AVG - Farmaco - Prova 3 Flashcards

1
Q

1. O termo “farmacocinética” foi introduzido pela primeira vez pelo alemão F.H. Dost, em 1953. A palavra significa literalmente “cinética dos fármacos” e seus primeiros estudos derivaram da equação utilizada para descrever a cinética enzimática de Michaelis-Menten. O conhecimento do comportamento da droga no organismo auxilia na análise dos dados farmacológicos e toxicológicos e para decidir o regime de dosagem nos estudos clínicos de eficácia e toxicidade. A farmacocinética de uma droga inclui os processos de absorção, distribuição, biotransformação e eliminação, enquanto que a farmacodinâmica compreende a resposta fisiológica. Na prática, farmacocinética é o que o corpo faz com a droga, enquanto que farmacodinâmica é o que a droga faz para o corpo.

CAVALHEIRO, A. H.; COMARELLA, L. Farmacocinética: modelos e conceitos - uma revisão de literatura. Revista Saúde e Desenvolvimento, v. 10, n. 5, 2016.

A partir dessas informações, julgue os itens a seguir sobre a farmacocinética.

I. A absorção do fármaco se refere ao momento em que o fármaco entra na corrente sanguínea e pode ser influenciada pelo seu modo de administração. Os fármacos administrados por via intravenosa, tópica, oral ou intramuscular passam por essa fase.

II. A distribuição se refere ao momento em que o fármaco entra na corrente sanguínea e é levado ao seu local de ação. O transporte do fármaco geralmente é feito pelo sistema circulatório.

III. O metabolismo é o momento em que o fármaco é inativado. O local primário de metabolização dos medicamentos é o fígado; por esse motivo, pacientes com alterações hepáticas podem ter uma inativação mais lenta.

IV. A eliminação do fármaco é a fase em que o medicamento será eliminado do corpo. Essa eliminação pode ser feita por meio de várias formas, sendo a mais comum pelo sistema renal. O tempo de eliminação é influenciado pela meia-vida do fármaco.

É correto o que se afirma apenas em:

Alternativas

A) II, III e IV.

B) I e II.

C) I e III.

D) II e IV.

E) I, III e IV.

A

A) II, III e IV.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

2. A farmacologia, sob um enfoque aplicado, caracteriza-se pela seleção do fármaco adequado para prevenir, reverter ou atenuar um processo patológico. É necessário que o medicamento escolhido atinja, em concentrações adequadas, o órgão suscetível ao efeito benéfico desejado. Para isso, devem ser escolhidas doses, vias e intervalos de administração que garantam a chegada e a manutenção das concentrações terapêuticas no sítio-alvo.

FUCHS, F. D. Farmacologia Clínica e Terapêutica. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. Caso a concentração do fármaco no sítio-alvo seja insuficiente, serão percebidos efeitos potencialmente tóxicos.

II. A farmacocinética corresponde ao estudo do destino dos fármacos no organismo após sua administração, abrangendo os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção.

III. As vias de administração intravenosa, intramuscular, intradérmica e sublingual são exemplos de vias parenterais diretas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

A) II e III, apenas.

B) I, II e III.

C) I e III, apenas.

D) I, apenas.

E) II, apenas.

A

E) II, apenas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

3. O fígado é o principal órgão que realiza o metabolismo de fármacos por apresentar maior número de enzimas que participam das reações de fase I e II. Na fase I, os fármacos podem sofrer alterações em suas estruturas, gerando compostos ativos, inativos e/ou tóxicos. Já na fase II, são conjugados a moléculas polares para favorecer a excreção do organismo. No entanto, quando um indivíduo apresenta doenças hepáticas, como hepatite, cirrose, câncer, hemocromatose e esteatose hepática, estas podem comprometer significativamente o metabolismo dos fármacos. Essas enfermidades podem comprometer as enzimas hepáticas e induzir os fármacos a atingir valores significativamente mais altos do que o desejado, causando efeitos tóxicos.

