Assessoria de Imprensa nos EUA e na Europa Flashcards
As raízes das assessorias de relações públicas e imprensa nos EUA surgiram nas últimas décadas do século XIX como resultado de três fatores principais:
- Espaço conquistado pelos agentes de imprensa.
- Intensificação das campanhas políticas
- Utilização de redatores de publicidade pelo empresariado.
Cenário: mudanças subseqüentes da Revolução Industrial.
Marcos iniciais:
- Campanha do Circo Barnum, após a Guerra Civil (1861-1865), para promover seus artistas e espetáculos.
- Campanha de Ivy Lee para tornar favorável o trato da imprensa no violento desastre da Pennsylvannia Railroad (1906)
- 1920 – Edward Bernays populariza o termo assessoria de relações públicas, que se opunha ao antigo “agente de imprensa”
Reação ao muckraking journalism
A maior aceitação das assessorias de relações públicas deve-se em parte à expansão da
prática do jornalismo de denúncias de corrupção administrativa, jornalismo sensacionalista. Os meios empresariais sentem-se ameaçados e partem para o combate.
A propaganda, as relações públicas e as assessorias de imprensa tornaram-se ao longo dos anos uma verdadeira obsessão do americano. Nada se faz nos EUA sem assessoria.
Conluio entre imprensa, governo, corporações:
Desde os anos 60 – é como se a mídia estivesse abdicando de seu direito de fazer um trabalho investigativo, valendo-se mais e mais dos pronunciamentos e dos press releases distribuídos pelas assessorias.
O que são Relações Públicas segundo a PRSA (Public Relations Society of America)?
Relações públicas são uma atividade que ajuda uma organização e seu público a se adaptarem mutuamente.’ Aí estão implicadas as funções essenciais de pesquisa, planejamento, diálogo e mediação, entre outras.” Portanto, de acordo com a PRSA, as relações públicas são uma atividade que busca promover a adaptação mútua entre uma organização e seu público, envolvendo funções como pesquisa, planejamento, diálogo e mediação.
Como as assessorias de imprensa são tratadas nos EUA?
O autor destaca que nenhum país acredita e aposta tanto quanto os Estados Unidos na utilização dos meios de comunicação em benefício do público, de suas instituições políticas, sociais, educacionais, filantrópicas, comunitárias, de suas indústrias e seus negócios, e que nenhum país confia tanto nas assessorias de imprensa e delas obtém tanto retorno.
Funções principais da Assessoria de Imprensa na Eupopa
(considerada RP e não Assessoria de Imprensa)
- Estabelecer e manter contato com os jornalistas informando-os sobre as atividades de uma organização.
- Controlar e analisar a informação veiculada e ecolher o que vai sendo publicado.
- Preparação de sínteses sobre a instituição, sua história, objetivos, política de desenvolvimento, estrutura organizacional, posição que ocupa em seu setor, etc.
- Deverá dispor de relatórios, publicações e outros dados relevantes para os jornalistas, bem como de fotografia em cores e em preto e branco legendadas, material audiovisual etc.
- Deve promover as ações da própria organização e adaptar a informação que o jornalista deseja ao que a empresa pretende transmitir.
- Redigir os comunicados de imprensa e toda a informação a ser veiculada.
- Organizar os diversos arquivos de imprensa e participar na elaboração de estratégias de comunicação da organização em todos os níveis em que ela opera.