CABEÇA E PESCOÇO Flashcards
Qual o nome do tumor benigno composto por tecido epitelial e mesenquimal circundado por uma pseudocápsula incompleta?
Adenoma pleomórfico
Qual o tumor mais comum das glândulas salivares? E as glândulas salivares são o local mais comum de que tipo de tumor? Qual o tumor mais comumente vistos na glândula parótida, 8% são vistos na glândula submandibular e são o tumor benigno mais comum dessa glândula? Qual a predileção quanto ao sexo do tumor citado acima e o seu fator de risco?
Os adenomas pleomórficos são o tumor mais comum das glândulas salivares (até 80%), e as glândulas salivares são o local mais comum dos adenomas pleomórficos. Embora sejam mais comumente vistos na glândula parótida, 8% são vistos na glândula submandibular e são o tumor benigno mais comum dessa glândula. Há uma predileção 2 para 1 de mulher para homem, e a radiação prévia no pescoço é um fator de risco.
Qual a apresentação clínica dos pacientes com Adenoma Pleomórfico?
Os pacientes geralmente apresentam uma massa crescente e indolor.
Qual os recursos de imagem devemos solicitar para o adenoma pleomórfico e suas características?
US: Massa hipoecóica lobulada que pode ter vascularização interna
MR: T2 brilhante, T1 escuro com margem lobulada e realce heterogêneo
Qual o Tratamento indicado para o adenoma pleomórfico?
A excisão cirúrgica é recomendada devido ao pequeno risco de transformação maligna (10% em 15 anos). A recorrência local é comum se for realizada enucleação simples. No cenário de recorrência, a radioterapia pode ser considerada.
Qual a Fisiopatologia do Tumor de Warthin?
Um tumor de Warthin ou cistoadenoma papilar linfomatoso é um adenoma benigno composto de múltiplos cistos revestidos por epitélio papilar / estroma contendo tecido linfóide.
Qual a Epidemiologia do Tumor de Warthin?
Os tumores de Warthin são o segundo tumor mais comum depois do adenoma pleomórfico, compreendendo até 10% dos tumores benignos de glândulas salivares. Existe uma predileção masculina (cerca de 2 para 1) com um pico de incidência nas idades de 40-60 anos. Até 60% dos tumores são bilaterais ou multifocais e ocorrem mais comumente na cauda da parótida.
Qual a Apresentação clínica do Tumor de Warthin?
Os pacientes comumente apresentam plenitude cervical / parotídea que é indolor / sensível.
Quais os Recursos de imagem e achados do Tumor de Warthin?
A ultrassonografia geralmente mostra tumores ovais lisos / bem definidos contendo vários cistos internos. A lesão pode ser hipervascular.
A RM demonstrará uma morfologia semelhante à observada na ultrassonografia. Pode ser mais fácil identificar a bilateralidade / multifocalidade. Dados os componentes císticos, as lesões serão brilhantes na imagem T2 / STIR e podem demonstrar difusão restrita. Eles podem demonstrar hiperintensidade no sinal T1 se houver hemoderivados / proteínas internas. As lesões não devem aumentar.
FDG / PET geralmente mostra captação leve.
Qual o Tratamento do Tumor de Warthin?
Devido ao seu crescimento lento e baixo risco de transformação maligna, essas lesões podem ser observadas. Se sintomáticas, as lesões podem ser aspiradas. O tratamento definitivo com ressecção completa demonstra bons resultados com uma taxa de recorrência inferior a 5%