APH e Suporte Básico de Vida Flashcards
O que é “hora de ouro”?
Começa no agravo e não na chegada. É o tempo que tem para fazer as principais coisas.
O que é vaga zero?
Independente do seu recurso no momento, mas você é referência em uma situação de emergência, tem que dar o 1º atendimento. Não pode negar!
3 S fora do hospital?
Segurança, S(cena), situação.
Cuidado com sinalização e helicóptero?
Não pode entrar na via para atender vítima sem sinalizar. Nunca se aproxima do helicóptero antes do pouso, nunca aproximar pela parte de trás, sempre pela frente, nunca leve a vítima até o helicóptero, espera pausar e a equipe ir até você.
Qual é a avaliação primária?
XABCDE: X) exsanguinação, A) via aérea com proteção de coluna cervical (abrir VA com tração de mandíbula - Jaw Trust), B) respiração e ventilação, C) controle das hemorragias e circulação externa, D) incapacidade/estado neurológico (AVDI: alerta, voz, dor, inconsciente), E) exposição e controle do ambiente.
Cuidados com A (IOT)?
Fentanil não pode em hipotenso!
O que ver no C?
Nível de consciência, FC, FR, PA e pulso, enchimento capilar, avaliação da diurese. Acesso venoso periférico nº 18. E não infundir grandes quantidades (1000mL de RL). Controla hemorragia externa com torniquete, compressão. Sagramento de pelve: se instável, mobiliza.
Quando faz hipotensão permissiva?
PAS 80, pulso radial presente, sangramento não controlável e s/ TCE.
Qual protocolo básico de APH com paciente respirando e com pulso?
Verifica segurança de cena, liga 192 e peça o DEA. Checa pulso e respiração (*gasping) em 10 segundos. Monitore até chegar o SAMU.
Qual protocolo básico de APH com paciente não respirando e com pulso?
Verifica segurança de cena, liga 192 e peça o DEA. Checa pulso e respiração (*gasping) em 10 segundos. Ventilação de resgate 1 a cada 6 segundos. Verifique pulso a cada 2 min, se não tiver inicie RCP. Em provável overdose de opioide, use Naloxone.
Qual protocolo básico de APH com paciente não respirando e sem pulso?
Verifica segurança de cena, liga 192 e peça o DEA. Checa pulso e respiração (*gasping) em 10 segundos. Inicie ciclos de RCP 30:2 e use DEA assim que possível.
Com SBV em paciente após iniciar ciclos de RCP 30:2 e o DEA chegou, o que fazer?
Determina se o ritmo é chocável, se sim, choca e reinicie o ciclo por 2 min para DEA verificar o ritmo. Continue até que o SAV assuma.
Se há PCR e equipe bem treinada fora do hospital, como fazer a RCP?
Compressões contínuas de 100-120 bpm e ventilação a cada 6 segundos sem interromper compressões, como se ele tivesse intubado.
Qual a ordem do ABC na PCR?
CAB, compressão é prioridade sempre!
No ritmo CHOCÁVEL ASSISTIDO, como fica a ventilação?
Não vale a pena parar para ventilar. Recomendação são 200 compressões contínuas, colocar O2 passivo e manter por 3 ciclos consecutivos sem parar para ventilar.
O que é ritmo chocável?
FV e TV s/ pulso. Antídoto é Desfibrilação! Quando não tem desfibrilador, comprime!
Quais são os ritmos não chocáveis?
AESP e assistolia.
Como é uma boa compressão e é o erro mais comum?
5-6 cm e deixar o tórax voltar, pois enche coronárias na diástole. Erro mais comum é compressão rápida. Fazer até desfibrilador chegar, chegou? Desfibrila.
O que é fase elétrica? Quais as chances de um paciente voltar de um ritmo chocável?
Fase elétrica vai até 4º min, no qual as cél do coração ainda tem muita energia. No final de 10 min a chance é praticamente zero. Cada min que passa, perde 10% de chance durante a FV.
Qual a energia para o choque?
200J em bifásico, 360J em monofásico. Se não sabe qual é, faz energia máxima.
De 4 a 5 min de PCR, a ventilação é opcional, exceto em?
Criança <8 anos, overdose, afogamento, trauma.