Capítulo 2 - Receptores de fármacos e farmacodinâmica Flashcards
O número de receptores pode limitar o efeito máximo que um fármaco produz?
Sim
É correto afirmar que nem todos os receptores precisam estar ocupados para que uma determinada resposta farmacológica tenha sua resposta máxima?
Sim.
Qual o nome dos receptores que não estão ligados nos casos de uma substância estar gerando uma resposta máxima?
Receptores de reserva.
De que forma os antagonistas podem ser divididos?
Em competitivos com o agonista e não competitivos.
Na presença de uma antagonista _______________, concentrações mais altas são necessárias para produzir um determinado efeito.
competitivo
Antagonistas ___________________ agem de forma diferente porque, uma vez que se ligam ao receptor, eles bloqueiam a ação dos agonistas, independentemente de quanta quantidade de agonista esteja presente. Isso ocorre porque eles se ligam de maneira irreversível (ou quase irreversível).
não competitivos
Exemplo de um antagonista não competitivo utilizado na clínica?
Fenoxibenzamina
Exemplo de um antagonista competitivo utilizado na clínica?
Propranolol
Exemplo de modulador alostérico positivo.
benzodiazepínicos
Os agonistas podem ser divididos em duas classes com base na resposta máxima que produzem quando todos os receptores estão ocupados: _______________ e ______________
agonistas totais e agonistas parciais
Exemplo de um medicamento que realiza antagonismo químico. Como ele age?
Protamina.
A protamina, que tem carga positiva, pode neutralizar a heparina, que tem carga negativa. Eles se ligam entre si, tornando a heparina indisponível para interferir na coagulação do sangue.
Exemplo de um caso que ocorre um antagonismo fisiológico.
Os glicocorticoides aumentam os níveis de glicose no sangue, enquanto a insulina reduz esses níveis. Apesar de atuarem em receptores diferentes, a insulina pode ser usada para neutralizar os efeitos hiperglicemiantes dos glicocorticoides.
O receptor do glicocorticoide está ligado a uma proteína chamada _______, que impede o receptor de funcionar. Quando o hormônio se liga ao receptor, a _________ é liberada, permitindo que o receptor mude sua forma e ative a transcrição de genes. O receptor ativado então se liga ao DNA, desencadeando a produção de proteínas específicas, que controlam várias funções celulares.
hsp90
O que é a proteína hsp90?
É uma proteína de choque térmico que se liga ao receptor na ausência de hormônio glicocorticoide e impede o dobramento para a conformação ativa do receptor. A ligação de um ligante do hormônio (esteroide) causa dissociação do estabilizador hsp90 e permite a conversão para a configuração ativa.
Os glicocorticoides agem rápido?
Não, agem em dentro de 30 minutos, porque precisam estimular a produção de novas proteínas.
Como é a constituição dos receptores de tirosina quinase?
Esses receptores têm dois componentes principais: uma parte externa que se liga ao hormônio ou fator de crescimento, e uma parte interna que atua como uma enzima.
Como ocorre a ativação dos receptores de tirosina quinase?
Quando um hormônio ou fator de crescimento se liga à parte externa do receptor, ele provoca uma mudança de forma, fazendo com que dois receptores se unam (dimerização). Isso ativa a enzima tirosina cinase, que adiciona grupos fosfato a proteínas específicas (fosforilação). Essas proteínas fosforiladas continuam o processo de sinalização dentro da célula, ativando várias vias bioquímicas. Em resumo, a ligação do hormônio ou fator ao receptor inicia uma cascata de sinais que regulam diferentes funções celulares.
Qual o ligante mais comum dos receptores de tirosina quinase?
Insulina
Exemplos de anticorpos monoclonais que inibem os receptores de tirosina quinase?
Erlotinibe, gefitinibe.
Exemplo de um receptor de tirosina quinase.
Receptor do fator de crescimento epidérmico (EGF).
Os receptores acoplados a proteína G (GPCRs) são uma grande família de receptores também conhecidos como receptores sete-transmembrana (7TM) ou receptores tipo ___________, devido ao fato de sua cadeia polipeptídica atravessar a membrana plasmática _______ vezes.
serpentina
sete
Exemplo de um mecanismo de como ocorre uma dessensibilização de receptores acoplados a proteína G?
Fosforilação do receptor.
A PLC atua separando um fosfolipídeo da membrana plasmática, o bifosfato de fosfatidilinositol-4,5 (PIP2), gerando dois segundos mensageiros: _____________ e ______________.
diacilglicerol (DAG)
trifosfato de inositol 1,4,5 (IP3 ou InsP3).
Qual segundo mensageiro se liga aos canais de cálcio presentes nas membranas de vesículas internas, promovendo a liberação de íons Ca2+: diacilglicerol (DAG) ou trifosfato de inositol 1,4,5 (IP3 ou InsP3).
trifosfato de inositol 1,4,5 (IP3 ou InsP3).
Quando o IP3 promove a liberação de íons de cálcio, o que acontece em seguida?
A ativação da proteína calmodulina que se liga no cálcio e regula várias enzimas, como as proteínas cinases dependentes de cálcio.
O trastuzumabe, por exemplo, é um anticorpo que bloqueia o receptor tirosina cinase _______, utilizado no tratamento de câncer de mama.
HER2
O imatinibe é uma molécula que inibe a tirosina cinase ____ e é usado para tratar leucemia mieloide crônica, causada por uma translocação cromossômica que resulta na proteína de fusão Bcr/Abl com atividade cinase desregulada.
ABL
___________ se refere à quantidade de um fármaco necessária para produzir 50% do seu efeito máximo.
Potência
Como é calculado o índice terapêutico?
É calculado como a razão entre TD50 (Dose Tóxica Mediana) e ED50 (Dose Letal Mediana)
O que é uma resposta idiossincrásica?
São respostas observadas com pouca frequência na maioria dos pacientes. Geralmente são causadas por diferenças genéticas no metabolismo do fármaco, ou por mecanismos imunológicos, inclusive reações alérgicas.
Exemplo de hormônios que podem aumentar o número de receptores β no coração, intensificando a resposta às catecolaminas e contribuindo para a taquicardia em tireotoxicose.
Hormônios tireoidianos.
Os fármacos são, portanto, seletivos em vez de específicos em suas ações. Certo ou errado?
Certo