Capítulo 12 Flashcards
O que é o pneumotórax?
Entrada de ar no espaço pleural
Quais as 3 classificações do pneumotórax?
Simples, aberto e hipertensivo.
Qual a avaliação e o tratamento do pneumotórax simples?
Na avaliação, esse pneumotórax aparece como dor torácica pleurítica (ao respirar), falta de ar (leve a grave), disfunções respiratórias e redução do MV no lado afetado.
Como tratamento, faz-se suplementação de O2, obtém acesso intravenoso para tratamento de choque (caso ocorra). Utiliza-se oximetria de pulso e capnografia de onda para acompanhar evolução. O transporte rápido é essencial.
Qual a avaliação e o tratamento do pneumotórax aberto?
Na avaliação, esse pneumotórax vai gerar desvonforto torácico, taquipneia, pulso elevados e filiformes, além de barulho de ar entrando por algum orifício no tórax (já que o pneumotórax aberto geralmente é ocasionado por perfuração do tórax, o buraco deixado pela lesão tem menor resistência a entrada de ar do que pelas cavidades nasais).
Como tratamento, faz-se curativo oclusivo, fixado em 3 partes, no orifício, além de fazer a administração de O2 suplementar.
Explique a fisiopatologia do pneumotórax hipertensivo.
No pneumotórax hipertensivo há entrada de ar dentro do espaço pleural, mas não há saída. Com isso, ocorre aumento contínuo da pressão dentro desse espaço. Isso acaba por reduzir a função respiratória, o retorno venoso e promove desvio do mediastino para o lado afetado (o que também ajuda nessas irregularidades supracitadas).
Qual é a avaliação e o tratamento do pneumotórax hipertensivo?
Na avaliação, inicialmente ocorre apreensão, desconforto torácico, dor no peito e dispneia. Já com a piora da pressão, ocorre aumento da agitação, taquipneia e insuficiência respiratória. Em casos mais grave, pode ocorrer cianose, apneia, taquicardia, redução da pressão arterial dos pulsos e hipotensão.
O tratamento é feito por descompressão, mas caso não seja possível fazer, realiza-se administração de O2 suplementar [] > 85% e suporte ventilatório de dispositivo de pressão positiva (esse no caso de hipóxia)
Quando eu devo fazer toracostomia em pacientes com pneumotórax hipertensivo?
Quando houver piora da insuficiência respiratória e/ou da ventilação (mesmo com utilização de ambu), quando houver redução/abolição do MV no local ou quando ocorrer choque descompensado.
O que é o choque descompensado?
PAS menor que 90 mmHg e redução da pressão arterial de pulso.
Explique a fisiopatologia do tamponamento cardíaco.
O tamponamento cardíaco trata-se de vazamento ds líquido (geralmente sangue) para o saco pericárdico. Como o saco pericárdico é formado por tecido fibroso, tem baixa elasticidade e, por isso, o aumento de pressão é intensa. Com isso, ocorre redução do retorno venoso e redução da grau de relaxamento do coração.
Qual é a avaliação e o tratamento do tamponamento cardíaco ?
Na avaliação, há a tríade de Beck (redução da pressão arterial de pulso, redução da PA e distensão da veia jugular).
O tratamento inclui o transporte rápido para a unidade de atendimento, administração de O2, conaiderar intubação e uso de dispositivo ventilatório de pressão positiva e fazer acesso intravenoso para administração de fluidos.
Também pode ser feito a pericardiocentese, que é temporariamente eficaz.