Antihipertensivos Flashcards
Explique como o sistema RAA influencia na hipertensão e como os medicamentos agem neste sistema.
O sistema RAA regula a pressão arterial ao ajustar o volume sanguíneo e a RVP. A renina converte o angiotensinogénio em angiotensina 1. Esta, por ação da ECA converte-se em angiotensina 2. A angiotensina 2 é responsável pela vasoconstrição devido à estimulação da libertação de aldosterona que faz reter sódio e água, aumentando o volume sanguíneo e PA. Medicamentos como inibidores da ECA e antagonistas dos receptores da angiotensina 2 promovem a vasodilatação diminuindo a libertação de aldosterona e aumentando a excreção de sódio e água, diminuindo o volume plasmático.
Discuta os benefícios da combinação de inibidores da ECA com diuréticos, no controlo da hipertensão.
É eficaz porque os inibidores da ECA diminuem a quantidade de angiotensina 2, diminuindo a vasoconstrição e os diuréticos reduzem o volume plasmático por meio do sistema urinário. Isto potencia o controlo da PA e reduz os efeitos colaterais isolados, como a hipocalemia induzida por diuréticos.
Relacione as características farmacológicas do Enalapril com a sua aplicação em hipertensão e insuficiência cardíaca.
O Enalapril é um inibidor da ECA que reduz a formação de angiotensina 2, levando à dilatação e diminuição da PA. Também reduz a sobrecarga cardíaca ao diminuir a pós-carga (contração do coração), sendo indicado para insuficiência cardíaca, para além da hipertensão.
Explique como os diuréticos influenciam o débito cardíaco e a RVP para reduzir a PA.
Os diuréticos atuam aumentando a eliminação de sódio e água pelos rins.
A curto prazo: Reduzem a pressão arterial diminuindo o débito cardíaco, por meio da redução do volume plasmático.
A longo prazo: Mantêm a pressão arterial baixa principalmente pela redução da RVP (diminuição de sódio), causada pela diminuição do tónus vascular.
Classifique os antihipertensivos baseados no sistema RAA e explique o mecanismo de ação e dê um exemplo de cada classe.
Inibidores ECA (Aceten/ captopril- captopril, Enalapril): inibem a enzima ECA, inibindo a conversão da angiotensina 1 em angiotensina 2;
Antagonistas dos receptores da angiotensina 2 (Losartan): ligam-se aos receptores AT1 bloqueando a ligação da angiotensina 2 e impedindo a sua ação;
Inibidores diretos da renina (Alisquireno): inibem a conversão do angiotensinogénio em angiotensina 1.
Associe as substâncias activas aos medicamentos usados no tratamento da hipertensão, destacando as suas indicações.
Inibidores ECA - Captopril: hipertensão e insuficiência cardíaca;
Bloqueadores de cálcio - Amlodipina: hipertensão e angina;
Lisonopril: hipertensão reno-vascular e insuficiência cardíaca.
No tratamento da hipertensão, qual é a justificação para o uso de beta-bloqueadores adrenérgicos e em que casos são menos indicados.
os beta-bloqueadores adrenérgicos reduzem a frequência cardíaca, o débito cardíaco e a vasoconstrição ao bloquearem os receptores beta1 do coração, onde se ligaria a adrenalina (catecolamina). São eficazes em hipertensão acompanhada de taquicardia ou insuficiência cardíaca. Contudo, são menos indicados em idosos ou em pacientes com doenças pulmonares obstrutivas.
Diferencie os mecanismos de ação entre antagonistas alfa- adrenérgicos e os vasodilatadores.
Os antagonistas adrenérgicos ou alfa bloqueadores (prazosina) bloqueiam receptores alfa1 nos vasos sanguíneos, promovendo vasodilatação ao impedir a ação da noradrenalina (catecolamina). Os vasodilatadores (hidralazina) agem com o relaxamento direto dos músculos lisos, reduzindo a RVP.
Explique o papel dos bloqueadores de cálcio e identifique as 2 principais classes, com exemplos.
Os bloqueadores de cálcio bloqueiam canais de cálcio tipo L, reduzindo a entrada de cálcio nos músculos lisos vasculares e miocárdicos, promovendo a vasodilatação e redução da RVP.
- Dihidropiridinas: Amlopidina
- Nao dihidropiridinas: Verapamil
Com base nas aulas, qual a relação entre o tónus simpático e os medicamentos simpaticolíticos?
O tónus simpático aumenta a RVP e a frequência cardíaca. Os simpaticolíticos, como a Clonidina (ação central) e o bisoprolol (beta- bloqueador), reduzem essa actividade simpaticolítica, diminuindo a PA.