AVG - Farmaco - Prova 5 Flashcards

1
Q

“Os efeitos terapêuticos e tóxicos dos fármacos resultam de suas interações com moléculas do paciente. A maioria dos fármacos atua por associação a macromoléculas específicas, de modo a alterar suas atividades bioquímicas e biofísicas. Essa ideia, que tem mais de um século de idade, está incorporada no termo receptor: o componente de uma célula ou organismo que interage com um fármaco e inicia a cadeia de eventos que leva aos efeitos observados desse fármaco. Os receptores têm se tornado o foco central da investigação de efeitos de fármacos e seus mecanismos de ação (farmacodinâmica).

Sobre a interação droga-receptor e suas respostas farmacológicas, julgue os itens a seguir.

I. Uma droga agonista total tem afinidade e atividade intrínseca.
II. Uma droga agonista parcial tem afinidade, mas não tem atividade intrínseca.
III. Uma droga antagonista tem afinidade, mas não tem atividade intrínseca.
IV. Um agonista inverso é a droga que não tem afinidade nem atividade intrínseca.

É correto o que se afirma em:

A I, II, III e IV
B III e IV, apenas
C II e IV, apenas
D I e III, apenas
E I e II, apenas”

A

“I e III, apenas”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

“Deve-se pensar na asma como uma doença com repercussões em dois domínios temporais. No domínio presente, é uma doença importante pelo desconforto que causa tosse, despertar noturno e falta de ar, que interfere na capacidade de exercitar-se ou de realizar as tarefas cotidianas. Nos casos leves, a inalação ocasional de um broncodilatador pode ser todo o tratamento necessário. Nos casos mais graves, o tratamento com um controlador de longo prazo, como os corticosteroides inalatórios (CSI), faz-se necessário para aliviar os sintomas e restaurar a função. O segundo domínio temporal da asma diz respeito ao risco de eventos futuros, como crises ou perda progressiva da função pulmonar.

Sobre os agentes utilizados no tratamento da asma, julgue as afirmações a seguir.

I. Na asma crônica sintomática, os CSIs são os anti-inflamatórios mais eficientes. Presume-se que sua atividade esteja associada à inibição da produção de citocinas que ativam o sistema imunológico.
II. No tratamento medicamentoso da asma, a via inalatória é a prioritária, sendo necessário fazer o treinamento dos pacientes quanto à utilização dos dispositivos para a administração correta dos medicamentos.
III. Fármacos agonistas dos receptores adrenérgicos, geralmente administrados por inalação, consistem na base do tratamento da asma. Sua ação promove o relaxamento da musculatura lisa peribrônquica e a inibição da liberação de mediadores de broncoconstrição pelos mastócitos.

A II, apenas
B I, II e III
C I e III, apenas
D I e II, apenas
E III, apenas”

A

“I, II e III”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

“De acordo com o alvo biomacromolecular e efeito ao nível farmacodinâmico envolvido, muitos fármacos disponíveis na terapêutica são:

A Agonistas, que ao interagirem com uma enzima específica, bloqueiam a resposta fisiológica típica da enzima envolvida
B Inibidores enzimáticos irreversíveis, que se ligam a um sítio alostérico da enzima, provocando uma inibição temporária
C Inibidores enzimáticos alostéricos, que competem com o substrato enzimático pelo sítio catalítico, provocando uma inibição enzimática através de interações reversíveis
D Antagonistas, que apresentam afinidade por um biorreceptor sem, no entanto, apresentar atividade intrínseca, além de bloquear as respostas associadas ao agonista
E Inibidores enzimáticos competitivos, que competem com o substrato enzimático pelo sítio catalítico, provocando uma inibição enzimática definitiva através de ligações covalentes”

A

“Antagonistas, que apresentam afinidade por um biorreceptor sem, no entanto, apresentar atividade intrínseca, além de bloquear as respostas associadas ao agonista”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

“A Sra. J.S.M. faz uso de warfarina para tratamento de problemas trombolíticos. Após uma forte gripe, resolve ir à farmácia do seu bairro para adquirir um medicamento antitérmico e antipirético da classe dos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), com a finalidade de combater sintomas de febre e de dor no corpo. Ao passar pelo atendimento de Atenção Farmacêutica, a conduta correta do farmacêutico seria a de orientá-la a:

