AULA 3 - OPERAÇÕES NAVAIS Flashcards

1
Q

O QUE É O PODER MARÍTIMO?

A

Capacidade resultante da integração dos recursos de que dispõe a Nação para a utilização do mar e das águas interiores, quer como instrumento de ação política e militar, quer como fator de desenvolvimento econômico e social.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

QUAIS ELEMENTOS DO PODER MARÍTIMO? (9)

A
  1. A indústria naval: estaleiros de construção e de reparos
  2. A indústria de pesca: embarcações, terminais e indústrias de processamento de pescado
  3. A infraestrutura hidroviária: portos, terminais, meios e instalações de apoio e de controle
  4. As organizações e os meios de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico de interesse para o uso do mar, das águas interiores e de seus recursos
  5. A Marinha Mercante, as facilidades, os serviços e as organizações relacionados com os transportes marítimo e fluvial
  6. A indústria bélica de interesse do aprestamento naval
  7. Pessoal que desempenha atividades relacionadas com o mar ou com as águas interiores e os estabelecimentos destinados à sua formação e ao seu treinamento
  8. As organizações e os meios de exploração ou de explotação dos recursos do mar, de seu leito e de seu subsolo
  9. O Poder Naval
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O QUE É PODER NAVAL?

A

O Poder Naval é o componente militar do Poder Marítimo, capaz de atuar no mar e nas águas interiores, visando contribuir para a conquista e a manutenção dos objetivos identificados na Política Nacional de Defesa (PND).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO PODER NAVAL? (4)

A
  1. Mobilidade (deslocar-se prontamente)
  2. Permanência (operar, continuamente, com independência)
  3. Versatilidade (ampla gama de tarefas)
  4. Flexibilidade (grupamentos operativos de diferentes valores)
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

QUAIS TAREFAS BÁSICAS DO PODER NAVAL? (4)

A
  1. CONTROLE DE ÁREA MARÍTIMA
  2. NEGAÇÃO DO USO DO MAR AO INIMIGO (SUBMARINO)
  3. PROJEÇÃO DE PODER SOBRE TERRA
  4. CONTRIBUIÇÃO PARA A DISSUASÃO (Submarinos dotados de propulsão nuclear ampliam, sensivelmente, o potencial de dissuasão.)
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Operação de Ataque:

A

É realizada por meios navais, aeronavais e/ou de fuzileiros navais para a execução de uma ou mais das seguintes tarefas:
 destruir ou neutralizar forças navais, aéreas ou terrestres e meios empregados nas comunicações marítimas do inimigo;
 interditar comunicações terrestres;
 reduzir a resistência em área terrestre; e
 destruir ou danificar objetivos em terra.
Pode ocorrer para o estabelecimento, a manutenção e a exploração do controle de área marítima ou para a negação do uso do mar pelo inimigo, em quadro estratégico ofensivo ou defensivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Operação Antissubmarino:

A

Busca negar ao inimigo o uso eficaz desses meios.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Operação Anfíbia (OpAnf):

A

Operação militar lançada do mar, normalmente por uma Força-Tarefa Anfíbia (ForTarAnf), sobre litoral hostil ou potencialmente hostil.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Operação de Minagem e de Contramedidas de Minagem:

A

A minagem consiste no lançamento de minas em áreas selecionadas, para destruir navios inimigos ou para conter, limitar ou retardar o seu trânsito. As contramedidas de minagem consistem na execução de contramedidas ativas e passivas que visem a reduzir ou a controlar a ameaça constituída pelas minas lançadas pelo inimigo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Operação de Esclarecimento:

MODALIDADES (4)

A

É aquela que visa à obtenção de informações necessárias para orientar o planejamento e o emprego de forças.
Comporta 4 modalidades:
1. Localizar e informar a presença ou confirmar a ausência do inimigo em certa área (busca);
2. Evitar que um alvo cruze determinada linha de barragem sem ser detectado (patrulha);
3. Acompanhar o movimento e a composição do inimigo, após ter sido detectado e localizado (acompanhamento); e
4. Obter informações sobre atividades e recursos do inimigo e coletar dados meteorológicos, hidro-oceanográficos, geográficos, eletromagnéticos e outros, numa determinada área (reconhecimento).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Operação de Bloqueio:

A

significa o exercício de um certo grau de controle sobre determinada área, com o propósito de impedir o trânsito ou o movimento de navios (Zonas de Exclusão).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Operação de Apoio Logístico Móvel:

A

É a realizada para prover necessidades logísticas às forças em operação no mar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Operações Especiais:

A

São aquelas realizadas por forças navais ou de fuzileiros navais, especialmente organizadas, intensamente adestradas e equipadas, empregando métodos e ações não convencionais, com propósitos vinculados a objetivos dos níveis político, estratégico, operacional e tático. Normalmente, são operações de duração limitada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Operação de Defesa de Porto ou de Área Marítima Restrita:

A

Visa a impedir ou a neutralizar ataques contra um porto ou fundeadouro, seus acessos, ou áreas litorâneas de dimensões limitadas que contenham instalações navais, marítimas ou industriais de valor estratégico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Operação de Controle do Tráfego Marítimo:

A

A proteção do tráfego marítimo impõe a adoção de medidas defensivas e ofensivas, que têm por finalidade impedir a ação do inimigo contra os navios mercantes. Essas medidas caracterizam a operação de defesa do tráfego marítimo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Operação de Informação

A

É aquela conduzida contra a infraestrutura de Comando e Controle (C²) e o processo de tomada de decisão do oponente, e que visa à negação da informação, influência, exploração, degradação ou destruição das capacidades de C² do adversário, enquanto protege as da própria força e das forças amigas.

17
Q

Operação de Interdição Marítima:

A

A Operação de Interdição Marítima (OIM) (Maritime Interdiction Operation - MIO) consiste na interceptação do movimento de certos tipos de itens originados ou destinados às nações ou áreas específicas. As OIM estão normalmente restritas à interceptação e, se necessário, à abordagem de navios para verificar, redirecionar, apreender suas cargas ou apresar o navio em apoio à imposição de sanções econômicas e militares.

18
Q

Operação Psicológica:

A

Operação Psicológica compreende as atividades políticas, militares, econômicas e psicossociais planejadas e conduzidas para criar em grupos (inimigos, hostis, neutros ou amigos) emoções, atitudes ou comportamentos favoráveis à consecução dos objetivos nacionais. Contribuem com as Operações Psicológicas, as Operações Civis-Militares e as Ações Cívico-Sociais (ACISO), pois ambas influenciam comportamentos favoráveis da população civil.

19
Q

Operação de Resgate em Combate ou de Combate-SAR (C-SAR)

A

: Consiste na busca, localização, identificação e resgate de pessoal que esteja realizando sobrevivência ou evasão, que possua o treinamento e equipamento necessários para receber o apoio de tal tipo de missão e que esteja em ambiente hostil ou potencialmente hostil, no TO.

20
Q

Operação Ribeirinha (OpRib):

A

É aquela realizada com o propósito de obter e manter o controle de parte ou de toda uma Área Ribeirinha (ARib), ou para negá-la ao inimigo. Entende-se por Área Ribeirinha (ARib) a área interior compreendendo hidrovia fluvial ou lacustre e terreno, caracterizada por linhas de comunicações terrestres limitadas e pela existência de extensa superfície hídrica ou rede de hidrovias interiores.

21
Q

Operação Terrestre de Caráter Naval

A

: Operação desenvolvida em terra pelo Poder Naval no curso da campanha. Sua importância, no cenário atual, decorre principalmente da estreita interrelação entre o ambiente marítimo e as áreas litorâneas adjacentes e suas influências mútuas. Tais operações poderão ser defensivas ou ofensivas. As defensivas normalmente terão como efeito desejado a garantia da integridade de instalações navais ou outras áreas de interesse. As ofensivas visarão à conquista ou ocupação de área necessária ao prosseguimento da campanha.

22
Q

Operação Civil-Militar:

A

Busca estabelecer, manter influência ou capitalizar as interações e as relações de cooperação e coordenação entre as forças militares, a população civil e as autoridades, tendo como propósito facilitar a condução de outras operações e ações, bem como a conquista de objetivos militares. Diferencia-se das Ações Cívico-Sociais (ACISO), por ter sempre um propósito militar imediato e não ser meramente assistencialista. Pode envolver o emprego de forças militares em atividades e funções que são, normalmente, da responsabilidade do governo local, regional ou nacional. Podem ocorrer antes, durante ou depois de outras operações ou ações militares.

23
Q

Operação de Inteligência:

A

Conjunto de ações de busca que empregam técnicas operacionais e meios especializados, tendo como efeito desejado a obtenção de dados de interesse militar cujo conhecimento nos são negados. Requer planejamento detalhado e centralizado, assim como pessoal qualificado e adestrado para esse tipo de atividade. A tecnologia é bastante explorada na obtenção dos dados negados. Sensoriamento remoto, medidas de apoio à guerra eletrônica e Ações de Guerra Cibernética são alguns exemplos de seu emprego nas Operações de Inteligência.

24
Q

QUAIS AÇÕES TÍPICAS DAS OPERAÇÕES DE GUERRA NAVAL? (7)

A
  1. Ações de Superfície, Aéreas e de Submarinos
  2. Ações de Defesa Aeroespacial
  3. Ações de Guerra Eletrônica
  4. Ações de Guerra Acústica
  5. Ações de Defesa Nuclear, Biológica, Química…
  6. Ações de Guerra Cibernética
  7. Ações de Despistamento
25
Q

QUAIS ATIVIDADES DE EMPREGO LIMITADO DA FORÇA? (11)

A
  • Garantia dos Poderes Constitucionais:
  • Garantia da Lei e da Ordem:
  • Ações Contra Delitos Transfronteiriços e Ambientais:
  • Patrulha Naval:
  • Inspeção Naval:
  • Cooperação com Órgãos Federais:
  • Operações de Retomada e Resgate:
  • Segurança das Instalações Navais:
  • Operações de Paz:
  • Operação de Evacuação de Não Combatentes:
  • Segurança das Representações Diplomáticas:
26
Q

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PATRULHA NAVAL E INSPEÇÃO NAVAL?

A

NA PATRULHA NAVAL:Tem como efeitos desejados a garantia da soberania nacional e a implementação e fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos, em AJB e no alto-mar, respeitados os tratados, convenções e atos internacionais ratificados pelo Brasil.

NA INSPEÇÃO: Fiscalização da segurança do tráfego aquaviário, das normas e regulamentos dela decorrentes e dos atos e resoluções internacionais ratificados pelo Brasil, no que serefere exclusivamente à salvaguarda da vida humana e à segurança da navegação, e à prevenção da poluição ambiental.

27
Q

QUAIS AS ATIVIDADES BENIGNAS?

A
  1. Apoio à Política Externa
  2. OPERAÇÕES HUMANITÁRIAS
  3. ASSISTÊNCIA CÍVICO-SOCIAL
  4. OPERAÇÕES DE SOCORRO
  5. OPERAÇÃO DE SALVAMENTO
  6. DESATIVAÇÃO DE ARTEFATOS EXPLOSIVOS
    7; COOPERAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO NACIONAL
  7. COOPERAÇÃO COM DEFESA CIVIL
  8. Orientação e controle da Marinha Mercante:
  9. Provimento da segurança da navegação aquaviária:
  10. Contribuição para a formulação e a condução de políticas nacionais que digam respeito ao mar:
  11. Diplomacia preventiva:
28
Q

Cite três elementos do Poder Marítimo.

A

R.: Indústria Naval; Indústria de Pesca; Estaleiros, Portos, Terminais, Marinha Mercante…

29
Q

 Conceitue Poder Naval.

A

R.: O Poder Naval é o componente militar do Poder Marítimo.

30
Q

 Cite as características do Poder Naval.

A

R.: Mobilidade, Permanência, Versatilidade e Flexibilidade.

31
Q

 Cite as tarefas básicas do Poder Naval.

A

R.: Controlar Áreas Marítimas, Negar o uso do Mar ao inimigo, Projetar Poder sobre Terra e Contribuir para a Dissuasão.

32
Q

 Cite três Operações de Guerra Naval.

A

R.: Operação de Ataque, Antissubmarino, Bloqueio, Minagem e Contramedidas de Minagem, Anfíbia, Ribeirinha, Defesa de Porto…

33
Q

 Cite três ações típicas das Operações de Guerra Naval.

A

R.: Ação de Superfície, Aérea e de Submarino, Defesa Aeroespacial, de Guerra Eletrônica, de Guerra Acústica …

34
Q

 Cite três Operações enquadradas no conceito de Atividades de Emprego Limitado da Força.

A

R.: Garantia dos Poderes Constitucionais, Garantia da Lei e da Ordem, Patrulha Naval, Inspeção Naval, Operações de Retomada e Resgate, Operações de Paz, Evacuação de Não-combatentes …

35
Q

 Cite três Operações enquadradas no conceito de Atividades Benignas.

A

R.: Apoio à Política Externa, Humanitária, Ações Cívico-Sociais, Socorro, Salvamento, Orientação e controle da Marinha Mercante, Cooperação com a Defesa Civil …

36
Q

 Qual a diferença básica entre a Operação de Socorro e a Operação de Salvamento?

A

R.: A Operação de Socorro visa prestar auxílio a pessoas em perigo no mar. A Operação de Salvamento visa prestar auxílio a navios, aeronaves ou instalações, quando avariados ou sinistrados no mar.