AROMA (avaliação sensorial) Flashcards
Qual das seguintes opções NÃO é geralmente considerada um componente do aroma do café?
a) Notas florais.
b) Aromas frutados.
c) Fragrâncias de especiarias.
d) Sensações de corpo.
e) Aromas de nozes.
d) Sensações de corpo.
Explicação: “Sensações de corpo” não são um componente do aroma do café. O corpo refere-se à sensação tátil do café na boca, como a viscosidade e a riqueza, e não tem relação direta com o aroma. As outras opções - notas florais (a), aromas frutados (b), fragrâncias de especiarias (c) e aromas de nozes (e) - são todas componentes comuns e reconhecidos do aroma do café.
“O aroma de um café pode fornecer pistas sobre sua origem geográfica.” Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro.
Explicação: O aroma de um café pode, de fato, fornecer pistas importantes sobre sua origem geográfica. Diferentes regiões de cultivo de café produzem grãos com perfis aromáticos distintos devido às variações climáticas, do solo, da altitude e das práticas de cultivo. Por exemplo, cafés da Etiópia são conhecidos por seus aromas florais e frutados, enquanto cafés da América Latina podem ter aromas de nozes e chocolate.
Qual dos seguintes aromas é menos comum em cafés com torra clara?
a) Notas cítricas.
b) Aromas florais.
c) Fragrâncias de frutas vermelhas.
d) Aromas de chocolate amargo.
e) Aromas herbais.
d) Aromas de chocolate amargo.
Explicação: Aromas de chocolate amargo são menos comuns em cafés com torra clara. Estes tendem a se desenvolver em torras mais escuras, onde os sabores mais doces e sutis são substituídos por notas mais ricas e intensas, como chocolate e caramelo. Cafés com torra clara geralmente têm notas mais pronunciadas de acidez e frescor, como cítricos (a), florais (b), frutas vermelhas (c) e herbais (e).
“Aromas de tabaco em um café são sempre indicativos de uma torra excessivamente escura.” Verdadeiro ou Falso?
Falso.
Explicação: Aromas de tabaco em um café não são necessariamente indicativos de uma torra excessivamente escura. Embora certos aromas mais intensos e “terrosos”, como o de tabaco, possam ser mais proeminentes em torras mais escuras, eles também podem ser características naturais de alguns tipos de grãos de café, independentemente do nível de torra. Estes aromas podem ser influenciados pela origem do café, tipo de grão e processo de secagem.
Qual aroma no café é frequentemente associado a uma fermentação inadequada dos grãos?
a) Aromas cítricos.
b) Fragrância de flores.
c) Aroma de frutas maduras.
d) Aroma de mofo ou bolor.
e) Aroma de nozes torradas.
d) Aroma de mofo ou bolor.
Explicação: O aroma de mofo ou bolor em um café é frequentemente associado a uma fermentação inadequada dos grãos. Esse tipo de defeito ocorre quando os grãos são expostos a condições de umidade excessiva ou a processos de fermentação mal controlados, resultando em crescimento de fungos e bactérias, que produzem um aroma de mofo ou bolor, considerado indesejável.
“Aromas frutados em cafés são exclusivamente resultado de aditivos artificiais.” Verdadeiro ou Falso?
Falso.
Explicação: Aromas frutados em cafés não são necessariamente resultado de aditivos artificiais. Na verdade, muitos cafés de alta qualidade, especialmente os de origem única, naturalmente possuem aromas frutados devido às variedades específicas de grãos de café, às condições de cultivo e aos métodos de processamento. Esses aromas podem variar de frutas cítricas a frutas vermelhas, dependendo do café.
Qual dos seguintes fatores NÃO afeta o aroma do café?
a) Método de processamento do grão.
b) Condições de armazenamento do café torrado.
c) Tipo de água usada no preparo.
d) Altitude de cultivo do café.
e) Tipo de embalagem usada para o produto final.
e) Tipo de embalagem usada para o produto final.