Diante disso, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um fármaco que faz o mesmo efeito dessas doenças no metabolismo.

Alternativas

A) Warfarina, por ser um fármaco capaz de inibir a expressão genética das enzimas biotransformadoras.

B) Prednisona, por ser um fármaco que não altera a expressão das enzimas biotransformadoras.

C) Ritonavir, por ser um fármaco capaz de induzir a expressão genética das enzimas biotransformadoras.

D) Fenobarbital, por ser um fármaco capaz de induzir a expressão genética das enzimas biotransformadoras.

E) Rifampicina, por ser um fármaco capaz de inibir a expressão genética das enzimas biotransformadoras.

A

A) Warfarina, por ser um fármaco capaz de inibir a expressão genética das enzimas biotransformadoras.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

4. A farmacocinética é o estudo do movimento de um medicamento no interior de um organismo vivo, incluindo os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Para que esses processos ocorram, é necessário que o medicamento consiga atravessar as barreiras celulares e alcance o local de ação.

Analise as afirmações a seguir considerando as finalidades e os processos da biotransformação dos medicamentos.

I. A biotransformação é a transformação de substâncias, ou seja, do medicamento, visando favorecer sua eliminação.

II. A formação de metabólitos mais lipossolúveis e menos polares que a molécula original tem como objetivo favorecer a eliminação do medicamento.

III. Duas etapas constituem os processos de biotransformação: as reações de fase I, em que ocorre a conversão do medicamento original em metabólitos mais polares, e as reações de fase II, que envolvem o acoplamento entre o medicamento e um substrato endógeno.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

A) I, apenas.

B) I e III, apenas.

C) II e III, apenas.

D) I, II e III.

E) I e II, apenas.

A

B) I e III, apenas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

5. As figuras abaixo mostram dois vasos sanguíneos compostos por proteínas plasmáticas: a albumina (em formato de nuvem) e o fármaco (bolinhas menores).

(Figuras não apresentadas)

Na figura à esquerda, pode-se analisar que as moléculas do fármaco A encontram-se menos ligadas à albumina quando comparadas às moléculas do fármaco B (figura da direita). Isso indica que:

Alternativas

A) O fármaco A apresentará atividade farmacológica mais rápida e meia-vida curta.

B) O fármaco A apresentará excreção prolongada.

C) O fármaco B apresentará excreção rápida.

D) Ambos os fármacos não apresentarão atividade, por terem afinidade com a albumina.

E) O fármaco B apresentará atividade farmacológica mais rápida e meia-vida curta.

A

A) O fármaco A apresentará atividade farmacológica mais rápida e meia-vida curta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

6. Os fármacos são considerados xenobióticos, ou seja, substâncias estranhas ao organismo humano e animal em geral. Portanto, nosso organismo é organizado para metabolizar e eliminar, o mais rápido possível, tais entidades químicas. O metabolismo de fármacos é uma etapa da eliminação, que envolve a conversão enzimática de uma substância em outra dentro do organismo. Dois tipos de reações compõem essa etapa de metabolização: as reações de fase I, que envolvem oxidação, redução ou hidrólise; e as reações de fase II, que é uma etapa sintética, promovendo conjugações. Ambas as reações ocorrem principalmente no fígado.

Considerando o texto apresentado e os processos de biotransformação de fármacos, julgue os itens a seguir.

I. As reações de fase I são anabólicas, enquanto as de fase II são catabólicas.

II. As duas fases tornam os metabólitos mais lipossolúveis do que os fármacos originais, facilitando a eliminação renal.

III. Pró-fármacos são administrados na forma inativa e tornam-se ativos após o metabolismo de fase I.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

A) II.

B) I e III.

C) III.

D) II e III.

E) I e II.

