Aula 03 Flashcards
CESPE - Consultor Legislativo (SEN)/Economia - Sistema Financeiro e Dívida Pública/2002
Com fundamento no Acordo da Basiléia, julgue o item abaixo.
O acordo foi assinado no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), por maioria absoluta de seus países membros.
Questão bem simples.
Os acordos da Basiléia foram assinados no âmbito do Comitê de Supervisão Bancária de Basiléia, organização internacional que congrega autoridades de supervisão bancária, visando a fortalecer a solidez dos sistemas financeiros, mantida pelo BIS.
GABARITO: ERRADO
CESPE - Consultor Legislativo (SEN)/Economia - Sistema Financeiro e Dívida Pública/2002
Com fundamento no Acordo da Basiléia, julgue o item abaixo.
Com a introdução das regras do acordo no Brasil, o risco operacional de uma instituição financeira passa a ser medido sobre o volume de recursos captados, de terceiros, e não mais sobre os tipos de aplicações feitas com o capital.
Como afirmado, o risco operacional é caracterizado como o risco presente nas operações ativas realizadas pelos bancos com seu capital próprio, por eles administrados. A questão tenta confundir o candidato afirmando o contrário, ou seja, que o risco operacional seria calculado com base no capital de terceiros, o que é incorreto.
GABARITO: ERRADO
CESGRANRIO - Analista do Banco Central do Brasil/Área 1/2009
No processo de regulação prudencial dos bancos, o requerimento mínimo de capital próprio
a) limita os empréstimos bancários às empresas com um mínimo de capital próprio.
b) limita o valor dos empréstimos de liquidez do Banco Central aos bancos comerciais.
c) cresce com o aumento do risco assumido pelas instituições financeiras.
d) estabelece mínimos para o valor das garantias oferecidas pelos credores das instituições financeiras.
e) estabelece um valor mínimo para o crédito concedido pelas instituições financeiras.
Aos itens:
a) Incorreto. O Acordo de Basileia estipula os bancos devem manter um mínimo de capital próprio em relação aos seus ativos em carteira. Ou seja, o requerimento aplica-se às instituições bancárias e não aos clientes.
b) Incorreto. Os empréstimos de liquidez são realizados diariamente pelo Bacen aos bancos, no mercado interbancário, e conhecidos como redesconto intraday. Não há relação desta operação com os Acordos de Basileia.
c) Correto. Vimos isto no decorrer da Aula. Quanto maior o risco da operação ativa realizada pelo banco, maior a necessidade de provisionar capital. Ou seja, o requerimento mínimo de capital próprio aumenta com a elevação do risco da operação.
d) Incorreto. A exigência de capital mínimo se refere às reservas de capital próprio que os bancos devem manter na realização de operações ativas.
e) Incorreto. A exigência de capital mínimo se refere às reservas de capital próprio que os bancos devem manter na realização de operações ativas.
GABARITO: LETRA C
CESGRANRIO - Profissional Básico (BNDES)/Economia/2009
Um aspecto importante da regulação prudencial dos bancos, consagrado no Acordo de Basileia, de 1988, é
a) controlar a composição dos passivos bancários, no sentido de diversificação das fontes de recursos.
b) garantir a liquidez do sistema bancário, através de depósitos compulsórios no Banco Central.
c) tornar o requisito mínimo de capital próprio proporcional ao risco ponderado das operações ativas dos bancos.
d) separar claramente as funções financeiras e monetárias dos bancos comerciais.
e) reduzir o risco das variações dos preços dos títulos através da eliminação das bolhas especulativas pelos Bancos Centrais.
Vejamos as alternativas, já considerando que o pressuposto básico de Basileia 1 foi a colocação de exigência de capital mínimo para as instituições financeiras, em função do grau de risco de suas operações ativas.
a) Não há controles de passivos, mas sim da provisão de capitais de acordo com o risco da operação ativa executada pela instituição bancária.
b) Mesma explicação feita no item anterior.
c) Correto. Conforme mencionado no decorrer da Aula, a Resolução no 2.099 pelo Banco Central do Brasil estabeleceu que as instituições autorizadas a operar no mercado brasileiro deveriam constituir o Patrimônio Líquido Exigido (PLE) em um valor igual à no mínimo 8% de seus ativos ponderados por fatores de risco (situados entre 0% e 300%), idêntico ao preconizado pelo BIS. Em novembro de 1997 esse índice foi alterado para 11%, por meio da Circular no 2.784.
d) Este não é um dos aspectos importantes de Basileia 1.
e) Este não é um dos aspectos importantes de Basileia 1. GABARITO: LETRA C
CESPE - Procurador do Banco Central do Brasil/2013/
No que se refere às recomendações internacionais em matéria de supervisão bancária (core principles for effective banking supervision), do BIS (Bank for International Settlements), assinale a opção correta.
a) Os reguladores devem destinar o mesmo grau de atenção a todas as instituições financeiras, independentemente da importância sistêmica e da complexidade da instituição, bem como do risco que oferece.
b) A governança corporativa dos bancos não é contemplada nessas recomendações.
c) Os princípios fundamentais em que se amparam as referidas recomendações foram revistos em 2006, mas ainda não foram atualizados e revisados após a crise financeira mundial iniciada em 2008.
d) O principal objetivo dessas recomendações é a promoção da segurança e da solidez dos bancos e do sistema bancário.
e) Um dos objetivos da supervisão bancária é evitar, em qualquer hipótese, a falência de instituições financeiras.
