Aula 1 Flashcards
O que é inteligência, segundo Howard Gardner?
“Inteligência é a capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que sejam importantes num determinado ambiente ou comunidade cultural” (Gardner, 1995, p. 21).
Como Marvin Minsky define a mente humana?
“Nossas mentes contêm processos efetuados por meio de agentes que nos capacitam a resolver problemas que consideramos difíceis” (Minsky, 1985, p. 71).
Qual a definição de inteligência segundo Robert Sternberg?
“A capacidade que o ser humano tem para aprender com a experiência” (Sternberg, 2010, p. 474).
Como Jean Piaget conceitua inteligência?
“Interações do indivíduo com o ambiente, envolvendo um equilíbrio entre a assimilação e acomodação” (Lefrançois, 2013).
Quais são os elementos comuns que caracterizam a Inteligência Artificial, segundo Medeiros?
“Capacidade de resolução de problemas; Aprendizado com o ambiente; Desenvolvimento de estruturas cognitivas; Orientação a metas e objetivos” (Medeiros, 2018).
Como Russel e Norvig definem a Inteligência Artificial?
Russel e Norvig (2004) definem a Inteligência Artificial a partir de duas dimensões: processos de pensamento (pensar como um ser humano ou pensar de forma racional) ou processos de ação ou comportamento (pensar ou agir). A combinação entre eles produz quatro definições para a IA:
“Sistemas que pensam como seres humanos”
“Sistemas que pensam racionalmente”
“Sistemas que agem como seres humanos”
“Sistemas que agem racionalmente”.
Qual é a definição de Inteligência Artificial segundo Luger?
“A IA pode ser definida como o ramo da ciência da computação que se ocupa da automação do comportamento inteligente” (Luger, 2013, p. 1).
De acordo com Pozo, o que são ferramentas?
“Uma ferramenta consiste na extensão da mente humana para a transformação de algo sobre o ambiente” (Pozo, 1998).
Como Daniel Dennett vê a utilização de ferramentas pelo ser humano?
“O homem exterioriza as ferramentas e tarefas cognitivas a partir do seu intelecto para que possa se adaptar melhor ao ambiente, ou mesmo alterá-lo” (Dennett, 1997, p. 122).
Por que a construção de ferramentas é importante para a qualidade de vida humana?
“A construção de ferramentas e sua posterior evolução permitiu o alcance da qualidade de vida que a raça humana desfruta nos dias de hoje” (Pozo, 1998).
Como a IA pode ser classificada de acordo com a perspectiva adotada quanto à origem e o substrato do raciocínio?
“A IA pode adotar uma perspectiva ou outra para fundamentar a criação dos algoritmos para a simulação dos processos de raciocínio” (Medeiros, 2018, p. 22).
O que é o paradigma conexionista na IA?
“Se considerarmos que o cérebro é o responsável pelo raciocínio e que este se dá por meio das interações eletroquímicas entre neurônios, por meio de suas sinapses, então a IA pode ser estudada por meio do paradigma conexionista” (Medeiros, 2018, p. 22).
Como é constituída a estrutura de uma rede neural no paradigma conexionista?
“A estrutura se constitui em camadas de neurônios que estão conectadas conforme a finalidade da rede neural e o algoritmo básico se preocupa com o treinamento desta rede” (Medeiros, 2018, p. 22).
Quais são as duas formas de treinamento de uma rede neural mencionadas no texto?
“Este treinamento pode ser feito de forma supervisionada (também se diz ‘com um professor’) ou de forma auto-organizada ou não supervisionada” (Medeiros, 2018, p. 22).
O que é o paradigma simbólico na IA?
“Se ao invés de levar em consideração o processamento de neurônios interconectados e se considerar o tratamento de símbolos que a mente executa, então, a base para se criar a IA é o paradigma simbólico” (Medeiros, 2018, p. 23).
Quais são algumas das áreas de pesquisa dentro do paradigma simbólico mencionadas no texto?
“Dentro da Inteligência Artificial há uma série de representantes nesta linha de pesquisa, tais como os sistemas especialistas, a programação lógica e os sistemas baseados em conhecimento” (Medeiros, 2018, p. 23).
O que é a linha evolucionária na pesquisa de IA?
“As pesquisas da IA na linha evolucionária se baseiam na forma como se processa a evolução biológica sobre o planeta, e busca simular tais processos evolucionários em sistemas de computador para a resolução de problemas” (Linden, 2012).
O que são algoritmos genéticos e como funcionam?
“Os algoritmos genéticos são caracterizados como uma classe de algoritmos de busca. Eles implementam o conceito de uma solução inicial a qual evolui ao longo da execução do algoritmo, em que são aplicados operadores que simulam a seleção natural biológica, o cruzamento de cromossomos e a mutação genética, produzindo soluções melhores ao longo de várias gerações” (Linden, 2012).
O que é programação genética na IA?
“Na programação genética, não há a preocupação de se fazer programas, mas o próprio algoritmo cria programas iniciais e blocos de programas que vão se combinando e evoluindo de acordo com o objetivo a ser alcançado, até chegar em programas capazes de executar a tarefa” (Koza, 1992).
Quais processos são aplicados tanto nos algoritmos genéticos quanto na programação genética?
“Também são aplicados à programação genética processos equivalentes à seleção natural biológica e à mutação genética” (Koza, 1992).
Quando começaram os estudos de Inteligência Artificial como ciência?
“O ponto de partida para os estudos da Inteligência Artificial como uma ciência começa nos idos de 1950, quando Alan Turing formula a questão ‘Pode uma máquina pensar?’”
O que Turing propôs para testar se uma máquina pode pensar?
“Turing propõe a utilização de um teste para saber se uma máquina pode ‘pensar’ ou não. Assim, Turing propõe uma variação do jogo de imitação”