A

C) III.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

7. A indústria farmacêutica está cada dia mais envolvida em pesquisas para o desenvolvimento de novas fórmulas e formas farmacêuticas diferenciadas e inovadoras. Para cada forma farmacêutica, é necessária uma ou mais vias de administração, que é o contato pelo qual o medicamento entra no organismo. Este contato possibilita uma velocidade de ação dependendo da forma farmacêutica e da via específica que é utilizada.

Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta a via de administração que possui a velocidade de ação mais retardada.

Alternativas

A) A via de administração oral é a mais retardada em relação à velocidade de ação.

B) A via de administração sublingual é a mais retardada em relação à velocidade de ação.

C) A via de administração nasal é a mais retardada em relação à velocidade de ação.

D) A via de administração endovenosa é a mais retardada em relação à velocidade de ação.

E) A via de administração intramuscular é a mais retardada em relação à velocidade de ação.

A

A) A via de administração oral é a mais retardada em relação à velocidade de ação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

8. A hipertensão é a doença cardiovascular mais comum. A prevalência varia com a idade, raça, educação e muitos outros fatores. De acordo com alguns estudos, 60 a 80% dos homens e das mulheres irão desenvolver hipertensão em torno dos 80 anos. A hipertensão arterial, quando persistente, provoca lesões nos vasos sanguíneos, nos rins, no coração e no cérebro, levando ao aumento na incidência de insuficiência renal, coronariopatia, insuficiência cardíaca, acidente vascular encefálico (AVE) e demência. Foi constatado que a redução farmacológica efetiva da pressão arterial impede a lesão nos vasos sanguíneos e diminui substancialmente as taxas de morbidade e mortalidade.

KATZUNG, B.G.; TREVOR, A. J. Farmacologia Básica e Clínica. 13ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

Sobre a terapia anti-hipertensiva, julgue as afirmativas a seguir.

I. Fármacos simpaticoplégicos de ação central, como a metildopa, são amplamente empregados no tratamento da hipertensão arterial, especialmente em indivíduos com insuficiência hepática.

II. O tratamento farmacológico básico da hipertensão consiste no uso de diuréticos, agentes simpaticoplégicos, vasodilatadores diretos e agentes que bloqueiam a produção ou a ação da angiotensina.

III. Visando à adesão do indivíduo ao tratamento, menores efeitos colaterais e baixos custos, o tratamento com um único fármaco é desejável; entretanto, na maioria dos casos, é necessária a introdução de terapêutica anti-hipertensiva combinada.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

A) I e III, apenas.

B) I, II e III.

C) II e III, apenas.

D) I, apenas.

E) II, apenas.

A

C) II e III, apenas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

9. Por definição, um fármaco é qualquer substância que consegue alterar uma função biológica por meio de suas ações químicas. Para isso, ele deverá ser capaz de interagir quimicamente com seu receptor. Sabe-se ainda que um fármaco geralmente é administrado em uma localização distante de seu local de ação. Assim, uma droga útil deverá conseguir ser transportada até o seu sítio de ação. Após exercer sua ação, deve ser inativada ou excretada do corpo, fazendo com que suas ações tenham a duração apropriada e seus efeitos indesejáveis sejam minimizados. Em Farmacologia, há uma série de conceitos básicos que é necessário conhecer antes de verdadeiramente aprofundar nesse caminho que a droga percorre no corpo e o que ela faz nele.

Sobre os conceitos básicos em Farmacologia, julgue os itens a seguir.

I. As drogas interagem com seus receptores por meio de forças químicas ou ligações, como as covalentes, eletrostáticas e hidrofóbicas.

II. As ligações covalentes são muito fortes e muitas vezes irreversíveis em condições biológicas, o que resulta clinicamente em efeitos muito curtos ou ausentes.

III. Pró-fármaco é um precursor químico inativo que tem imediata absorção e distribuição e é convertido ao fármaco ativo por processos biológicos no corpo.

IV. Antagonista é a droga que tem atividade intrínseca (consegue se ligar ao seu receptor), mas é isenta de afinidade (capacidade de ativar o receptor).

