BIOSSEGURANÇA E OGM Flashcards
Qual a classificação dos riscos ocupacionais?
Os riscos ocupacionais podem ser classificados em biológicos, físicos, mecânicos (ou de acidentes), químicos, ergonômicos e até psicossociais (Tabela 1). O primeiro tipo consiste no que mais acomete os profissionais da saúde e compreende o contato direto com agentes biológicos, como vírus, bactérias e afins. Nesse caso, a fonte é normalmente impossível de dissociar do objeto de trabalho, sendo, por exemplo, um paciente enfermo ou um material contaminado. Ademais, a contaminação do profissional ou até do paciente pode ocorrer por via digestiva, por via respiratória, pela mucosa ocular ou por via cutânea (acidentes com perfurocortantes).
A segurança e estabilidade com relação à faixa de temperatura, é característica de qual tipo de vacina?
As vacinas com agente inativado são mais seguras e estáveis em relação à temperatura em virtude de o patógeno estar morto. Por outro lado, é uma vacina considerada de baixa imunogenicidade, ou seja, possui imunidade passageira, sendo necessária a aplicação de várias doses para adquirir a resposta imunológica almejada, além de precisar de reforço tempos depois, como a vacina antirrábica. A Figura 1 traz uma ilustração representativa dos mecanismos de ação de vacinas baseadas em patógenos atenuados ou inativados no organismo.
Diferencie “Movimento Antivacina” x “Revolta da vacina”.
MOVIMENTO ANTIVACINA
Esse movimento que ficou tão em evidência no ano de 2020, devido à pandemia do Covid-19, pode ter surgido como uma grande novidade para muita gente e, com isso, as divergências entre opiniões a respeito da vacinação foram acentuadas. No entanto, esses movimentos já fazem parte da nossa sociedade há uns séculos, apenas estavam adormecidos. Para exemplificar, pode-se citar a Revolta da Vacina, que ocorreu em 1904, no estado do Rio de Janeiro, quando as pessoas, maioria de classe baixa, sem antes serem informadas sobre tal processo, foram obrigadas a se vacinarem contra as principais doenças que assolavam e estavam matando centenas de pessoas na época, dentre tais doenças: a varíola, a peste bubônica e a febre amarela. Com isso, o medo da vacinação se instalou e a violência foi disseminada na população como meio de proteção contra a tal “cura desconhecida”. Dessa forma, pode-se observar que o desconhecimento sobre tal aspecto corrobora na perpetuação de ideias e pensamentos falsos que se difundem por anos afins.
por qual cor é representado o risco químico?
Risco químico → Cor vermelha
- Natureza do risco: Os riscos são considerados de acordo com sua natureza e podem ser classificados em cinco diferentes tipos, cada um representado por uma cor específica:
- Risco físico → Cor verde
- Risco químico → Cor vermelha
- Risco biológico → Cor marrom
- Risco ergonômico → Cor amarela
- Risco de acidentes → Cor azul
O que são vacinas vetorizadas?
São vacinas da terceira geração que utilizam vetores vivos.
No Brasil, quem faz a primeira linha na fiscalização de bioagentes e sua entrada no país?
o Brasil é assistido pela Polícia Federal (PF) e o Exército para ser a linha de fiscalização principal para impedir a entrada desses bioagentes.
Qual tipo de vacina (viva, atenuada ou inativada) confere maior segurança e estabilidade?
As vacinas com agente INATIVADO são mais seguras e estáveis em relação à temperatura em virtude de o patógeno estar morto.
As vacinas com agente inativado são mais seguras e estáveis em relação à temperatura em virtude de o patógeno estar morto. Por outro lado, é uma vacina considerada de baixa imunogenicidade, ou seja, possui imunidade passageira, sendo necessária a aplicação de várias doses para adquirir a resposta imunológica almejada, além de precisar de reforço tempos depois, como a vacina antirrábica. A Figura 1 traz uma ilustração representativa dos mecanismos de ação de vacinas baseadas em patógenos atenuados ou inativados no organismo.
Diferencie biossegurança praticada de biossegurança legal.
A Biossegurança, resumidamente, corresponde a um conjunto de parâmetros que tem como intuito prevenir ou minimizar os riscos potenciais, visando à saúde do homem, dos animais, das plantas e à preservação do meio ambiente. Assim, é dividida em duas vertentes: a praticada e a legal. A primeira é responsável majoritariamente pelas instituições de saúde e que abrange os riscos por agentes ergonômicos, biológicos, químicos, físicos e psicossociais, presentes nesses ambientes, sendo de fundamental importância no campo da educação de profissionais desta área. Já a segunda, a legal, é encarregada das questões destinadas à manipulação de DNA e pesquisas com células-tronco embrionárias.
O que são os EPI’s e quais as suas classificações?
Os EPIs servem como barreiras físicas que previnem a dispersão de micróbios infecciosos de um paciente para outro, ou do profissional para o paciente e vice-versa. Incluem-se nessas medidas de prevenção a higienização das mãos, processos de desinfecção, esterilização de materiais hospitalares e a limpeza do ambiente hospitalar. Classifica-se os EPIs em zonas corporais a proteger: proteção da cabeça, proteção dos olhos e face, proteção auditiva, proteção respiratória, proteção do tronco, proteção dos membros superiores, proteção dos membros inferiores, proteção do corpo inteiro e proteção contra quedas com diferença de nível. Alguns exemplos de EPIs são: capacete, óculos, visor facial, máscara, gorro, jaleco, avental, luvas, calçados (Figura 1).
Vantagem das vacinas DNA.
