Centro Cirurgico e Lavagem das Mãos Flashcards
Assepsia
Conjunto de medidas utilizadas para impedir a penetração de agentes infecciosos em locais que não os contém (ambiente asséptico). Esse conceito engloba o preparo adequado do ambiente cirúrgico, da equipe cirúrgica, do instrumental a ser utilizado e do campo operatório. É representada pelo uso de avental cirúrgico, luvas estéreis, delimitação do campo operatório pelos campos cirúrgicos estéreis e pelo uso de instrumentos cirúrgicos esterilizados
EPI vs Assepsia
Os EPIs visam à proteção do profissional exposto ao risco biológico durante os procedimentos cirúrgicos, enquanto que os equipamentos de finalidade asséptica promovem a proteção do paciente, evitando o contato de microrganismos com a ferida operatória. Entretanto, algumas vezes um mesmo equipamento pode ter os dois objetivos. A máscara cirúrgica, as luvas e o avental cirúrgico, por exemplo, funcionam como EPI, mas também possuem finalidade asséptica. Por outro lado, os óculos são apenas um EPI e os campos cirúrgicos têm apenas finalidade asséptica.
Antissepsia
Antissepsia é um conjunto de medidas utilizadas para inibir a colonização por microrganismos patogênicos, por um determinado período de tempo, podendo ou não destruí-los. Para isso, utilizam-se antissépticos / germicidas, por exemplo, álcool 70%, Clorexidina, Polivinilpirrolidona-iodo – PVPI. A escovação cirúrgica das mãos e o preparo da área a ser operada (pintura do paciente) são técnicas de antissepsia.
Desinfecção
Processo pelo qual se destrói particularmente os germes patogênicos, se inativa sua toxina, ou inibe seu desenvolvimento nas superfícies inanimadas, enquanto que a antissepsia é destinada para tecidos vivos. Nem sempre os esporos são destruídos.
Esterilização
Processo de destruição de todas as formas de vida (bactérias, fungos, vírus, inclusive esporos) de um objeto, mediante a aplicação de agentes físicos (autoclave: calor úmido + pressão; radiação: raios alfa e gama) e/ou químicos (desinfetantes). Este conceito é absoluto, portanto o material é estéril ou não, não cabendo a aplicação de meio termo.
Zona de Proteção
as vestes até então utilizadas serão trocadas pelas vestes habituais do centro cirúrgico. Neste ambiente o profissional terá acesso aos materiais necessários para a circulação na zona seguinte, a zona limpa, a qual requer paramentação especial
Zona Limpa
requer que o profissional esteja paramentado com pijama cirúrgico (composto pela camisa e calça), propés e touca ou gorro
Zona Estéril
requer, além dos itens anteriores, a utilização da máscara cirúrgica, caso o LAP de campos e/ou materiais cirúrgicos já se encontre aberto, tanto antes do início da cirurgia quanto durante seu curso.
Desinquinação
É uma lavagem básica e rápida das mãos feita com sabão comum, sem critérios de ordem, realizada antes da lavagem cirúrgica das mãos.
Explique passo a passo como é feita a Higienização Simples das Mãos
- Abrir a torneira e molhar as mãos, evitando encostar-se à pia.
- Aplicar na palma das mãos quantidade suficiente de sabão líquido para cobrir toda a superfície das mãos.
- Ensaboar as palmas das mãos, friccionando-as entre si.
- Esfregar uma palma da mão contra o dorso da mão oposta, entrelaçando os dedos. Repetir o procedimento com a mão oposta.
- Entrelaçar os dedos para friccionar os espaços interdigitais.
- Esfregar o dorso dos dedos com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimentos de vai e vem (gangorra). Repetir com a outra mão. Nesse passo, é preciso atentar para esfregar todo o dorso dos dedos e não apenas a falanges distais.
- Esfregar um polegar com o auxílio da palma da mão oposta, fazendo movimento circular. Repetir no outro polegar.
- Friccionar as polpas digitais e unhas de uma mão contra a palma da mão oposta, fechada em concha, fazendo movimentos circulares. Repetir com a outra mão.
- Esfregar o punho com o auxílio da palma da mão oposta, em movimento circular, repetindo com o outro punho.
- Enxaguar as mãos, retirando completamente os resíduos de sabão. Evitar contato direto das mãos ensaboadas com a torneira.
- Secar as mãos com papel descartável. Inicia-se pelas mãos e segue pelos punhos. Desprezar o papel toalha.
Explique passo a passo como é feita a Higienização Cirúrgica das Mãos
- Realizar a desinquinação
- Molhar a esponja e ensaboar as mãos e antebraços, com a parte esponjosa da escova, fazendo muita espuma para não secar durante a escovação.
- Com as cerdas da escova, escovar na seguinte ordem, revezando os lados: unhas, palmas, dorso das mãos, interdigitais (lembrar-se das regiões laterais do 1º e 5º quirodáctilos), e, por fim, antebraços.
- Enxaguar mãos e antebraços, sem tocar a torneira, pia ou parede, removendo completamente a espuma.
- Dirigir-se à sala de cirurgia com as mãos elevadas (acima dos cotovelos e abaixo da altura dos ombros).
Preceitos básicos da lavagem cirúrgica das mãos:
- Remover anéis, relógios, pulseiras e outros acessórios, antes da desinquinação. A remoção de unhas postiças e o comprimento das unhas cortadas, assim como a remoção de relógios e anéis de dedos antes da lavagem cirúrgica é uma prática de bom senso; a falha em fazê-lo pode resultar no aumento da contagem bacteriana. As jóias usadas na cabeça e no pescoço devem ser removidas ou cobertas.
- Alternar a mão a cada passo da lavagem. Por exemplo: unhas da mão direita, unhas da mão esquerda, palmas da mão direita, palmas da mão esquerda, etc.
- Não é necessário escovar em apenas um sentido.
- O enxague deve ser feito em apenas um sentido (iniciando-se pela mão e seguindo em direção ao cotovelo).
- As mãos devem ser mantidas elevadas (acima dos cotovelos e abaixo da altura dos ombros).
Secagem das Mãos com Compressa
- Com a compressa aberta, enxugar uma mão com um lado da compressa e a outra mão com o outro lado da compressa, de maneira a remover todo o excesso de água.
- Deslizar a compressa de uma mão para o antebraço em movimento rotatório.
- Dobrar a compressa, utilizando apenas uma mão, deixando a porção que foi utilizada no primeiro antebraço para dentro.
- Trocar de mão e deslizar a compressa pelo outro antebraço em movimento rotatório.
- Desprezar as compressas com as mãos erguidas.