A Não fazer uso do ácido acetilsalicílico (AAS) e da warfarina nos mesmos horários, pois a segunda diminui a absorção do primeiro
B Suspender o uso de warfarina durante o tratamento com AINE, para evitar o aparecimento da síndrome de Stevens-Johnson
C Não fazer uso de nimesulida, pois esse medicamento pode diminuir a ação da warfarina
D Não fazer uso de ibuprofeno, pois existe a possibilidade de ocorrer hemorragia no trato gastrointestinal
E Continuar o uso da warfarina associada à cimetidina, para evitar a irritação gástrica causada pela ação do AINE”

A

“Não fazer uso de ibuprofeno, pois existe a possibilidade de ocorrer hemorragia no trato gastrointestinal”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

“As dislipidemias são distúrbios em que ocorre o aumento de lipídeos (gorduras) no sangue do indivíduo. Os lipídeos desenvolvem papéis importantes na manutenção da vida como fonte de energia e isolante térmico, porém, estas macromoléculas, em excesso, podem levar ao aumento de colesterol e triglicerídeos, causando estes distúrbios. Uma das classes de medicamentos para a regulação dos níveis de lipídeos no sangue é chamada de hipocolesterolemiantes, e um dos medicamentos mais utilizados para este fim é a sinvastatina, que é um fármaco do grupo das estatinas.

Sobre o mecanismo de ação da sinvastatina, assinale a alternativa correta.

A A sinvastatina atua inibindo as células parietais do estômago para consequente diminuição da absorção de lipídeos
B Este medicamento impede que a angiotensina I se converta em angiotensina II para ter ação hipocolesterolemiante
C A sinvastatina atua inibindo a hidroximetilglutaril coenzima A redutase, reduzindo os níveis de gordura
D Este medicamento atua inibindo as prostaglandinas, impedindo a reabsorção lipídica
E A sinvastatina se liga ao receptor AT1 e impede a absorção de lipídeos”

A

“A sinvastatina atua inibindo a hidroximetilglutaril coenzima A redutase, reduzindo os níveis de gordura”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

“Apesar do uso de substâncias para fins terapêuticos ser uma prática comum há milhares de anos, o início dos estudos da farmacologia pode ser considerado relativamente recente. Não existe uma data exata do surgimento da farmacologia, no entanto, podemos estimar que seja no início do século XIX, época que possui registro de estudos farmacológicos e se iniciou também a química orgânica sintética. Em relação à pele, existem registros de composições dermatológicas para o tratamento de alopecia, pediculose, piolhos, prurido e lepra propostas por Hipócrates e outros pensadores há muitos séculos.

De acordo com a afirmação acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Devido à complexidade e variedade de funções e propriedades da pele, vários são os alvos possíveis de ação de fármacos e cosméticos neste órgão.

PORQUE

II. A pele, além dos alvos celulares (genômicos ou não) de seus diferentes tipos de células, pode apresentar alvos imunológicos, neuronais, entre outros, indicando a possibilidade de diversos mecanismos de ação de substâncias ativas.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A As asserções I e II são proposições falsas
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I”

A

“As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

“A via de administração é a forma com que o medicamento tem contato com o organismo. Existem diversas formas farmacêuticas com que isso acontece. Elas são classificadas em sólidas (pós, comprimidos, cápsulas e drágeas), semissólidas (pomadas, géis, cremes e loções) e líquidas (colírios e soluções). Para cada forma farmacêutica existe uma ou mais vias de administração, que englobam as vias oral, sublingual, endovenosa, intradérmica, intramuscular, intraocular, intratecal, dentre outras.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a via de administração que possui efeito imediato.

A Via sublingual
B Via endovenosa
C Via intramuscular
D Via tópica
E Via oral”

A

Via endovenosa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

“No desenvolvimento de um novo medicamento, várias etapas estão envolvidas no processo, incluindo a determinação da biodisponibilidade, que indica a velocidade e a extensão em que uma substância é liberada e absorvida, tornando-se disponível na circulação sistêmica. A figura a seguir apresenta curvas de concentrações plasmáticas em função do tempo obtidas a partir de quatro preparações de digoxina (baixo índice terapêutico), de mesma composição, concentração de princípio ativo, forma farmacêutica e via de administração, porém, de fabricantes diferentes.

Considerando o exposto, avalie as afirmações a seguir.

I. As preparações C e D podem apresentar diferenças entre si no tamanho das partículas e na formulação farmacêutica.
II. A preparação A apresenta o maior valor do tempo para atingir a concentração máxima.
III. A área sob a curva de concentração sanguínea em função do tempo é diferente para as quatro preparações de digoxina.
IV. As preparações são consideradas bioequivalentes, pois apresentam a mesma composição, quantidade e forma farmacêutica.

É correto apenas o que se afirma em:

A I e III
B II e III
C II e IV
D III e IV
E I e II”

A

I e III

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

“O composto II é um inibidor de γ-secretase (tratamento para doença de Alzheimer), planejado a partir do composto I, que possui o mesmo efeito farmacológico. Uma determinada modificação molecular foi aplicada com o intuito de otimizar uma certa característica da molécula. A modificação empregada e o efeito esperado foram:

A Modificação: introdução de grupos volumosos. Efeito: aumento do metabolismo (diminuição da meia-vida)
B Modificação: bioisosterismo. Efeito: aumento do metabolismo (diminuição da meia-vida)
C Modificação: bioisosterismo. Efeito: transformou-se um agonista em antagonista
D Modificação: introdução de grupos volumosos. Efeito: diminuição do metabolismo (aumento da meia-vida)
E Modificação: bioisosterismo. Efeito: diminuição do metabolismo (aumento da meia-vida)”

A

Modificação: bioisosterismo. Efeito: diminuição do metabolismo (aumento da meia-vida)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

“O sistema nervoso autônomo possui como uma de suas principais funções o envio de sinapses. Ultraestruturalmente, as sinapses químicas são oposições especializadas entre dois ou mais neurônios, com alguma forma de organização assimétrica. Elas podem ser classificadas de modo variado, como, por exemplo, através do tipo de processo neuronal participante e pela direção da transmissão. Assim, as sinapses podem ser axodendríticas (as mais comuns), axossomáticas (também comuns), ou, menos frequentemente, axoaxônicas, dendroaxônicas, dendrodendríticas, somatodendríticas ou somatossomáticas. As sinapses axodendríticas e axossomáticas ocorrem em todas as regiões da parte central do sistema nervoso e nos gânglios autônomos. As sinapses axoaxônicas ocorrem entre os botões de dois terminais axônicos ou entre terminais e segmentos iniciais de outros axônios.

Sobre a farmacologia das sinapses, julgue os itens a seguir.

I. As sinapses podem ser formadas entre quase qualquer região superficial de dois neurônios. O tipo mais comum ocorre entre um axônio e um dendrito ou soma, com o axônio sendo expandido como um pequeno bulbo ou botão.
II. As sinapses nas espinhas sinápticas ocorrem de forma que os dendritos dos axônios ativam seus pedículos estreitos emitindo impulsos nervosos até o sistema nervoso central, que codificará a mensagem.
III. As sinapses axodendríticas ocorrem quando o bulbo pré-sináptico ocorre nas vesículas sinápticas agrupadas contra a fenda sináptica, frequentemente excitando os sacos membranáceos dos neurônios adjacentes.

É correto apenas o que se afirma em:

A II e III
B I
C I e II
D III
E I e III”

A

I

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

“Os fármacos que afetam a função cardíaca se dividem em substâncias que afetam diretamente as células do miocárdio (e.g., antiarrítmicos), fármacos que afetam indiretamente a função cardíaca (e.g., diuréticos e inibidores da enzima conversora de angiotensina) e fármacos antagonistas do cálcio, os quais podem ter ação direta nas células do miocárdio, ou indireta, por relaxamento das arteríolas. Os antiarrítmicos podem ser classificados com base nos seus efeitos sobre a eletrofisiologia do miocárdio, mecanismo pelo qual afetam a contratilidade cardíaca.

Considerando a farmacologia da contratilidade cardíaca, julgue as afirmações a seguir.