Explicação: O tipo de embalagem usada para o produto final, embora importante para manter a frescura do café, não tem um impacto direto no aroma desenvolvido durante o cultivo, processamento e torra do café. Os outros fatores listados - método de processamento do grão (a), condições de armazenamento do café torrado (b), tipo de água usada no preparo (c) e altitude de cultivo do café (d) - podem todos ter impactos significativos no aroma do café.
Afirmação: “O aroma de um café não é afetado pelo método de preparo escolhido.” Verdadeiro ou Falso?
Falso.
Explicação: O método de preparo escolhido pode ter um impacto significativo no aroma do café. Diferentes métodos de preparo, como espresso, filtrado, prensa francesa ou percolador, extraem compostos aromáticos de maneiras distintas, influenciando a intensidade e o perfil do aroma do café. Por exemplo, métodos como a prensa francesa tendem a produzir um café com aromas mais intensos e encorpados, enquanto métodos de filtragem podem ressaltar aromas mais sutis e complexos.
Qual aroma é menos provável de ser encontrado em um café com defeitos devido ao armazenamento inadequado?
a) Aroma de mofo ou bolor.
b) Aroma de papel ou cartão.
c) Aroma de frutas maduras.
d) Aroma de grãos verdes.
e) Aroma de nozes rançosas.
c) Aroma de frutas maduras.
Explicação: Aroma de frutas maduras é menos provável de ser encontrado em um café com defeitos devido ao armazenamento inadequado. Enquanto aromas de mofo ou bolor (a), papel ou cartão (b), grãos verdes (d) e nozes rançosas (e) podem ser indicativos de problemas como umidade excessiva, oxidação ou armazenamento em condições inadequadas, o aroma de frutas maduras é geralmente um traço desejável, resultante da variedade do café e do seu processamento adequado, e não é afetado negativamente pelo armazenamento.
Afirmação: “Aromas de caramelo e chocolate no café só podem ser obtidos através de adições artificiais de sabor.” Verdadeiro ou Falso?
Falso.
Explicação: Aromas de caramelo e chocolate no café não necessitam de adições artificiais de sabor. Eles são frequentemente resultados naturais do processo de torra dos grãos de café. Durante a torra, os açúcares naturais nos grãos de café caramelizam, o que pode levar ao desenvolvimento de aromas de caramelo, enquanto os compostos de Maillard contribuem para aromas de chocolate. Esses aromas são características desejáveis e naturais em muitos cafés, especialmente aqueles com torras médias a escuras.
Qual destes não é um fator que contribui para a presença de aromas herbais em um café?
a) Variedade do café.
b) Método de secagem dos grãos.
c) Altitude de cultivo.
d) Tipo de embalagem para transporte.
e) Processamento do grão.
d) Tipo de embalagem para transporte.
Explicação: O tipo de embalagem usado para o transporte do café não é um fator que contribui diretamente para a presença de aromas herbais no café. Tais aromas são mais influenciados pela variedade do café (a), o método de secagem dos grãos (b), a altitude de cultivo (c) e o processamento do grão (e). Estes fatores afetam o desenvolvimento dos compostos aromáticos nos grãos de café, enquanto a embalagem para transporte tem mais a ver com a preservação da qualidade e frescor do café após sua torra e processamento.
“Aromas de especiarias como cravo e canela em um café são indicativos de que essas especiarias foram adicionadas durante o processo de torra.” Verdadeiro ou Falso?
Falso.
Explicação: Aromas de especiarias como cravo e canela em um café não necessariamente indicam que essas especiarias foram adicionadas durante o processo de torra. Esses aromas podem ser características naturais de certos tipos de grãos de café e são influenciados pela origem, variedade do grão, condições de cultivo e processo de torra. Alguns grãos de café desenvolvem complexos perfis aromáticos que incluem notas especiadas, sem a necessidade de aditivos.
Qual das seguintes características não está normalmente associada ao aumento do aroma floral em um café?
a) Torra clara.
b) Cultivo em altitudes elevadas.
c) Processamento por via úmida.
d) Armazenamento em locais úmidos.
e) Variedades de café arábica.
d) Armazenamento em locais úmidos.
