Aula 01 - Sistema Multilateral de Comércio Flashcards
A normativa da OMC não admite a utilização de restrições quantitativas?
ERRADO! Regra Geral = Promibido
Admite em duas exceções:
1. Em virtude de desquilíbrios no Balanço de Pagamentos (NÃO É BALANÇA COMERCIAL NÃO!!)
2. Admite-se imposição de medidas salvaguardas na forma de restrições quantitativas.
Quais as formas de restrições quantitativas?
Cota tarifária = Acima de um tanto X de produtos, os demais terão alíquota maior
Cota não tarifária = Só entra no país um tanto X de produtos.
Qual o objetivo da rodada Doha?
(Não tem como objetivo definir mecanismos)
Promover condições para a participação dos países em desenvolvimento no crescimento do comércio internacional em níveis compatíveis com suas necessidades de desenvolvimento econômico.
Colocar os interesses dos países em desenvolvimento no centro das discussões
Qualquer das partes tem direito a apelar das conclusões do Relatório Final emitido pelo Painel constituído para analisar a controvérsia, sendo a decisão do Órgão de Apelação irrecorrível e sua implementação obrigatória para a parte que tenha perdido a causa.
Qualquer uma das partes (até a parte vencedora) poderá apelar das conclusões do relatório final emitido pelo painel. O recurso se dirige ao Órgão de Apelação, cuja decisão é obrigatória e irrecorrível
O atual Órgão de Solução de Controvérsias (OSC) originou-se apenas com a criação da OMC. Em 1947, com a celebração do GATT, foi criado um procedimento de solução de controvérsias, o qual, todavia, não contava com um OSC.
Quais os 4 princípios da OMC?
Nação mais favorecida
Tratamento nacional
Transparência
Eliminação das restrições quantitativas
Quais os argumentos utilizados para embasar a inserção de regras sobre defesa da concorrência na OMC?
Como parte de uma estratégia de acesso a mercados, já que práticas anti-competitivas impedem empresas de um país de entrarem em outros mercados.
Para evitar conflitos de legislação e jurisdição entre países.
Para aumentar a eficácia e a coerência das leis de concorrência nos países que já as possuem.
Para fortalecer o sistema de comércio internacional.
Ações retaliatórias dos países-membros em resposta a barreiras comerciais consideradas injustas são permitidas pela OMC desde que por ela sancionadas.
Caso o membro “perdedor” da disputa não cumpra as recomendações efetuadas, poderão ser autorizadas pela OMC retaliações comerciais, as quais serão aplicadas na forma de suspensão de concessões.
As retaliações serão aplicadas, preferencialmente, no mesmo setor. Caso isso não seja suficiente para reparar o prejuízo causado, será autorizada a imposição de retaliações em outro setor dentro do mesmo acordo. Se isso ainda não for suficiente, poderá ser autorizada a “retaliação cruzada”, que afetará outros acordos
As atribuições do órgão de solução de controvérsias, no âmbito da OMC, incluem a criação de painéis, a adoção do relatório do painel, o acompanhamento da implementação das recomendações sugeridas pelo relatório do painel, bem como a autorização da imposição de sanções aos Estados que não se adequarem ao relatório.
Quem atua como Órgão de Solução de Controvérsias é o Conselho Geral.
Criação de painéis
Adoção do relatório do painel
Adoção do relatório do Órgão de Apelação
Acompanhamento da implementação das recomendações.
Qual o quórum de votação para pedidos de derrogação temporária de obrigações?
3/4
Qual o quórum de votação para interpretação vinculante (erga omnes)?
3/4
Qual o quórum de votação para modificação dos tratados?
2/3
Qual o quórum de votação para adesão de novos membros?
2/3
As decisões do Órgão de Solução de Controvérsias, uma vez acatado e circulado entre as partes litigantes o Relatório de um painel, são irrecorríveis.
Somente é possível o recurso ao Órgão de Apelação antes da adoção do relatório do painel pelo Órgão de Apelação, aos moldes do que prevê o art. 16.4 do ESC. Caso o relatório do Painel seja adotado pelo OSC, tornar-se-á obrigatório e irrecorrível para as partes litigantes. Partimos, então, para a fase de implementação.
Qualquer uma das partes litigantes poderá recorrer ao Órgão de Apelação contra o relatório final do Painel. Não é, assim, o descumprimento de uma decisão do OSC que ensejará o recurso ao Órgão de Apelação. Ao contrário, caso o OSC adote o relatório do grupo especial, este se tornará irrecorrível.
A partir de quando foi adotada a cláusula de habilitação?
A partir da rodada Tóquio