso causa uma pressão de pulso aumentada, onde a PAS pode estar preservada, mas há uma diminuição da PAD
Os choques anafilatico, séptico (fase inicial) e neurogenico apresentam como característica uma pele quente. Qual o mecanismo principal que fará essa resposta no choque séptico?
Ocorre uma vasodilatação por meio de mediadores inflamatórios (fase inicial) e aumento da permeabilidade capilar. Ocorre uma pressão de pulso aumentada, onde há principalmente uma queda da PAD.
Os choques hipovolemico, obstrutivo e cardiogenico apresentam como característica uma pele fria e sudoretica. Qual o mecanismo principal que fará essa resposta no choque hipobolemico?
Ocorre vasoconstricao periferica para manter perfusão de órgãos vitais devido a queda de volume circulante. Isso causa uma pressão de pulso diminuída, com uma diminuição da PAS, mas uma possível manutenção da PAD pela vasoconstricão.
Os choques hipovolêmico, obstrutivo e cardiogênico apresentam como característica uma pele fria e sudorética. Qual o mecanismo principal que fará essa resposta no choque cardiogênico?
Ocorre Vasoconstrição periférica para tentar compensar a falha na bomba cardíaca e manter a perfusão. Isso causa uma pressão de pulso diminuída, com uma diminuição da PAS, mas uma possível manutenção da PAD pela vasoconstricão.
Os choques hipovolêmico, obstrutivo e cardiogênico apresentam como característica uma pele fria e sudorética. Qual o mecanismo principal que fará essa resposta no choque obstrutivo?
Ocorre vasoconstrição periférica para compensar a redução do enchimento ventricular ou da ejeção cardíaca devido a uma obstrução física no fluxo sanguíneo. A pressão de pulso é variada, sendo diminuída em casos de tamponamento cardíaco e pneumotórax hipertensivo, e aumentada em casos de TEP porque a resistência vascular pulmonar elevada reduz a PAD.