É correto o que se afirma em:

Alternativas

A) I e II, apenas.

B) II e IV, apenas.

C) I e III, apenas.

D) III e IV, apenas.

E) I, II, III e IV.

A

C) I e III, apenas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

10. Assinale a alternativa que apresenta as formas terapêuticas em ordem crescente de velocidade de absorção dos fármacos por elas veiculados.

Alternativas

A) Drágea, comprimido, cápsula e solução oral.

B) Drágea, comprimido de liberação controlada, suspensão oral e solução oral.

C) Solução intramuscular, comprimido de liberação controlada, suspensão oral e xarope.

D) Suspensão oral, drágea, solução intramuscular e cápsula.

E) Comprimido, comprimido revestido, solução intravascular e xarope.

A

A) Drágea, comprimido, cápsula e solução oral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

11. Os fármacos apresentam propriedades físico-químicas que interferem diretamente em suas ações biofarmacêuticas. Estas propriedades estão relacionadas às etapas da farmacocinética, como Liberação, Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção (LADME), que influenciam na sua biodisponibilidade e na meia-vida após os fármacos serem administrados. Por sua vez, o conhecimento da estrutura molecular do fármaco é primordial para garantir a ação dele sobre um alvo específico (fase farmacodinâmica). Exemplos de tais propriedades são: solubilidade, coeficiente de partição óleo/água, grau de ionização, quantidade de nitrogênio e insaturação.

A respeito das propriedades físico-químicas mencionadas, assinale a alternativa cuja descrição está correta.

Alternativas

A) O grau de ionização corresponde à capacidade de o fármaco se ionizar, sendo ácidos fracos ou bases fracas fármacos que predominam na forma não ionizada.

B) Fármacos com insaturação tendem a doar prótons, formando compostos ionizados que, consequentemente, reduzem a absorção e potencializam a biodisponibilidade do fármaco.

C) A quantidade de nitrogênio caracteriza o fármaco com propriedade básica, o que implica em maior absorção oral devido a fármacos básicos se ionizarem em meio ácido.

D) O coeficiente de partição óleo/água quantifica a solubilidade do fármaco em ambiente hidrossolúvel e quanto maior o coeficiente de partição, maior a absorção do fármaco.

E) A solubilidade em lipídios é representada por LogP e quanto maior seu valor, menos lipossolúvel é o fármaco e maior a absorção do mesmo.

A

A) O grau de ionização corresponde à capacidade de o fármaco se ionizar, sendo ácidos fracos ou bases fracas fármacos que predominam na forma não ionizada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

12. O fármaco, após absorvido, quando não ligado às proteínas plasmáticas, migra da corrente sanguínea ao tecido para se ligar ao sítio ativo do local de ação ou é armazenado no organismo, como cabelo, ossos, leite materno e tecido adiposo. Esse processo em que o fármaco se distribui nos tecidos é conhecido, na farmacologia, como distribuição. A distribuição de um fármaco pode variar entre os indivíduos. Pessoas obesas tendem a armazenar uma grande quantidade de fármacos lipossolúveis, ao passo que pessoas muito magras podem armazenar relativamente pouco. Idosos, mesmo quando magros, podem armazenar uma grande quantidade de medicamentos lipossolúveis, pois a proporção de gordura corporal aumenta com a idade.

A respeito da etapa farmacocinética de distribuição de fármacos, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A obesidade é um fator desfavorável à toxicidade de fármacos, uma vez que eles tendem a ser lipossolúveis, contribuindo para o armazenamento nos adipócitos.

