Capítulo 1-Humanismo e Psicologia Flashcards
cuja matriz de pensamento substancia um compromisso com o desenvolvimento de uma abordagem interdisciplinar aos _____ e ao desenvolvimento humano, aplicada a indivíduos, grupos e comunidades. Isso, em essência, define o próprio surgimento da Psicologia Humanista em sua retomada dos valores renascentistas, com ênfase na recuperação da importância do homem em seu tempo e
contexto, valorizado em sua totalidade.
problemas
Sim, quero a palavra última que também é tão primeira que já se confunde com a parte Intangível do real. Ainda tenho medo de me afastar da lógica, porque caio no instintivo e no direto, e no futuro: a invenção do hoje é o meu único meio de instaurar o futuro. Clarice Lispector em sua Agua Viva parece traduzir de maneira simples e ainda assim magnífica a importância de um livro como este, em que da palavra emerge a confirmação do vivido em sua concretude atual e do ___como devir humano.
transcendente
De um ponto de vista estritamente pessoal, julgo imprescindível também reverenciar o homem Mauro Amatuzzi, meu colega e parceiro num processo em que a cronologia do tempo é de menor importância
face à grandeza do inusitado, das vivências diversas, das contradições feitas de encontros e desencontros, da magia em momentos de _____ académica.
descoberta
Em meio ao turbilhão das pesquisas, dos
relatórios, das reuniões administrativas, ______ o aconchego de abraços essenciais, de olhares certeiros, a nos acalentar a certeza de que ainda nos importamos com o outro, este amigo que pode ainda ser
cúmplice nas horas, tantas vezes vazias e despidas de significados, em que o humano parece escapar de dentro de nossos papéis e desempenhos.
sobrevive
Humanismo e Psicologia
o texto a seguir corresponde originalmente a uma palestra pronunciada na IV Jornada de Psicologia Humanista, promovida pelo Centro de Psicologia da Pessoa e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em agosto de 1988, e depois publicada em Arquivos Brasileiros de Psicologia, 41, (4), pp. 88-95, set./nov. de 1989, com o título O ____ da Psicologia Humanista, posicionamentos filosóficos implícitos.
significado
Ainda gosto bastante dele. Parece-me que ele
aponta para a largueza do território de uma Psicologia
realmente ___.
Humana
Fiz pouquíssimas ____, somente
para adaptar o texto ao novo título.
modificações
Hoje creio que é melhor falarmos do Humanismo na Psicologia, do que da _____ Humanista
Psicologia
O essencial do que quero dizer a respeito desse assunto pode ser colocado em algumas poucas ___.
proposições
E a primeira é a seguinte: o ___ não é um “bicho que fala”, mas ele é a própria palavra, isto é, ele é palavra.
homem
Reencontro aqui uma ideia que é tanto de Heidegger
como de ___: não é a linguagem que se encontra
no homem, mas o homem que se encontra na linguagem.
Buber
A segunda proposição é que isso não é
“___” ou jogo de palavras, como talvez possa
parecer.
poesia
Trata-se de uma afirmação muito precisa, que nos coloca num outro âmbito de considerações, ou seja, que implica mudança ___ de ponto de vista.
radical
E a terceira é justamente que essa mudança radical de ponto de vista é o que mais ____ a contribuição do humanismo para a psicologia.
caracteriza
Não se trata, com efeito, nem de uma mudança de objeto, nem de uma mudança de método, e nem mesmo, quem sabe, de uma mudança ___.
teórica
Trata-se na realidade de uma mudança na relação com o __.
objeto
Essa mudança é capaz de assumir em determinados momentos o mesmo ___, só que num contexto onde o sentido global é outro, o que faz com que a
visão resultante (a teoria, nesse sentido) seja outra, mais abrangente, capaz de conter as visões anteriores, só que como parciais, e reconhecidas como parciais.
método
Nessa nova visão a teoria, aliás, se toma ela
mesma relativa: não se trata mais de teorizar, como um ___.
fim
A teoria passa a ser ela também um ___ de algo mais amplo, que é o que afinal importa.
momento
E esse algo mais amplo é antes um compromisso que
uma ___.
teoria
Uma das coisas que subjaz a essas proposições é que a consideração do sentido é ____.
fundamental
Para compreender o ser humano, tenho que lidar com questões de ___.
sentido
A consideração do ser humano em termos de causa e efeito, antecedente e consequente, parte e todo, por mais cabível, correta ou ____ que possa ser,não dá conta do que seja o ser humano como totalidade em
movimento.
verdadeira
Em outras palavras: posso explicar certas ocorrências
humanas ou comportamentos a partir de “causas” ___ ou externas (motivações inconscientes ou configurações de estímulo, por exemplo), posso analisar relações de antecedente-consequente (como por exemplo o efeito de uma recompensa), ou posso explicar certas coisas em função das relações parte-todo (como por exemplo quando digo que o modo de ser de uma pessoa é a repercussão individual de problemas ou situações coletivas bem caracterizáveis).
internas