Capítulo 78 - Insulina, Glucagon e Diabetes Flashcards
O pâncreas é formado por dois tipos principais de tecidos, quais são eles?
os ácinos, que secretam o suco digestivo no duodeno e as ilhotas de Langherans, que secretam insulina e glucagon diretamente no sangue
As ilhotas contêm 3 tipos celulares principais, Quais são?
Células beta, alfa e delta
Qual homônio a célula beta produz?
Insulina e Amilina
Qual hormônio a célula alfa produz?
Glucagon
Qual hormônio a célula delta produz?
Somatostatina
Como se caracteriza o receptor da insulina?
É uma combinação de 4 subunidades. Duas alfa que se situam inteiramente do lado externo e Duas beta que penetram através da membrana e se projeta no citoplasma.
Quais são as principais funções da insulina?
Tem função principal na regulação e no armazenamento de glicose e ácidos graxos; muitas células dependem da ação da insulina para obter energia por meio da glicose. Caso os níveis energéticos do corpo estejam satisfatórios, a insulina armazena a glicose na forma de glicogênio, e a reserva para quando necessário.
Como funciona o aumento da síntese do glicogênio pela insulina?
a insulina força o armazenamento da glicose nas células do fígado (e dos músculos) na forma do glicogênio, impedindo a gliconeogênese; os níveis baixos de insulina faz com que as células do fígado convertam o glicogênio em glicose e excrete para o sangue.
Como funciona o aumento da síntese do ácido graxo pela insulina?
a insulina força as células gordurosas a recolher os lipides do sangue que são convertidos nos triglicerides; a falta da insulina causa efeito ao contrário.
Como funciona o aumento da esterificação dos ácidos graxos pela insulina?
a insulina força o tecido adiposo a sintetizar gorduras (isto é, triglicérides) a partir dos esteres do ácido graxo; a falta da insulina causa o efeito inverso.
Quais outras ações que ocorrem devido à estimulação da insulina?
Diminuição da proteinólise, lipólise e gliconeogênese, além do aumento da “captura” de aminoácido, aumento da “captura” do potássio, ação no tônus do músculo das artérias
Por quê insulina apresenta pouco efeito sobre a captação ou a utilização da glicose pelo cérebro?
A maioria das células neurais é permeável à glicose e pode utilizá-la sem a intermediação da insulina. Os neurônios utilizam, normalmente, apenas glicose como fonte de energia. Por isso, é essencial que o nível de glicose sanguínea se mantenha sempre acima do nível crítico.
De que forma a insulina atua no metabolismo das gorduras?
A insulina aumenta a utilização da glicose pela maioria dos tecidos do corpo, o que reduz a utilização da gordura, funcionando como poupador de gorduras. Além disso, quando concentração de glicogênio no fígado atinge 5% a 6%, a síntese de glicogênio fica inibida. Toda glicose adicional que penetra as células hepáticas é utilizada para sintetizar ácidos graxos, que serão transformados em triglicerídeos e liberados no o sangue. Então, a insulina ativa a lipoproteína lipase, os triglicerídeos são quebrados e formam ácidos graxos, para que possam ser absorvidos pelas células adiposas, onde voltam a ser convertidos em triglicerídeos e armazenados.
Como a deficiência de insulina influencia no metabolismo das gorduras?
A deficiência de insulina causa lipólise das gorduras armazenadas e liberação de ácidos graxos livres, aumenta os níveis de colesterol e de fosfolipídeos plasmáticos e causa cetose e acidose pela utilização excessiva das gorduras durante a falta de insulina.
Como se dá o mecanismo de secreção de insulina?
A glicose extra celular é internalizada para as células beta pancreáticas através de receptores GLUT-2. Essa glicose é fosforilada pela glicocinase ou hexocinase, sofrendo o processo de oxidação, gerando ATP. O aumento dos níveis de ATP inibem os canais de K+ voltagem-dependentes, promovendo a despolarização da membrana celular. Essa despolarização permite a abertura de canais de cálcio voltagem dependentes, aumentando o influxo de cálcio e como consequência a exocitose de insulina através de vesículas.
Que fatores promovem a secreção de insulina?
Principalmente os níveis de glicose sanguínea aumentados, além do efeitos de feedback entre a concentração de glicose sangúinea e a secreção de insulina. Além disso, a administração de aminoácidos quando a concentração de glicose plasmática está elevada potencializa o estimulo da glicose sobre a secreção de insulina. Alem disso, Hormônios gastrintestinais também causam aumento da secreção, assim como estímulos aos nervos simpáticos inibem e aos parassimpáticos estimulam a secreção de insulina.
De que forma os hormônios gastrintestinais agem na secreção de insulina?
Hormônios gastrointestinais (gastrina, secretina, colecistocinina e o peptídeo insulinotrópico dependente de glicose)são liberados no trato gastrointestinal depois que a pessoa ingere uma refeição.
São capazes de causar aumento “antecipatório” da
insulina plasmática, em preparação para a glicose e os aminoácidos que serão absorvidos.
Por quê o glucagon é considerado um hormônio hiperglicêmico?
O glucagon é hormônio secretado pelas células alfa das ilhotas de Langherans quando a concentração da glicose sanguínea cai, promovendo a glicogenólise e o aumento da concentração de glicose sanguínea, por isso é considerado um hormônio de ação hiperglicêmica.