PORQUE

II. Uma vez armazenado nos adipócitos, o fármaco é liberado gradativamente, evitando o fármaco na forma livre e, consequentemente, evitando a intoxicação e as reações adversas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas

A) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

A

E) As asserções I e II são proposições falsas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

13. O medicamento, quando administrado via oral, sofre a primeira etapa da farmacocinética, a liberação do fármaco, em que é separado o fármaco dos excipientes. O fármaco sofre absorção, ou seja, migra do local de administração para a corrente sanguínea, podendo sofrer biotransformação ou não antecipada à sua ação; é distribuído e excretado do organismo. O pH do meio é um fator crucial na absorção dos fármacos, uma vez que ele influencia a ionização deles. Se um fármaco apresentar caráter ácido, tenderá a ficar predominantemente na forma não ionizada em pH ácido, o que facilita sua absorção. Um fármaco de caráter básico ou alcalino tende a ficar predominantemente na forma ionizada em pH ácido, o que reduz sua absorção.

Diante disso, analise a situação apresentada a seguir.

Considerando-se o pH gástrico 3,0, o plasmático 7,4 e o da urina 8,0, foi realizado um experimento comparando a absorção dos fármacos aspirina e petidina administrados via oral. O resultado encontrado foi uma maior absorção da aspirina (ácido fraco com pKa 3,5) comparada à petidina (base fraca com pKa 8,6).

Esse resultado obtido se deve:

Alternativas

A) À aspirina, que apresenta, como um ácido fraco, não ionização em pH ácido, o que reduz sua absorção.

B) A ambos os fármacos, pois apresentam redução na etapa de absorção.

C) À petidina, que apresenta, como uma base fraca, não ionização em pH ácido, o que reduz sua absorção.

D) À aspirina, que apresenta, como um ácido fraco, ionização em pH ácido, o que reduz sua absorção.

E) À petidina, que apresenta, como uma base fraca, ionização em pH ácido, o que reduz sua absorção.

A

E) À petidina, que apresenta, como uma base fraca, ionização em pH ácido, o que reduz sua absorção.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

14. Um homem de 61 anos de idade, sedentário e com hipertensão arterial sistêmica (HAS) há 15 anos, foi encaminhado para a Unidade Básica de Saúde. Após o acolhimento na unidade, o paciente relatou que é ex-tabagista e faz uso de bebida alcoólica com certa frequência. Na última aferição realizada em domicílio, apresentou pressão arterial de 160×110 mmHg. No fim da entrevista, o fisioterapeuta convidou o paciente e os familiares para participarem da sala de espera sobre HAS.

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. As intervenções educacionais em saúde, para indivíduos com HAS, objetivam melhorar hábitos e condições de vida, além de prevenir danos sistêmicos que potencialmente conduziriam os hipertensos à perda da independência e da funcionalidade.

II. As reuniões em grupo para indivíduos com HAS criam oportunidades para que eles entendam a doença e a função das terapias medicamentosa e não medicamentosa, e também contribuem para o aumento da adesão ao tratamento e dos cuidados com a saúde.

III. As orientações fisioterapêuticas sobre a prática regular de exercícios aeróbicos com intensidade leve, entre 70% e 80% da frequência cardíaca máxima, visam a controlar os níveis pressóricos, prevenir a HAS e melhorar a qualidade de vida.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

A) III, apenas.

B) I, apenas.

C) I e II, apenas.

D) I, II e III.

E) II e III, apenas.

A

C) I e II, apenas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

15. Uma paciente gestante de 36 anos de idade com quadro de hipertensão era tratada, pelo médico da Unidade de Saúde de seu bairro, com metildopa 250 mg 3 vezes/dia. Contudo, após duas semanas de tratamento, a paciente retornou à Unidade de Saúde apresentando dispneia e fadiga. Após realização de exames laboratoriais, foram observados os resultados apresentados na tabela a seguir.

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Os resultados obtidos sugerem quadro clínico e laboratorial de Anemia Hemolítica Autoimune (AHAI) induzida por metildopa.

II. A paciente apresenta alteração laboratorial em pelo menos dois parâmetros, que indicam a presença de hemólise.

III. A haptoglobina é uma proteína de fase aguda (alfa-2-glicoproteína) produzida no pâncreas que se liga reversivelmente à hemoglobina proveniente de hemólise.