Os Princípios Fundamentais têm sido usados pelos países como um padrão de referência para avaliar a qualidade de seus sistemas supervisores e para identificar o trabalho que deve ser realizado futuramente para que se atinja um nível que sirva como base para práticas sólidas de supervisão. Com base neste conceito, vejamos as alternativas:
a) A importância sistêmica da instituição financeira enseja maior esforço regulatório
b) A governança corporativa é uma das recomendações do
documento, pois adequação e as propriedades dos membros do
Conselho e da alta administração, seus planos estratégicos e
operacionais, controles internos e gerenciamento de riscos, e sua condição financeira projetada, incluindo a sua estrutura de capital é condição necessária para o exercício regular das instituições.
c) Os princípios foram atualizados após a crise de 2007/2008, mais precisamente em setembro de 2012.
d) Item correto. Como informado acima, o principal objetivo dessas recomendações é a promoção da segurança e da solidez dos bancos e do sistema bancário.
e) A eventual falência das instituições financeiras é um risco que, mesmo sendo minimizado, não é evitado em qualquer hipótese.
GABARITO: LETRA D
CESPE - Analista do Banco Central do Brasil/Área 3 - Política Econômica e Monetária/2013/
Acerca do Sistema Financeiro Nacional e do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), julgue o item subsecutivo.
O Acordo de Basileia apresentou os objetivos de reforçar a solidez e a estabilidade do sistema bancário internacional e minimizar as desigualdades competitivas entre os bancos internacionalmente ativos. No Brasil, devido à implantação desse acordo, foram introduzidas as exigências de capital mínimo para as instituições financeiras, em função do risco de suas operações ativas.
Questão direta.
O Acordo de Capital de Basileia foi um acordo firmado em 1988, cujo objetivo foi criar exigências mínimas de capital, que devem ser respeitadas por bancos comerciais, como precaução contra o risco de crédito.
Atualmente está em implantação o Acordo de Basileia III, com destaque para a reformulação da estrutura de capital das instituições financeiras, visando à ampliação da resiliência e solidez dos bancos.
Portanto, em função do Acordo de Basileia foram introduzidas as exigências de capital mínimo para as instituições financeiras, em função do risco de suas operações ativas, com o objetivo de controlar a alavancagem dos bancos (índice que mede o quanto das operações ativas das instituições financeiras são realizadas com recursos de terceiros).
GABARITO: CERTO
CESPE - Analista do Banco Central do Brasil/Área 4 - Contabilidade e Finanças/2013/
Julgue o item que se segue, relativo à regulamentação prudencial.
Amparada nos princípios do acordo de Basileia, a autoridade supervisora pode exigir que os bancos operem acima do capital mínimo estabelecido no referido acordo.
Um dos postulados básicos do Acordo de Basileia é a exigência de capital mínimo para prevenir riscos oriundos das operações ativas das instituições financeiras.
O Acordo foi assinado por muitos países e reflete uma realidade mundial. Desta forma, a critério da autoridade bancária supervisora de cada pais, é possível elevar a exigência mínima de capital, a fim de adequar à realidade local.
GABARITO: CERTO
CESPE - Analista do Banco Central do Brasil/Área 4 -
Contabilidade e Finanças/2013/
Julgue o item que se segue, relativo à regulamentação prudencial.
Para fins de apuração do patrimônio de referência exigido, o fator de ponderação de risco dos instrumentos cambiais é de 50%.
Esta questão é complementar, pois cobra um conhecimento além do solicitado pelo Edital. No entanto, como foi citado o fator de ponderação de risco, podemos analisá-la.
O Patrimônio de Referência Exigido tem como finalidade a verificação do cumprimento dos limites operacionais das instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, exceto as sociedades de crédito ao microempreendedor.
É composto por itens relacionados aos riscos de crédito, de câmbio, de taxa de juros, de commodities, de ações e operacional, cuja expressão tem a seguinte forma:
PRE = PEPR + PCAM + PJUR + PCOM + PACS + POPR
Vimos no decorrer da Aula que, com o advento de Basileia 1, o fator era de 20%, o que já tornaria incorreta a questão.
No entanto, este valor foi atualizado pela Circular Bacen 3.644, adequando a regulação prudencial à Basileia 3. Atualmente, o fator de ponderação de risco dos instrumentos cambiais é de 0%.
GABARITO: ERRADO