Aula 4 Flashcards
O que é um agente inteligente e quais são suas características?
“Um agente precisa executar tarefas de forma autônoma, testando as condições do ambiente e executando ações conforme um programa estabelecido. Isso se aplica tanto para um robô quanto para um software que não esteja embutido em um artefato real.”
Como um agente inteligente se compara ao ser humano?
“Comparando-se com o ser humano, os sensores são equivalentes aos olhos, ouvidos, nariz e o tato. Os atuadores podem equivaler às mãos, às pernas e à boca e demais partes ativas de nossa anatomia.”
Quais são os exemplos de sensores e atuadores em robôs?
“Robôs são construídos com as mais variadas funcionalidades, tendo sensores tais como câmeras, dispositivos de infravermelho, de som e ultrassom, de gás, de temperatura e de umidade, dentre outros. Na qualidade de atuadores, podemos relacionar os servomotores, motores de passo, pistões hidráulicos e relês.”
Como um agente inteligente processa informações?
“É necessário que um agente processo os sinais provenientes dos sensores para efetuar qualquer ação de forma a se caracterizar como ‘inteligente’ em seu ambiente.”
Qual é a tarefa principal de um projetista de Inteligência Artificial?
“A tarefa principal do projetista de Inteligência Artificial está na determinação da função do agente, ou seja, o seu comportamento. Para agentes que executarão tarefas simples, a função do agente pode ser bem determinada e seu comportamento pode acondicionar um conjunto de ações bem definidas.”
Como um agente inteligente pode ser ilustrado?
“Supõe-se o ‘mundo’ de um robô aspirador bastante simples, composto de 9 blocos nos quais ele pode se posicionar e identificar se há sujeira ou não em cada bloco.”
O que é um agente racional e como ele difere de um agente eficiente?
“Para contornar esse tipo de situação, o agente, além de cumprir a tarefa (ou seja, ser eficiente), ele precisa ser também um agente racional: aquele que, a partir do resultado das suas ações, possa obter o maior nível de sucesso.”
Como se mede a racionalidade de um agente?
“Para cada sequência de percepção possível, um agente racional deve selecionar uma ação que se espera venha a maximizar sua medida de desempenho, dada a evidência fornecida pela sequência de percepções e por qualquer conhecimento interno do agente.”
Como os agentes de resolução de problemas tomam decisões?
“Os agentes de resolução de problemas tomam decisões sobre os próximos passos encontrando aquelas as sequências de ações que resultam nos estados desejáveis (Russell; Norvig, 2004, p. 62).”
Qual é um exemplo de problema que envolve roteirização?
“Por exemplo, um dos problemas presentes em várias situações é o de roteirização. Esse problema está presente na área de logística e turismo, dentre outras.”
Qual é o problema descrito inicialmente na IA como o problema do viajante?
“Quando se tem um conjunto de locais que precisam ser visitados considerando a existência de rotas definidas para esses locais, um dos problemas típicos é como percorrer todos os locais considerando um custo mínimo ótimo. Esse problema foi descrito inicialmente na IA como o problema do viajante.”
O que é a formulação de problemas segundo Russell e Norvig?
“Aliado a esse passo, a formulação de problemas é outro passo essencial, pois é o processo de decidir quais estados e ações deverão ser considerados na abordagem do problema, dado um determinado objetivo (Russell; Norvig, 2004, p. 62).”
O que é a formulação de objetivos e problemas em agentes de resolução de problemas?
“Dessa forma, a formulação de objetivos se baseia na situação atual do agente e na medida de desempenho dele, o que configura o primeiro passo para a resolução do problema.”
Como um agente de resolução de problemas pode escolher a melhor sequência de ações?
“Dessa forma, um agente que possua uma série de opções imediatas de valor desconhecido pode decidir o que fazer avaliando primeiro as diferentes sequências de ações possíveis que vão levar a estados de valor conhecido, tendo condições de escolher a melhor sequência. O processo de procurar essa sequência é denominado de busca (Russell; Norvig, 2004, p. 62).”
Quais são os passos de um algoritmo para a resolução de problemas simples?
“O algoritmo para a resolução de problemas simples pode ser então descrito nos seguintes passos (Russell; Norvig, 2004, p. 63):
Formulação do objetivo e do problema;
Busca de uma sequência de ações que resolvem o problema;
Execução das ações uma por uma.”
Quais são os quatro componentes formais de um problema?
Um problema pode ser definido de maneira formal em quatro componentes:
Um estado inicial: o estado no qual o agente começa.
Uma função sucessor: dado um estado particular x, SUCESSOR(x) retorna um conjunto de pares ordenados <ação, sucessor>.
O teste de objetivo: determina se um estado é um estado objetivo.
A função de custo: também chamada de função de custo de caminho, que atribui um custo numérico a cada caminho (Russell; Norvig, 2004, p. 63-64).”
Definição do ambiente de tarefa segundo Russell e Norvig (2004, p. 39):
“Russell e Norvig (2004, p. 39) assinalam que uma das primeiras atividades relativas à modelagem de um agente se refere à definição do ambiente de tarefa. O ambiente de tarefa é composto de quatro elementos: desempenho, ambiente, atuadores e sensores. No inglês, assume o acrônimo PEAS (Performance, Environment, Actuators and Sensors).”
Exemplo de PEAS para sistema de diagnóstico médico:
“Tipo de Agente: Sistema de diagnóstico médico
Medida de desempenho: Paciente saudável, minimizar custos.
Ambiente: Quarto de hospital, paciente, equipe.
Atuadores: Mostrar perguntas, testes, diagnósticos, tratamentos.
Sensores: Entrada por teclado, voz, descoberta de informação.”