IV. O Coombs direto pode ser realizado utilizando anti-soros comerciais monoespecíficos e/ou poliespecíficos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

A) I e II, apenas.

B) I, III e IV, apenas.

C) I, II e IV, apenas.

D) I, II, III e IV.

E) II, III e IV, apenas.

Parâmetro | Resultado | Valor de referência |
|———————————–|———–|————————-|
| Coombs direto | Positivo | Negativo |
| Hemoglobina | 5,9 g/dL | 12,0 a 15,0 g/dL |
| Hematócrito | 17% | 36 a 45% |
| Bilirrubina total | 1,4 mg/dL | Até 1,2 mg/dL |
| Bilirrubina indireta | 1,0 mg/dL | Até 0,8 mg/dL |
| Bilirrubina direta | 0,4 mg/dL | Até 0,3 mg/dL |
| Contagem relativa de reticulócitos| 13,3% | 0,5 a 1,5% |
| Haptoglobina | 15 mg/dL | 40 a 280 mg/dL |
| Desidrogenase lática | 290 U/L | 120 a 246 U/L |

A

C) I, II e IV, apenas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

16. O ponto de partida para que um fármaco exerça seu efeito farmacológico é a administração, que tem como principais vias a oral, sublingual, retal, inalação e injeções (subcutânea, intramuscular, intravenosa e intratecal). Uma vez administrado, com exceção da via intravenosa, o fármaco será absorvido, ou seja, chegará até o plasma (corrente sanguínea). Uma vez dentro do plasma, sucederão as etapas de distribuição (e subsequente ação farmacológica no tecido-alvo), metabolismo e eliminação. A maioria dos medicamentos é administrada pela via oral, via em que a absorção ocorre majoritariamente no intestino delgado. A escolha da via de administração é de extrema importância e pode permitir que o fármaco exerça sua ação independentemente da absorção, como é o caso do tratamento de asma por inalação de broncodilatadores na forma de aerossol.

RANG, H. P. et al. Farmacologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

Considerando o texto apresentado e os princípios gerais para a administração de medicamentos, julgue os itens a seguir.

I. Um fator limitante no processo de seleção da via de administração são as formas farmacêuticas disponíveis para o medicamento em questão.

II. Na seleção da via de administração de um determinado fármaco, deve-se levar em consideração as características do paciente, tais como idade, peso e sexo.

III. O grau de emergência do caso clínico é fator preponderante para a escolha da via de administração, utilizando, quando possível, a via intravenosa em casos de maior urgência.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

A) I, II e III.

B) II, apenas.

C) II e III, apenas.

D) I e III, apenas.

E) I, apenas.

A

A) I, II e III.

17
Q

17. A absorção dos fármacos depende de três propriedades físico-químicas, a saber: peso molecular, ionização e lipossolubilidade. Uma vez que a lipossolubilidade está relacionada à passagem do fármaco através das membranas lipídicas, os fármacos que apresentam maior coeficiente de partição apresentam maior afinidade pela fase orgânica e tendem a apresentar maior taxa de permeabilidade pelas biomembranas com maior biodisponibilidade e efeitos farmacológicos.

Analise os fármacos descritos a seguir em razão dos valores de seus respectivos coeficientes de partição:

  • Barbital: 0,7
  • Aprobarbital: 4,9
  • Fenobarbital: 4,8
  • Butetal: 11,7
  • Ciclobarbital: 13,9
  • Hexetal: > 100
  • Secobarbital: 50,7
  • Pentobarbital: 28,0

Dentre os fármacos barbitúricos que apresentam alto poder de absorção, marque aquele que apresenta o maior poder de lipossolubilidade.