I. Os fármacos da classe 1, de forma geral, inibem a propagação do potencial de ação em células excitáveis, ao bloquear canais de sódio.
II. Os antiarrítmicos de classe 2 são antagonistas dos receptores beta-adrenérgicos, comumente utilizados em arritmias após infarto do miocárdio.
III. Os antiarrítmicos de classe 3 bloqueiam canais de potássio envolvidos na repolarização, prolongando o potencial de ação e o período refratário.
IV. Os fármacos da classe 4 bloqueiam canais de cálcio dependentes de voltagem, abreviando o platô do potencial de ação e reduzindo a força de contração.

É correto o que se afirma em:

A III e IV, apenas
B I, II e III, apenas
C IV, apenas
D I e II, apenas
E I, II, III e IV”

A

“I, II, III e IV”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

“A insuficiência cardíaca (aguda ou crônica) é caracterizada por um débito cardíaco inadequado para satisfazer as demandas metabólicas do organismo durante exercícios físicos, inicialmente, ou em repouso, terminalmente. Este quadro patológico está associado a afecções do próprio miocárdio, tendo como fator mais comum a cardiopatia isquêmica (associada à angina de peito e ao infarto agudo do miocárdio), ou a fatores circulatórios, como sobrecarga de volume (e.g., patologia valvar) ou à sobrecarga de pressão (e.g., hipertensão arterial).

Considerando a farmacologia da insuficiência cardíaca, julgue as afirmações a seguir.

I. O fármaco 1 representa os diuréticos, principalmente os de alça, que aumentam a natriurese, ou seja, a eliminação de sal e água, especialmente se houver edema pulmonar.
II. O fármaco 2 são os inibidores da ECA, que inibem o sistema renina-angiotensina-aldosterona, assim como o fazem os antagonistas dos receptores beta-adrenérgicos e os antagonistas da angiotensina II.
III. O fármaco 3 consiste em inotrópicos positivos, que aumentam a força de contração cardíaca, utilizados, por exemplo, em pacientes que continuam sintomáticos após tratamento com diurético e inibidor da ECA.
IV. O fármaco 4 representa os vasodilatadores, como, por exemplo, inibidores da vasopressina (ADH) ou substâncias que promovem o relaxamento da musculatura lisa vascular.

É correto o que se afirma em:

A IV, apenas
B I e II, apenas
C I, II, III e IV
D III e IV, apenas
E I, II e III, apenas”

A

“I, II e III, apenas”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

“A farmacologia, sob um enfoque aplicado, caracteriza-se pela seleção do fármaco adequado para prevenir, reverter ou atenuar um processo patológico. É necessário que o medicamento escolhido atinja, em concentrações adequadas, o órgão suscetível ao efeito benéfico desejado. Para isso, devem ser escolhidas doses, vias e intervalos de administração que garantam a chegada e a manutenção das concentrações terapêuticas no sítio-alvo.

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. Caso a concentração do fármaco no sítio-alvo seja insuficiente, serão percebidos efeitos potencialmente tóxicos.
II. A farmacocinética corresponde ao estudo do destino dos fármacos no organismo após sua administração, abrangendo os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção.
III. As vias de administração intravenosa, intramuscular, intradérmica e sublingual são exemplos de vias parenterais diretas.

É correto o que se afirma em:

A II, apenas
B I e III, apenas
C I, apenas
D I, II e III
E II e III, apenas”

A

“II, apenas”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

“A atividade dos fármacos que atuam no sistema adrenérgico depende da afinidade, da eficácia e da seletividade frente aos diferentes tipos de receptores adrenérgicos. Os fármacos que mimetizam a ação da epinefrina/norepinefrina são denominados simpaticomiméticos (fármacos adrenérgicos), podendo atuar como agonistas diretos nos adrenorreceptores ou como agonistas indiretos. Os fármacos que antagonizam as ações da epinefrina/norepinefrina são chamados de simpaticolíticos (fármacos antiadrenérgicos), os quais também podem atuar de forma tanto direta quanto indireta.

Considerando o texto apresentado, julgue os itens a seguir.

