ANEXO I Flashcards
ACOSTAMENTO
Parte da via diferenciada da pista de rolamento destinada à parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para esse fim.
AGENTE DA AUTORIDADE DE TRÂNSITO
Agente de Trânsito e PRF.
Agente de trânsito e policial rodoviário federal que atuam na fiscalização, no controle e na operação de trânsito e no patrulhamento, competentes para a lavratura do auto de infração e para os procedimentos dele decorrentes, incluídos o policial militar ou os agentes referidos no art. 25-A deste Código, quando designados pela autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via, mediante convênio, na forma prevista neste Código.
AR ALVEOLAR
Ar expirado pela boca de um indivíduo, originário dos alvéolos pulmonares.
ÁREA DE ESPERA
Área delimitada por 2 (duas) linhas de retenção, destinada exclusivamente à espera de motocicletas, motonetas e ciclomotores, junto à aproximação semafórica, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos.
AUTOMÓVEL
Veículo automotor destinado ao transporte de passageiros, com capacidade para até oito pessoas, exclusive o condutor.
Significado
Exclusive: sem inclusão.
AUTORIDADE DE TRÂNSITO
Dirigente máximo de órgão ou entidade executivo integrante do Sistema Nacional de Trânsito ou pessoa por ele expressamente credenciada.
BICICLETA
Veículo de propulsão humana, dotado de duas rodas, não sendo, para efeito deste Código, similar à motocicleta, motoneta e ciclomotor.
BICICLETÁRIO
Local, na via ou fora dela, destinado ao estacionamento de bicicletas.
BONDE
Veículo de propulsão elétrica que se move sobre trilhos.
BORDO DA PISTA
Margem da pista, podendo ser demarcada por linhas longitudinais de bordo que delineiam a parte da via destinada à circulação de veículos.
CALÇADA
Parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins.
CAMINHÃO-TRATOR
Veículo automotor destinado a tracionar ou arrastar outro.
CAMINHONETE
Veículo destinado ao transporte de carga com peso bruto total de até três mil e quinhentos quilogramas.
CAMIONETA
Veículo misto destinado ao transporte de passageiros e carga no mesmo compartimento.
CAMINHÃO
Veículo automotor destinado ao transporte de carga com peso bruto total superior a 3.500 kg (três mil e quinhentos quilogramas), podendo tracionar ou arrastar outro veículo, respeitada a capacidade máxima de tração.
CANTEIRO CENTRAL
Obstáculo físico construído como separador de duas pistas de rolamento, eventualmente substituído por marcas viárias (canteiro fictício).
CAPACIDADE MÁXIMA DE TRAÇÃO
Máximo peso que a unidade de tração é capaz de tracionar, indicado pelo fabricante, baseado em condições sobre suas limitações de geração e multiplicação de momento de força e resistência dos elementos que compõem a transmissão.
CARREATA
Deslocamento em fila na via de veículos automotores em sinal de regozijo, de reivindicação, de protesto cívico ou de uma classe.
CARRO DE MÃO
Veículo de propulsão humana utilizado no transporte de pequenas cargas.
CARROÇA
Veículo de tração animal destinado ao transporte de carga.
CATADIÓPTRICO
Dispositivo de reflexão e refração da luz utilizado na sinalização de vias e veículos (olho-de-gato).
CHARRETE
Veículo de tração animal destinado ao transporte de pessoas.
CICLO
Veículo de pelo menos duas rodas a propulsão humana.
CICLOFAIXA
Parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica.