Aula 6 Flashcards
O que motiva o estudo das Redes Neurais Artificiais (RNA)?
“O trabalho em Redes Neurais Artificiais (RNA) tem sido motivado desde o começo pelo reconhecimento de que o cérebro humano processa informações de uma forma inteiramente diferente de um computador convencional” (Haykin, 2001, p. 27).
Como é a estrutura de um neurônio biológico?
“Os neurônios são as unidades fundamentais dos tecidos do sistema nervoso, incluindo o cérebro. Cada neurônio consiste de um corpo celular, também designado como soma, o qual contém um núcleo. Partindo do corpo da célula existem um número de filamentos denominados dendritos, e um filamento mais longo que é denominado axônio” (Haykin, 2001, p. 27).
Como ocorre a comunicação entre neurônios?
“O sinal de uma célula a outra se faz mediante uma complicada reação eletroquímica. Substâncias químicas transmissoras são lançadas das sinapses e entram pelos dendritos, aumentando ou baixando o potencial elétrico do corpo da célula” (Haykin, 2001, p. 27).
O que é uma rede neural artificial?
“Uma rede neural artificial pode ser conceituada como um processador maciça e paralelamente distribuído, constituído de unidades de processamento simples, as quais têm a propensão natural para armazenar conhecimento experimental e torná-lo disponível para o uso” (Haykin, 2001).
Quais são as propriedades de uma rede neural artificial?
“Não linearidade, mapeamento entrada-saída, adaptabilidade, resposta a evidências, informação contextual e tolerância a falhas” (Haykin, 2001, p. 30).
Quais elementos são considerados na construção de uma rede neural artificial?
“Número de camadas, quantidade de neurônios por camada, tipo de função de transferência e método de treinamento” (Haykin, 2001).
Quais são alguns métodos de aprendizagem utilizados em RNAs?
“Aprendizagem por correção de erros, aprendizagem baseada em memória, aprendizagem hebbiana, aprendizagem competitiva e aprendizagem de Boltzmann” (Haykin, 2001).
Quais são as possíveis tarefas que podem ser executadas por uma RNA?
“Associação de padrões, reconhecimento de padrões, aproximação de funções, controle e filtragem” (Haykin, 2001).
Quem inventou o perceptron e quando?
“O perceptron é um dispositivo eletrônico inventado em 1957 por Frank Rosenblatt (1928-1971).”
Quais áreas de conhecimento Frank Rosenblatt dominava?
Frank Rosenblatt era considerado uma espécie de “homem da Renascença, devido à sua excelência em várias áreas, incluindo computação, matemática, neurofisiologia, astronomia e música” (Rosenblatt’s Contributions, [S.d.], tradução nossa).
Como Rosenblatt organizou o perceptron?
Rosenblatt organizou o perceptron em “três camadas de unidades (ou neurônios): sensoriais (S), associativas (A) e responsivas (R).”
Qual é o objetivo do algoritmo LMS (Least Mean Squares)?
O algoritmo LMS foi criado para “calcular o erro de classificação para, na sequência, utilizar uma fração desse erro para o ajuste dos pesos.”
O que ocorre se os dados não forem separáveis linearmente para o perceptron?
Se os dados não forem separáveis linearmente, “o perceptron não consegue classificar corretamente um dado conjunto de amostras,” e o erro global tende a ser minimizado até certo valor.
Como o perceptron multicamada melhora a capacidade do perceptron simples?
O perceptron multicamada “inclui camadas escondidas ou ocultas na RNA,” permitindo lidar com conjuntos de treinamento cuja separabilidade seja não linear.
Qual é o processo envolvido na retropropagação para o perceptron multicamada?
O processo de retropropagação envolve o “sinal de erro,” que se propaga para trás na rede ajustando os valores dos pesos ou sinapses, utilizando o algoritmo de descida de gradiente.