ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO: DESPESAS PÚBLICAS Flashcards
O que é despesa pública?
Despesa pública é o conjunto de gastos realizados pelo poder público para a consecução de suas atividades, sempre com foco na satisfação das necessidades públicas.
Quais são os pressupostos para a realização de qualquer despesa pública?
É pressuposto de toda e qualquer despesa não apenas a indicação da fonte de financiamento – e, assim, da receita que lhe fará frente –, mas também, de autorização do Poder Legislativo.
O que são créditos adicionais?
Os créditos adicionais são autorizações de despesas não computadas no orçamento ou dotadas de forma insuficiente – o que significa dizer que a despesa se revelou maior do que prevista inicialmente.
Quais são as espécies de créditos adicionais?
- Créditos suplementares;
- Créditos especiais;
- Créditos extraordinários.
O que são créditos suplementares?
Os créditos suplementares caracterizam-se por serem destinados ao reforço da dotação orçamentária já existente, ou seja, houve previsão da despesa no orçamento, mas, no curso da execução orçamentária, provou-se que a referida previsão seria insuficiente para realizar todas as despesas necessárias.
O que são créditos especiais?
Os créditos especiais caracterizam-se por serem destinados a suprir determinada despesa pública sem que houvesse prévia autorização orçamentária para sua realização e destituída de urgência.
O que são créditos extraordinários?
Os créditos extraordinários caracterizam-se por serem destinados a suprir determinada despesa, de caráter urgente, oriunda de guerra, de comoção interna ou de calamidade pública, sem que houvesse prévia autorização orçamentária para sua realização.
Admite-se, nesta situação, o encaminhamento ao Poder Legislativo por meio de medida provisória, o que não se admite nas hipóteses de crédito especial.
Uma despesa pública – de caráter urgente, mas que não se adeque aos pressupostos fáticos da concessão de crédito extraordinário (guerra, comoção interna ou calamidade pública) pode ser autorizada por meio de medida provisória?
Não. De acordo com o STF, uma despesa que seja urgente, mas que não esteja relacionada com as motivações constitucionais (guerra, calamidade pública ou comoção interna) não pode ser objeto de autorização via crédito extraordinário e, consequentemente, por medida provisória.
O que são despesas correntes?
As despesas correntes são aquelas resultantes da manutenção das atividades próprias do Estado, tais como o custeio da estrutura administrativa. A realização desse tipo de despesa não gera o aumento do patrimônio do Estado, apenas contribui para sua continuidade.
Quais são as espécies de despesas correntes?
- Despesas de custeio; e,
* Transferências correntes.
O que são despesas de capital?
As despesas de capital são aquelas cujo resultado será o aumento do patrimônio público e, assim, da capacidade produtiva como um todo. Não se trata, pois, de simplesmente assegurar a manutenção de uma estrutura já existente, mas sim de incrementar positivamente essa mesma estrutura.
Quais são as espécies de despesa de capital?
Estão compreendidas como despesa de capital:
• os investimentos;
• as inversões financeiras; e,
• as transferências de capital.
O que são investimentos, enquanto espécie de despesa de capital?
Investimentos são as dotações para o planejamento e a execução de obras, inclusive as destinadas à aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, bem como para os programas especiais de trabalho, aquisição de instalações, equipamentos e material permanente e constituição ou aumento do capital de empresas que não sejam de caráter comercial ou financeiro.
O que são inversões financeiras?
Inversões financeiras são as dotações destinadas a:
• aquisição de imóveis, ou de bens de capital já em utilização;
• aquisição de títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espécie, já constituídas, quando a operação não importe aumento do capital;
• constituição ou aumento do capital de entidades ou empresas que visem a objetivos comerciais ou financeiros, inclusive operações bancárias ou de seguros.
Qual a distinção entre as despesas de capital, investimentos e inversões financeiras?
- Estar-se-á diante de um investimento nos casos em que há o efetivo aumento do produto interno bruto (PIB), pois se trata de construir ou adquirir novos bens que não integravam a economia.
- Já no caso das inversões financeiras, o bem ou imóvel já estava em utilização, o que representa a manutenção do PIB, a despeito do aumento do patrimônio do ente.
O que são transferências de capital?
São transferências de capital as dotações para investimentos ou inversões financeiras que outras pessoas de direito público ou privado devam realizar, independentemente de contraprestação direta em bens ou serviços, constituindo essas transferências auxílios ou contribuições, segundo derivem diretamente da Lei de Orçamento ou de lei especialmente anterior, bem como as dotações para amortização da dívida pública.
Como classificam-se as despesas públicas quanto à origem?
As despesas públicas podem ser:
• Orçamentárias ou
• Extraorçamentárias.
O que são despesas extraorçamentárias?
Trata-se da despesa que não consta do orçamento ou em seus créditos adicionais. São valores com os quais o gestor não pode contar para fazer face aos gastos públicos no seu exercício financeiro.
Exemplo: depósito, cauções, restos a pagar, ou quaisquer valores que sejam transitórios.
Qual a natureza jurídica da operação de antecipação de receitas orçamentárias?
- A antecipação de receita orçamentária (ARO), empréstimo que se toma para pagar dentro do mesmo exercício financeiro, é um exemplo clássico de receita extraorçamentária.
- Ele não é uma receita que se soma ao orçamento, mas apenas uma antecipação da receita para suprir um déficit financeiro.
Qual a natureza jurídica da amortização da dívida principal da operação de antecipação de receita? E dos juros sobre ela incidente?
Enquanto a amortização da dívida principal da operação de antecipação de receita orçamentária é uma despesa extraorçamentária, o pagamento dos seus juros é uma despesa orçamentária.
Como classificam-se as despesas públicas quanto à regularidade?
As despesas públicas podem ser:
• Ordinárias; ou
• Extraordinárias.
O que são despesas ordinárias?
São ordinárias aquelas despesas que comumente ocorrem, voltadas às necessidades públicas estáveis, permanentes e periódicas, como as despesas de manutenção da máquina, aí incluídas as despesas de pessoal, materiais de consumo etc. (despesas rotineiras).
O que são despesas extraordinárias?
As extraordinárias são as despesas que objetivam satisfazer necessidades públicas acidentais, realizadas em situações imprevisíveis, o que demanda, em contrapartida, uma receita extraordinária (não há regularidade em sua verificação).
O que são e quais são as despesas públicas obrigatórias e vinculadas, de acordo com a CRFB?
São as despesas públicas para as quais o constituinte indicou um percentual mínimo a ser despendido. Ocorrem em apenas duas áreas:
- Saúde; e,
- Educação.