Explicação: Armazenar café em locais úmidos não está associado ao aumento do aroma floral, e, na verdade, pode prejudicar a qualidade e o aroma do café. Torra clara (a), cultivo em altitudes elevadas (b), processamento por via úmida (c) e variedades de café arábica (e) são todos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de aromas florais no café, pois preservam ou destacam os compostos aromáticos delicados presentes nos grãos.
“O aroma de um café não pode indicar a presença de defeitos durante o processo de cultivo ou colheita.” Verdadeiro ou Falso?
Falso.
Explicação: O aroma de um café pode, de fato, indicar a presença de defeitos durante o processo de cultivo ou colheita. Aromas como mofo, bolor, fermentação inadequada ou grãos verdes podem sinalizar problemas ocorridos em qualquer estágio, desde o cultivo até a colheita e processamento dos grãos. Esses aromas indesejáveis são indicativos de questões de qualidade que podem afetar negativamente a experiência sensorial do café.
Qual dos seguintes fatores é menos provável de influenciar o aroma de chocolate em um café?
a) Tipo de solo em que o café é cultivado.
b) Nível de torra dos grãos de café.
c) Método de preparo do café.
d) Tempo de armazenamento do café torrado.
e) Tipo de moinho usado para moer o café.
e) Tipo de moinho usado para moer o café.
Explicação: O tipo de moinho usado para moer o café é o fator menos provável de influenciar o aroma de chocolate em um café. Aromas como chocolate são mais afetados pelo tipo de solo (a), nível de torra (b), método de preparo (c) e tempo de armazenamento (d). Esses fatores podem impactar a formação de compostos aromáticos durante o cultivo, torra e preparo. O moinho influencia mais a consistência da moagem, o que afeta a extração, mas não o desenvolvimento de aromas específicos como chocolate.
“Aromas de fumaça em um café são sempre um sinal de torra excessiva.” Verdadeiro ou Falso?
Falso.
Explicação: Embora aromas de fumaça em um café possam frequentemente ser um sinal de torra excessiva, eles não são sempre indicativos disso. Em alguns casos, o aroma de fumaça pode ser uma característica desejável e intencional, particularmente em cafés que passam por um processo de secagem onde são expostos à fumaça, como é o caso de alguns cafés tradicionais. Além disso, certas variedades de café podem naturalmente desenvolver um leve aroma de fumaça devido às suas características únicas.
Qual dos seguintes não é um aroma típico encontrado em cafés com defeito devido à superextração durante o preparo?
a) Amargor excessivo.
b) Aromas queimados.
c) Aromas herbais.
d) Aromas de mofo ou bolor.
e) Aromas adstringentes.
d) Aromas de mofo ou bolor.
Explicação: Aromas de mofo ou bolor em um café não são tipicamente resultantes da superextração durante o preparo. Eles são mais comumente associados a problemas de armazenamento ou processamento dos grãos de café, como umidade excessiva ou contaminação. Por outro lado, amargor excessivo (a), aromas queimados (b), aromas herbais (c) e aromas adstringentes (e) podem ser resultado da superextração, onde compostos indesejáveis são extraídos em excesso durante o preparo.
“A presença de aromas florais em um café é um indicativo claro de que o café foi cultivado em baixas altitudes.” Verdadeiro ou Falso?
Falso.
Explicação: A presença de aromas florais em um café não é um indicativo claro de cultivo em baixas altitudes. Na verdade, é mais comum encontrar tais aromas em cafés cultivados em altitudes elevadas. As condições de cultivo em altitudes mais altas, como temperaturas mais frias e maturação mais lenta dos grãos, são favoráveis ao desenvolvimento de perfis aromáticos complexos, incluindo notas florais.
Qual aspecto do processamento de café é menos provável de influenciar a presença de aromas frutados no produto final?
a) Escolha da variedade do café.
b) Método de lavagem dos grãos.
c) Método de secagem dos grãos.
d) Condições de fermentação.
e) Método de embalagem dos grãos torrados.
e) Método de embalagem dos grãos torrados.
Explicação: O método de embalagem dos grãos torrados é o aspecto menos provável de influenciar a presença de aromas frutados no café. Os aromas frutados são principalmente desenvolvidos através da escolha da variedade do café (a), dos métodos de processamento como lavagem (b) e secagem dos grãos (c), e das condições de fermentação (d). Estes processos afetam diretamente a formação de compostos aromáticos nos grãos. A embalagem, embora importante para preservar o frescor e o aroma, não altera significativamente os perfis aromáticos já estabelecidos.
“Aromas de terra e madeira em um café são sempre indicativos de armazenamento inadequado.” Verdadeiro ou Falso?
Falso.
Explicação: Aromas de terra e madeira em um café não são sempre indicativos de armazenamento inadequado. Esses aromas podem ser características naturais de certos tipos de grãos de café, especialmente aqueles que são processados usando métodos tradicionais ou naturais, onde os grãos têm maior contato com a terra e elementos naturais. Enquanto o armazenamento inadequado pode resultar em sabores indesejáveis, incluindo umidade ou mofo, aromas terrosos e amadeirados podem ser parte do perfil de sabor desejado de um café.
Qual dos seguintes fatores não contribui para o desenvolvimento de aromas cítricos em um café?
a) Variedade de café Arábica.
b) Altitude elevada de cultivo.
c) Processamento natural dos grãos.
d) Torra clara dos grãos de café.
e) Uso de água destilada no preparo do café.
e) Uso de água destilada no preparo do café.
Explicação: O uso de água destilada no preparo do café é menos provável de contribuir para o desenvolvimento de aromas cítricos. A água destilada, devido à sua falta de minerais, pode resultar em uma extração menos eficaz dos sabores e aromas do café. Por outro lado, a variedade de café Arábica (a), a altitude elevada de cultivo (b), o processamento natural dos grãos (c) e a torra clara (d) são todos fatores que podem influenciar o desenvolvimento de aromas cítricos, devido ao impacto na composição química e no perfil de sabor dos grãos.
“Aromas picantes, como de pimenta, são comuns em cafés que passaram por um processo de torra excessivamente rápida.” Verdadeiro ou Falso?
Falso.
Explicação: Aromas picantes, como de pimenta, não são comumente associados a um processo de torra excessivamente rápida. Tais aromas são mais frequentemente características intrínsecas de certas variedades de café e podem ser influenciados pela origem, tipo de solo e condições climáticas em que o café é cultivado. Uma torra rápida pode afetar o desenvolvimento dos sabores e aromas, mas não especificamente resultando em aromas picantes.
Qual destes fatores é menos provável de resultar em um aumento dos aromas florais no café?
a) Cultivo do café em altitudes mais baixas.
b) Uso de variedades específicas de café Arábica.
c) Processamento por via úmida.
d) Torra média dos grãos de café.
e) Colheita manual seletiva dos grãos.
d) Torra média dos grãos de café.
Explicação: Uma torra média dos grãos de café é menos provável de resultar em um aumento dos aromas florais. Na verdade, torras mais claras tendem a preservar melhor os aromas florais e outros sabores delicados. À medida que a torra se torna mais escura, esses aromas sutis podem ser ofuscados por sabores mais ricos e intensos. Os outros fatores, como cultivo em altitudes mais baixas (a), uso de variedades específicas de Arábica (b), processamento por via úmida (c) e colheita manual seletiva (e), podem contribuir para o desenvolvimento de aromas florais nos grãos de café.
“A presença de um aroma forte de frutas secas em um café é frequentemente um sinal de superextração durante o preparo.” Verdadeiro ou Falso?
Falso.
Explicação: A presença de um aroma forte de frutas secas em um café não é tipicamente um sinal de superextração durante o preparo. Na verdade, este aroma é geralmente uma característica positiva e desejável, que pode ser influenciada pela variedade do café, o método de processamento e a torra. Aromas de frutas secas são comuns em muitos cafés de alta qualidade e não são indicativos de problemas no processo de preparo.