Aula 5 - Invasões Estrangeiras Flashcards
Aula 5 - Invasões Estrangeiras
No que consistiu o pacto colonial? qual sua relação com o mercantilismo? qual a posição de Portugal nos circuitos comerciais europeus? como se fez a opção pelo trabalho escravo? como diferiu nas regiões da colônia?
A colônia só pode exportar sua produção para a metrópole. Vai se especializar na produção do que rende mais lucros para a metrópole (gêneros tropicais). Portugal não detém o controle dos circuitos comerciais na Europa, diferente dos holandeses e ingleses; a colonização, portanto, atendia a interesses desses países também.
A colônia depende de suprimento externo de mão de obra, e só podendo comprar de sua metrópole (ou de alguém autorizado por ela), além disso só vai poder importar manufaturas dela. A colônia produz e exporta produtos de baixo valor agregado e importa produtos de alto valor agregado. Há também a proibição do comércio entre colônias, decorrente do exclusivo metropolitano ou “pacto colonial”.
Havia diferentes modelos de trabalho compulsório na América. No Brasil predominou a escravidão. Não havia grande oferta de trabalhadores em condições de emigrar como semi-dependentes ou assalariados. O trabalho assalariado não interessava à economia colonial já que trabalhadores livres, diante da disponibilidade de terras, poderiam tentar a vida de outra forma criando problemas de fluxo de m.d.o.
A escolha do negro ao invés do índio foi gradual e mais rápida no núcleo central e mais rentável, a economia açucareira, que poderia arcar com os custos. No caso de SP, apenas no início do século 18, com a descoberta das minas de ouro, passou a receber mais escravos negros.
Aula 5 - Invasões Estrangeiras
Quais os pilares do Antigo Sistema Colonial? com que ideias econômicas se associa e como? qual a relação entre essa prática e a escolha pelo trabalho escravo?
Aula 5 - Invasões Estrangeiras
Quais as diferenças entre as visões externalistas e internalistas da acumulação de capital no período colonial?
Aula 5 - Invasões Estrangeiras
Por que há uma união de coroas na União Ibérica? quando se inicia? qual o “marco legal” e no que consiste? quem é o primeiro rei? qual sua característica e resultados do seu reinado?
Aula 5 - Invasões Estrangeiras
Quando os franceses primeiro invadiram o território brasileiro? onde? quem liderou? o que caracterizava a região? como portugal enfrentou? quem liderou a ofensiva? de que modo os indígenas foram envolvidos?
Aula 5 - Invasões Estrangeiras
Quando e onde foi a segunda incursão francesa no Brasil? como foi a reação, qual o contexto político e efeitos no território? o que se pode afirmar sobre o caráter da conquista do norte-nordeste e as ameaças estrangeiras?
Aula 5 - Invasões Estrangeiras
Por que a Holanda se tornou inimiga de Portugal? qual o marco temporal inicial e qual a primeira ofensiva mais clara da Espanha? Em que princípio se baseou? até quando dura a trégua? Por que os holandeses criam a Cia Indias Ocidentais? como começam a assediar o território brasileiro e como finalmente passam a ocupar? onde?
Aula 5 - Invasões Estrangeiras
Quais as três fases da ocupação neerlandesa em Pernambuco? quais os resultados na mão de obra? o que permitiu que fosse reestabelecida a produção? quais as características do governo Maurício de Nassau na cidade, artes, ciência, religião e guerra?
Aula 5 - Invasões Estrangeiras
O que motivou a insurreição pernambucana? quais as batalhas e nomes importantes? no que consiste a “Pernambucanidade”? o que acontecia, concomitantemente, na costa da África? quem liderava? O que acontecia entre Inglaterra e Holanda? Qual o papel de Portugal no enfrentamento? Quais os efeitos da insurreição para o pensamento social? como se deu a reação holandesa, legal e comercialmente? Por que a paz era interessante para a Holanda também?