01.01 - Movimento Humanista. Flashcards
Ementa: Contextualização histórica das psicologias humanistas. Fundamentação e conceituação da teoria da Abordagem Centrada na Pessoa e da Gestalt-terapia. Noção de homem na Abordagem Centrada na Pessoa e na Gestalt-terapia. Convergências e divergências com abordagem existencial (Psicodrama) e as abordagens fenomenológico-existenciais. Programa: Unidade I - História do humanismo na Psicologia. Contextualizar historicamente as psicologias humanistas.
Capítulo 20
A psicologia humanista Rogerio Christiano Buys
Não é possível”, vão gritar-vos: isto significa que dois e dois são ___! A natureza não vos pede licença, ela não tem nada a ver com os vossos desejos nem com o fato de que as suas leis vos agradem ou não. Deveis aceitá-la tal como ela é, conseqüentemente, também, todos os seus resultados. Um muro é realmente um muro… etc. Meu Deus, que tenho eu com as leis da natureza e com a aritmética, se, por algum motivo, não me agradem essas leis e o dois e dois são quatro? Está claro que não romperei este muro com a testa, se realmente não tiver forças para fazê-lo, mas não me conformarei com ele unicamente pelo fato de ter pela frente um muro de pedra e de terem sido insuficientes as minhas forças.
Fiódor Dostoievski, Memórias do subsolo
quatro
O termo “humanismo” surgiu no _____ entre o final do século XIV e o início do século XV, e denominava tanto um aspecto literário, os escritores clássicos, quanto um viés filosófico, preocupando-se com o valor do homem e a tentativa de compreendê-lo em seu mundo.
Renascimento
Nesse segundo aspecto se destacaram ___ (1467-1536) e Pico Della Mirandolla (1463-1495), de acordo com Ferrater Mora (1982).
Erasmo
Apesar do caráter recente do termo, podemos encontrar uma história mais longa para o humanismo, associando-o a todo movimento que procure ___ o homem a partir do que mais o caracteriza.
pensar
Sartre, por exemplo, define o “humanismo” com o qualquer doutrina que pense o homem tomando como critério aquilo que o diferencia de qualquer outro ser, ou ainda, que entenda o homem na sua _____ própria.
existência
Neste aspecto, o movimento humanista teria começado na Grécia do século V a.C., com os ____, principalmente, com o primeiro deles, Protágoras de Abdera, que apresentava um pensamento que ainda hoje ressoa entre nós e que se faz necessário ressaltar: “O homem é a medida de todas as coisas; das coisas que são enquanto são, e das coisas que não são enquanto não são”.
SOFISTAS
Os SOFISTAS surgiram com a ___, a cidade grega , no século V a.C., com a necessidade de educar o jovem grego para a democracia então nascente.
pólis
O humanismo ____ situa e valoriza o ser humano em seu (humano) mundo. “As coisas” das quais o homem é a medida são apenas as coisas humanas e não o universo, como afirmou Platão (Dherbey, 1986).
protagoriano
A importância dos sofistas e do movimento por eles iniciado pode ser avaliada pelo lugar que a crítica a eles teve no pensamento e nos trabalhos de Sócrates, ___ e Aristóteles.
Platão
Platão, em vários dos seus Diálogos, critica os sofistas por ensinarem um ____ conhecimento: o conhecimento apenas do que muda (a sociedade, a cidade).
falso
O conhecimento verdadeiro seria eterno e ___.
imutável
Para Aristóteles, os sofistas não falavam da realidade, de maneira que o que diziam não poderia ser demonstrado, portanto estavam ___ de qualquer conhecimento verdadeiro.
distantes
Entretanto, a revisão do trabalho dos sofistas levou um autor da importância de ___ Jaeger (1986: 237) a afirmar: “Do ponto de vista histórico a sofística é um fenômeno tão importante quanto Sócrates ou Platão. Além disso, não é possível concebê-los sem ela”.
Werner
Mais adiante, no mesmo texto, Jaeger (1986: 243) sustenta que a “posição central que Protágoras atribui à educação do homem caracteriza o propósito _______ da sua educação como “humanismo” no sentido mais explícito. Esta consiste na ordenação da educação humana por sobre todo o reino da técnica, no sentido moderno da palavra, isto é, da civilização”.
espiritual
Durante toda a Idade Média, manifesta-se um humanismo de natureza cristã, para o qual o valor do homem é dado na semelhança com Deus. No Renascimento, “o ____ ARISTOTÉLICO” até então prevalecente foi profunda e definitivamente abalado.
REALISMO
O conhecimento não era imposto ao homem pelo cosmo, o conhecimento era ___, criação do homem .
humano
O humanismo do Renascimento e outras circunstâncias possibilitaram as grandes transformações do pensamento que o homem tinha a respeito do universo e de sua posição nele; como exemplo, podem ser citados os trabalhos de ____ Copérnico (1473-1543) e Galileu Galilei (1564-1642).
Nicolau
Descartes (1596-1650), JEAN-JACQUES ROUSSEAU (1712-1778) e Imannuel Kant (1724-1804), nos séculos XVII e XVIII, cada um a seu modo, deram contribuição fundamental à ____ da especificidade do homem, sem deixar de incluir uma discussão sobre o seu valor.
compreensão
Descartes havia pensado o conhecimento como ___; o conhecimento não era dado ao homem por um universo predeterminado, analista; o homem conhecia, vale dizer, submetia o universo ao seu conhecimento.
ativo
O homem teria o poder de conhecer tudo, inclusive sua própria ________.
consciência
No século XVIII, vemos a colocação desse aspecto ativo e ____ no campo ético, tendo em Rousseau um de seus principais personagens.
autônomo
Para _, ele estaria para a moral como Newton estaria para a física.
Kant
Na esteira do pensamento de ____, Kant
demonstra que o homem é um ser autônomo, apesar da limitação fundamental do seu conhecimento, que chamou de “finitude radical”, pois não conhecemos a realidade em si, mas apenas a representação que dela fazemos, o fenômeno.
Rousseau
____, por sua vez, significa que o homem é capaz de criar suas próprias leis.
AUTONOMIA
O homem não seria determinado nem pela natureza nem pela história. É neste sentido que Ferry e Renaut (1992) definem o humanismo contemporâneo como a
“concepção (e a valorização) da humanidade em sua capacidade de autonomia – eu quero dizer que o que constitui a modernidade é a maneira como o homem vai se pensar como fonte de suas representações e de seus atos, como seu fundamento (___) ou ainda como seu autor”.
sujeito
Esta concepção determinou uma série de movimentos nos séculos XIX e XX, dentre os quais o mais importante foi o Declaração dos Direitos ___-, que veremos a seguir.
Humanos
A psicologia humanista surgiu no bojo de um movimento mundial mais amplo que consistiu, poder-se-ia dizer, na ____ do ser humano – de cada ser humano, não somente de alguns.
valorização
O ápice desse movimento foi a Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em ___ e que representou a aceitação universal do HUMANISMO JURÍDICO e a conseqüente recusa do DIREITO NATURAL como fundamento das leis que regeriam as relações entre os homens em todo o mundo .
1948
Duas conseqüências muito importantes daí decorrem: primeira, direitos iguais para todos pressupõe igualdade entre todos (a _______,
inversamente, permite e autoriza a diferenciação de direitos).
desigualdade