I. O isoproterenol possui aplicação clínica na asma, por ser um agonista adrenérgico de ação direta sobre receptores beta-2, promovendo broncodilatação.
II. Fármacos agonistas dos receptores alfa, como a fenilefrina, são aplicados topicamente para produzir midríase.
III. Agonistas beta-1 são contraindicados nos casos em que se deseja aumento do fluxo sanguíneo.
IV. Considerando o uso clínico atual, todos os beta-bloqueadores, como o propranolol, são antagonistas por inibição competitiva.

É correto apenas o que se afirma em:

A II e IV
B I, II e III
C III e IV
D I e III
E I, II e IV”

A

II e IV

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

“O captopril é um medicamento anti-hipertensivo, utilizado para redução da pressão sanguínea. A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma patologia crônica, na qual o indivíduo apresenta os valores pressóricos aumentados, ou seja, igual ou maior que 140×90 mmHg. Um indivíduo do sexo masculino, 55 anos, faz uso do captopril logo após o almoço para o tratamento da HAS. O paciente tem notado que sua pressão continua elevada, mesmo tomando o medicamento. Este problema pode estar relacionado à interação do medicamento com o alimento e a melhor conduta é ingerir o medicamento antes ou depois das refeições, respeitando um tempo considerável.

Considerando o mecanismo de interação do medicamento com o alimento, no caso exposto, ocorre:

A Prolongamento do efeito do captopril
B Retardo do efeito do captopril
C Aumento do efeito do captopril
D Intoxicação pelo captopril
E Diminuição do efeito do captopril”

A

Diminuição do efeito do captopril

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

“Um homem de 61 anos de idade, sedentário e com hipertensão arterial sistêmica (HAS) há 15 anos, foi encaminhado para a Unidade Básica de Saúde. Após o acolhimento na unidade, o paciente relatou que é ex-tabagista e faz uso de bebida alcoólica com certa frequência. Na última aferição realizada em domicílio, apresentou pressão arterial de 160×110 mmHg. No fim da entrevista, o fisioterapeuta convidou o paciente e os familiares para participarem da sala de espera sobre HAS.

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. As intervenções educacionais em saúde, para indivíduos com HAS, objetivam melhorar hábitos e condições de vida, além de prevenir danos sistêmicos que potencialmente conduziriam os hipertensos à perda da independência e da funcionalidade.
II. As reuniões em grupo para indivíduos com HAS criam oportunidades para que eles entendam a doença e a função das terapias medicamentosa e não medicamentosa, e também contribuem para o aumento da adesão ao tratamento e dos cuidados com a saúde.
III. As orientações fisioterapêuticas sobre a prática regular de exercícios aeróbicos com intensidade leve, entre 70% e 80% da frequência cardíaca máxima, visam a controlar os níveis pressóricos, prevenir a HAS e melhorar a qualidade de vida.

É correto o que se afirma em:

A II e III, apenas
B I e II, apenas
C I, II e III
D I, apenas
E III, apenas”

A

I e II, apenas

17
Q

“Em relação ao perfil de atividade biológica dos metabólitos dos fármacos, é correto afirmar que:

A Os metabólitos correspondem a compostos inativos, pois após sofrer transformações químicas, as estruturas formadas não são capazes de se ligar ao seu respectivo alvo biológico
B Os metabólitos são compostos com atividade farmacológica, que pode ser superior ou inferior àquela apresentada pelo fármaco não metabolizado
C Os metabólitos podem ser compostos farmacologicamente ativos, tóxicos ou farmacologicamente inativos, dependendo do fármaco e da reação metabólica sofrida
D Os metabólitos são produtos ativos da degradação dos fármacos, formados a partir de reações químicas entre o fármaco armazenado e substâncias do ambiente, como água e oxigênio
E Os metabólitos são substâncias tóxicas, e por isto devem ser rapidamente eliminados do organismo. A presença de metabólitos é responsável pela ocorrência dos efeitos adversos dos medicamentos;Os metabólitos podem ser compostos farmacologicamente ativos”

A

Os metabólitos podem ser compostos farmacologicamente ativos, tóxicos ou farmacologicamente inativos, dependendo do fármaco e da reação metabólica sofrida

18
Q

“O medicamento, quando administrado via oral, sofre a primeira etapa da farmacocinética, a liberação do fármaco, em que é separado o fármaco dos excipientes. O fármaco sofre absorção, ou seja, migra do local de administração para a corrente sanguínea, podendo sofrer biotransformação ou não antecipada à sua ação; é distribuído e excretado do organismo. O pH do meio é um fator crucial na absorção dos fármacos, uma vez que ele influencia a ionização deles. Se um fármaco apresentar caráter ácido, tenderá a ficar predominantemente na forma não ionizada em pH ácido, o que facilita sua absorção. Um fármaco de caráter básico tende a ficar predominantemente na forma ionizada em pH ácido, o que reduz sua absorção.