Muitas são as vantagens da vacina de DNA, entre elas a simplicidade de produção, baixo custo, alta segurança, possibilita a fabricação em grandes escalas e são estáveis em temperatura ambiente (não necessita de refrigeração, o que facilita o transporte e alcance da imunização).
Qual a definição de perigo?
é a fonte de um risco.
Qual a diferença de bioterrorismo e guerra biológica?
O bioterrorismo diferencia-se da guerra biológica por seu caráter independente. Em ambos os casos, há a disseminação dos agentes biológicos na intenção de causar danos, mas na guerra biológica há o contexto de conflito explícito.
O bioterrorismo diferencia-se da guerra biológica por seu caráter independente. Em ambos os casos, há a disseminação dos agentes biológicos na intenção de causar danos, mas na guerra biológica há o contexto de conflito explícito. Já os casos de bioterrorismo podem ocorrer de forma inesperada e por grupos independentes, sem haver necessariamente uma circunstância envolvida e sem estar militarmente direcionado. Esta imprevisibilidade em momento e forma de ação confere um perigo ainda maior aos ataques bioterroristas, bem como uma dificuldade em identificar a ocorrência de um caso específico e a circulação do organismo ou substância, propiciando também um longo tempo de disseminação, capaz de afetar um número cada vez maior de pessoas e tornar-se de difícil controle, o que pode ter resultados catastróficos.
O que é a biossegurança?
Conjunto de ações que minimizam, previnem ou eliminam os riscos inerentes
às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços.
O que é a virulência de um agente?
capacidade patogênica do agente, medida pela sua capacidade de aderir, invadir, multiplicar e disseminar em determinados sítios do hospedeiro. Considera-se também os níveis de morbi-mortalidade que ele produz.
O que é a estabilidade de um agente biológico?
capacidade do agente de se manter infeccioso no meio ambiente, dadas as condições adversas.
Quantas classes de risco existem para a classificação dos agentes?
4 classes de risco.
O que é a classe de risco 1?
Agentes de baixo risco individual e baixo risco para a comunidade. Não causam doenças no homem ou animal desde que SADIOS. Lactobacillus.
O que é a classe de risco 2?
Agentes de moderado risco individual e baixo risco para a comunidade. Schistossoma mansoni.
O que é a classe de risco 3?
Agentes de alto risco individual e moderado risco para a comunidade. Vírus de transmissão em especial respiratória e de pessoa para pessoa. Bacillus anthracis e HIV.
O que é a classe de risco 4?
Agente de alto risco individual e para a comunidade. Agente biológico com grande poder de transmissibilidade. Sem medidas profiláticas ou terapêuticas conhecidas. Ebola.
Bacillus cereus, Corynebacterium spp e E. coli estão classificadas em qual classe de risco?
Classe de risco 2.
Leptospira spp., Listeria spp., Mycobacterium spp. e Micoplasma estão classificados em qual classe de risco?
Classe de risco 2.
Nocardia spp., Samonella spp estão classificadas em qual classe de risco?
Classe de risco 2.
Pasteurella, Pseudomonas e Rhodococcus equi estão em quais níveis de classificação de risco?
nível 2.
Na barreira de proteção, o que é a barreira primária?
boa técnica microbiológica e uso de EPI’s adequados. Vacinação também.
O que são as barreiras secundárias?
construção e instalações laboratoriais, que não coloquem em risco os colaboradores nem a população.
De qual material é feito os tubos para coleta de sangue?
vidro ou polietileno.
Qual a solução utilizada para esterilizar pipetas antes de seu descarte ou de nova utilização?
solução de hipoclorito a 2% por 24h.
Para desinfectar pipetas utilizadas em ressuspensão de conteúdo liofilizado, qual o período de molho na suspensão?
solução de hipoclorito a 2% por 18h-24h.
Quais as medidas do aro e da haste das alças de transferênciade material biológico?
aro entre 2-3mm, comprimento de haste de até 6cm.
Remessas contendo substâncias infecciosas para animais e seres humanos deve constar na sua identificação além da sigla UN, qual número?
2814.
Substâncias tóxicas e infecciosas são classificadas com qual numeração?
6.
Qual subdivisão da classificação 6 corresponde à substâncias infecciosas para seres humanos e animais?
subdivisão 6.2
Quais os cuidados ao se retirar uma amostra infecciosa para diagnóstico da sua embalagem terciária?
a amostra deve ser retirada da embalagem dentro de uma CSB.
Quanto tempo após a introdução dos braços do operador na CSB devem ser iniciados os trabalhos?
1 minuto após, para estabilizar o fluxo de ar.
Para quais microorganismos o formaldeído apresenta atividade?
bactérias gram +, gram - na sua forma vegetatia, bem como micobactérias, fungos, vírus lipofílicos, hidrofílicos e esporos bacterianos.
Para quais microorganismos o álcool NÃO possui atividade?
não possui atividade contra esporos bacterianos e vírus hidrofílicos.
Como funciona a esterilização por calor úmido ou autoclavação?
período de 15-30 minutos, por 121°C.
Com qual microorganismo é realizado o monitoramento da autoclave?
uma vez por semana, no mínimo com o Bacillus stearothermophylus.
Como funciona a esterilização por calor seco, chamada de Forno de Pasteur?
Estufa durante 1h sob temperatura de 170°C + ou - 5°C.
Com qual microorganismo se faz o monitoramento do Forno de Pasteur?
Com o Bacillus subtilis, semanalmente.
Quais são as classificações de resíduos nos serviços de saúde?
A - material biológico;
B - substância química;
C - resíduo nuclear;
D - doméstico;
E - perfurocortante/escarificante.