Alternativas

A) Fenobarbital

B) Aprobarbital

C) Hexetal

D) Butetal

E) Secobarbital

A

C) Hexetal

18
Q

18. Os alvos proteicos para a ação de fármacos sobre as células de mamíferos podem ser, em geral, divididos em receptores, canais iônicos, enzimas e moléculas carregadoras. Considerando esse exposto, marque a alternativa correta.

Alternativas

A) Os canais iônicos são os elementos sensores no sistema de comunicações químicas que coordenam a função de todas as diferentes células do organismo, apresentando como mensageiros químicos os vários hormônios, transmissores e outros mediadores.

B) Os receptores são basicamente portões presentes nas membranas celulares que seletivamente permitem a passagem de determinados íons e que são induzidos a abrir-se ou fechar-se por uma variedade de mecanismos.

C) A movimentação de íons e pequenas moléculas orgânicas através das membranas celulares ocorre por meio de proteínas transportadoras muito polares, característica importante no processo de penetração de substâncias.

D) Os canais controlados por ligantes são regulados não por ligação de um agonista, mas sim por alterações no potencial transmembrana.

E) Frequentemente, a molécula do fármaco é um substrato análogo que age como um inibidor competitivo da enzima (ex. captopril); em outros casos, a ligação é irreversível e não competitiva (ex. aspirina).

A

E) Frequentemente, a molécula do fármaco é um substrato análogo que age como um inibidor competitivo da enzima (ex. captopril); em outros casos, a ligação é irreversível e não competitiva (ex. aspirina).

19
Q

19. A Farmacologia é o estudo do medicamento e de sua interação com o organismo. Dentro da Farmacologia, há a Farmacocinética, que estuda por onde o medicamento percorre no organismo até fazer o efeito terapêutico, e a Farmacodinâmica, que estuda o mecanismo de ação do medicamento, ou seja, como ele age no indivíduo. As etapas da Farmacocinética são divididas em: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

De acordo com essas duas áreas da Farmacologia, assinale a alternativa que apresenta a via de administração com a velocidade mais rápida no seu efeito terapêutico.

Alternativas

A) A via endovenosa é a mais rápida, pois o fármaco é liberado diretamente na corrente sanguínea.

B) A via sublingual é a mais rápida, pois o medicamento é absorvido.

C) A via intramuscular é a mais rápida, devido ao fato de a absorção ser mais eficaz.

D) A via intraocular é a mais rápida, pois o grande número de vasos sanguíneos nos olhos favorece uma rápida absorção.

E) A via oral é a mais rápida, pois o medicamento sofre o processo de dissolução.

A

A) A via endovenosa é a mais rápida, pois o fármaco é liberado diretamente na corrente sanguínea.

20
Q

20. A hipertensão é uma doença que vem sendo mais persistente entre os negros do que entre os brancos. É o que diz uma pesquisa desenvolvida pelo cardiologista Wilson Nadruz Júnior, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, junto com pesquisadores da Harvard Medical School (EUA). “Após algumas avaliações, constatamos que os negros tendem a apresentar níveis de pressão arterial mais altos e têm maior dificuldade para controlar esse problema. Uma explicação para essa situação pode estar no fator genético”, disse o docente.

METRO, Campinas, 4 de setembro de 2017.

Acerca da farmacologia da hipertensão, marque a alternativa correta.

Alternativas

A) Os bloqueadores dos canais de cálcio, como a losartana e o atenolol, promovem a vasodilatação arterial.

B) O tratamento de hipertensão grau II está baseado na mudança dos hábitos de vida, como alimentação e atividade física.

C) O uso dos inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA), como enalapril e captopril, não apresenta boa resposta em pacientes da etnia negra.

D) Os diuréticos são a primeira classe de escolha para o tratamento da hipertensão que atuam na vasoconstrição dos vasos, para a normotensão.

E) O grupo dos beta-bloqueadores, como o anlodipino e o nifedipino, são divididos em seletivos e não seletivos.

A

C) O uso dos inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA), como enalapril e captopril, não apresenta boa resposta em pacientes da etnia negra.