Diante disso, analise a situação apresentada a seguir.

Considerando-se o pH gástrico 3,0, o plasmático 7,4 e o da urina 8,0, foi realizado um experimento comparando a absorção dos fármacos aspirina e petidina administrados via oral. O resultado encontrado foi uma maior absorção da aspirina (ácido fraco com pKa 3,5) comparada à petidina (base fraca com pKa 8,6).

Esse resultado obtido se deve:

A À aspirina, que apresenta, como um ácido fraco, ionização em pH ácido, o que reduz sua absorção
B À aspirina, que apresenta, como um ácido fraco, não ionização em pH ácido, o que facilita sua absorção
C À petidina, que apresenta, como uma base fraca, ionização em pH ácido, o que reduz sua absorção
D À petidina, que apresenta, como uma base fraca, não ionização em pH ácido, o que reduz sua absorção
E A ambos os fármacos, pois apresentam redução na etapa de absorção;À aspirina”

A

À aspirina, que apresenta, como um ácido fraco, não ionização em pH ácido, o que facilita sua absorção

19
Q

“Uma paciente gestante de 36 anos de idade com quadro de hipertensão era tratada, pelo médico da Unidade de Saúde de seu bairro, com metildopa 250 mg 3 vezes/dia. Contudo, após duas semanas de tratamento, a paciente retornou à Unidade de Saúde apresentando dispneia e fadiga. Após realização de exames laboratoriais, foram observados os resultados apresentados na tabela a seguir.

I. Os resultados obtidos sugerem quadro clínico e laboratorial de Anemia Hemolítica Autoimune (AHAI) induzida por metildopa.
II. A paciente apresenta alteração laboratorial em pelo menos dois parâmetros que indicam a presença de hemólise.
III. A haptoglobina é uma proteína de fase aguda (alfa-2-glicoproteína) produzida no pâncreas que se liga reversivelmente à hemoglobina proveniente de hemólise.
IV. O Coombs direto pode ser realizado utilizando anti-soros comerciais monoespecíficos e/ou poliespecíficos.

É correto o que se afirma em:

A I, III e IV, apenas
B II, III e IV, apenas
C I, II, III e IV
D I, II e IV, apenas
E I e II, apenas”

A

I, II e IV

20
Q

“Em geral, os fármacos são moléculas que interagem com componentes moleculares específicos de um organismo, produzindo alterações bioquímicas e fisiológicas dentro desse organismo. Os receptores de fármacos são macromoléculas que, através de sua ligação a determinado fármaco, medeiam essas alterações bioquímicas e fisiológicas.

Com base nos conceitos básicos de farmacologia, avalie as afirmativas a seguir.

I. Os sítios de ligação dos receptores são altamente específicos, e pequenas alterações no fármaco podem surtir acentuado efeito sobre a afinidade da interação fármaco-receptor.
II. Pró-fármacos são moléculas que, após serem biotransformadas, geram compostos ativos que interagem com componentes moleculares específicos, produzindo alterações bioquímicas e fisiológicas.
III. A ligação fármaco-receptor resulta de múltiplas interações químicas entre as duas moléculas, algumas das quais são bastante fracas (como a ligação covalente), e outras são extremamente fortes (como as forças de van der Waals).
IV. Fármacos altamente lipofílicos, muitas vezes, podem atravessar o ambiente lipídico hidrofóbico da membrana plasmática sem canais ou transportadores especiais, sem gasto de energia, tendo, consequentemente, acesso a alvos intracelulares.

É correto o que se afirma apenas em:

A I, III e IV
B I e II
C II, III e IV
D II e III
E I, II e IV

A

I, II e IV