ATIVIDADE 3 DE FIXAÇÃO DESENV. I Flashcards

1
Q

Qual a diferença de gêmeos monozigóticos para gêmeos dizigóticos?

A
  • Gêmeos monozigóticos, também são conhecidos como gêmeos idênticos, isso porque se desenvolvem a partir de um único óvulo fertilizado que se divide em dois embriões separados.
  • Gêmeos dizigóticos, são também conhecidos como gêmeos fraternos, isso porque se desenvolvem a partir de dois óvulos fertilizados por dois espermatozóides diferentes.
  • Portanto, gêmeos idênticos (monozigóticos) partilham do mesmo material genético, já os fraternos (dizigóticos) não.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quem determina o sexo do bebê: pai ou a mãe? Explique brevemente.

A

Quem determina o sexo do bebê é o pai. A mãe sempre irá fornecer o cromossomo X, já o pai pode tanto oferecer o cromossomo X quanto o Y.
Com isso, pode ter como resultado 1 X da mãe + 1 X do pai = menina ou 1 X da mãe + 1 Y do pai = menino.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Explique o que é epigênese.

A

Epigênese (significa “sobre ou acima do genoma”) é um mecanismo que ativa ou desativa os genes e determina funções das células, refere-se moléculas químicas (ou “marcadores”) ligadas a um gene que alteram o modo como a célula “lê” o DNA dele.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Sabemos que os genes de uma pessoa não é o suficiente para expressão de comportamentos de uma pessoa. Explique o que é a correlação genótipo-ambiente.

A

Tendência de certas influências genéticas e ambientais a se reforçarem mutuamente; pode ser passiva, reativa (evocativa) ou ativa. Também chamada de covariância genótipo-ambiente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Escolha dois meses do período pré-natal e descreva-os.

A
  • 8º mês: O feto de 8 meses tem entre 45 e 50 centímetros de comprimento e pesa de 2,5 a 3 quilos. Sua moradia está ficando apertada e, portanto, seus movimentos tornam-se mais limitados. Durante este mês e no próximo, desenvolve-se uma camada de gordura sobre o corpo do feto, a qual lhe permitirá ajustar-se às temperaturas variáveis fora do útero.
  • 9º mês: Por volta de uma semana antes do nascimento, o feto para de crescer, tendo alcançado um peso médio de aproximadamente 3,5 quilos e um comprimento em torno de 50 centímetros; os meninos geralmente são um pouco maiores. Camadas de gordura continuam a se formar, os sistemas de órgãos estão operando com mais eficiência, o ritmo cardíaco aumenta e mais dejetos são expelidos através do cordão umbilical. A cor avermelhada da pele vai desaparecendo. Ao nascer, terá permanecido no útero por cerca de 266 dias, embora a idade gestacional geralmente seja estimada em 280 dias, pois a maioria dos médicos registra o início da gravidez a partir do último período menstrual da mãe.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Quais são as principais influências em relação à mãe no período pré-natal?

A

Como o ambiente pré-natal é o corpo da mãe, praticamente tudo o que influencia seu bem-estar, da dieta ao humor, pode alterar o ambiente do feto e afetar seu crescimento.
1. Teratógeno é um agente ambiental, como, por exemplo, vírus, drogas ou radiações, que pode interferir com o desenvolvimento pré-natal normal.
2. Nutrição e peso da mãe Mulheres grávidas precisam de 300 a 500 calorias adicionais por dia, incluindo proteína extra. Mulheres com peso e constituição física normal que ganham entre 7 e 18 quilos têm menor probabilidade de apresentar complicações no nascimento ou de gerar bebês cujo peso ao nascer seja perigosamente baixo ou excessivamente alto. Um ganho excessivo ou insuficiente de peso pode ser perigoso.
3. Desnutrição A desnutrição é um problema global, causado por fatores como pobreza, conflitos e mudança climática (World Health Organization, 2018c).
4. Atividade física e trabalho Exercícios moderados a qualquer momento da gravidez não parecem pôr em risco os fetos de mulheres saudáveis.
5. Consumo de drogas Praticamente tudo o que uma gestante ingere chega até o útero. Drogas podem atravessar a placenta, assim como o oxigênio, o dióxido de carbono e a água o fazem. A vulnerabilidade é maior nos primeiros meses de gestação, quando o desenvolvimento é mais rápido.
6. Doenças maternas Tanto a futura mãe quanto o futuro pai deveriam prevenir-se contra todas as infecções – resfriados comuns, gripes, infecções no trato urinário e no canal vaginal, bem como as doenças sexualmente transmissíveis.
7. Ansiedade, estresse e depressão materna Alguma tensão e preocupação durante a gravidez é normal e não necessariamente aumenta os riscos de complicações no nascimento como, por exemplo, o baixo peso (Littleton, Breitkopf, & Berenson, 2006).
8. Idade materna As taxas de nascimento de mulheres norte-americanas que dão à luz na faixa dos trinta e dos quarenta anos estão em seus níveis mais altos desde a década de 1960, em parte devido aos tratamentos de fertilidade – um exemplo de influência regulada pela história (Martin et al., 2010).
9. Ameaças ambientais externas O desenvolvimento pré-natal também pode ser afetado por poluição do ar, substâncias químicas, radiação, extremos de calor e umidade e outras ameaças ambientais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais são as etapas do parto? (cap. 4)

A

O trabalho de parto ocorre em três etapas sobrepostas: 1. O bebê se posiciona; 2. O bebê começa a emergir; 3. A placenta é expelida.

  • Estágio 1: A dilatação do colo do útero (cérvix), geralmente é a mais longa, durando de 12 a 14 horas para a mulher que tem seu primeiro filho, mas tende a ser mais curta em partos posteriores. Durante essa etapa, contrações uterinas regulares (com 15-20 minutos de intervalo entre uma e outra), e cada vez mais frequentes, causam a dilatação ou alargamento da cérvix em preparação para o parto. Perto do fim da primeira etapa, as contrações ocorrem a cada 2 a 5 minutos. Essa etapa dura até a cérvix estar completamente aberta (10 cm) para que o bebê possa descer para o canal vaginal.
  • Estágio 2: A descida e nascimento do bebê, normalmente dura até 1h a 2h. Ela tem início quando a cabeça do bebê começa a se deslocar pela cérvix em direção ao canal vaginal, e termina quando o bebê emerge por completo do corpo da mãe. No final dessa etapa nasce o bebê; mas ele ainda está ligado à placenta no corpo da mãe pelo cordão umbilical, que deve ser cortado e grampeado.
  • Estágio 3: A expulsão da placenta, dura de 10 minutos a 1 hora. Durante essa etapa, a placenta e o restante do cordão umbilical são expelidos do corpo da mãe.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly