APH e Suporte Básico de Vida Flashcards
O que é “hora de ouro”?
Começa no agravo e não na chegada. É o tempo que tem para fazer as principais coisas.
O que é vaga zero?
Independente do seu recurso no momento, mas você é referência em uma situação de emergência, tem que dar o 1º atendimento. Não pode negar!
3 S fora do hospital?
Segurança, S(cena), situação.
Cuidado com sinalização e helicóptero?
Não pode entrar na via para atender vítima sem sinalizar. Nunca se aproxima do helicóptero antes do pouso, nunca aproximar pela parte de trás, sempre pela frente, nunca leve a vítima até o helicóptero, espera pausar e a equipe ir até você.
Qual é a avaliação primária?
XABCDE: X) exsanguinação, A) via aérea com proteção de coluna cervical (abrir VA com tração de mandíbula - Jaw Trust), B) respiração e ventilação, C) controle das hemorragias e circulação externa, D) incapacidade/estado neurológico (AVDI: alerta, voz, dor, inconsciente), E) exposição e controle do ambiente.
Cuidados com A (IOT)?
Fentanil não pode em hipotenso!
O que ver no C?
Nível de consciência, FC, FR, PA e pulso, enchimento capilar, avaliação da diurese. Acesso venoso periférico nº 18. E não infundir grandes quantidades (1000mL de RL). Controla hemorragia externa com torniquete, compressão. Sagramento de pelve: se instável, mobiliza.
Quando faz hipotensão permissiva?
PAS 80, pulso radial presente, sangramento não controlável e s/ TCE.
Qual protocolo básico de APH com paciente respirando e com pulso?
Verifica segurança de cena, liga 192 e peça o DEA. Checa pulso e respiração (*gasping) em 10 segundos. Monitore até chegar o SAMU.
Qual protocolo básico de APH com paciente não respirando e com pulso?
Verifica segurança de cena, liga 192 e peça o DEA. Checa pulso e respiração (*gasping) em 10 segundos. Ventilação de resgate 1 a cada 6 segundos. Verifique pulso a cada 2 min, se não tiver inicie RCP. Em provável overdose de opioide, use Naloxone.
Qual protocolo básico de APH com paciente não respirando e sem pulso?
Verifica segurança de cena, liga 192 e peça o DEA. Checa pulso e respiração (*gasping) em 10 segundos. Inicie ciclos de RCP 30:2 e use DEA assim que possível.
Com SBV em paciente após iniciar ciclos de RCP 30:2 e o DEA chegou, o que fazer?
Determina se o ritmo é chocável, se sim, choca e reinicie o ciclo por 2 min para DEA verificar o ritmo. Continue até que o SAV assuma.
Se há PCR e equipe bem treinada fora do hospital, como fazer a RCP?
Compressões contínuas de 100-120 bpm e ventilação a cada 6 segundos sem interromper compressões, como se ele tivesse intubado.
Qual a ordem do ABC na PCR?
CAB, compressão é prioridade sempre!
No ritmo CHOCÁVEL ASSISTIDO, como fica a ventilação?
Não vale a pena parar para ventilar. Recomendação são 200 compressões contínuas, colocar O2 passivo e manter por 3 ciclos consecutivos sem parar para ventilar.