ANÁLISE SWOT ou FOFA Flashcards
QUAL O CONCEITO MAIS AMPLO DA SWOT ?
Na verdade, trata-se de uma tabela de dupla entrada na qual nas linhas estão as forças e fraquezas organizacionais e nas colunas as oportunidades e ameaças ambientais
O termo SWOT (do inglês, strenghts, weakness, op portunities e threats) poderia ser denominado FFOA (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças).
QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA SWOT ?
Efetuar uma síntese das análises internas e externas;
Identificar elementos chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação;
Preparar opções estratégicas: Riscos/Problemas a resolver.
É ele quem faz o diagnóstico da empresa. Fortalece os pontos positivos, indica quais os pontos devem melhorar, mostra as chances de crescimento, aumentando as oportunidades e deixa em alerta diante de riscos.
CESPE - A análise SWOT possibilita que o gestor conheça o mercado e o cliente e, assim, avalie possíveis ineficiências no processo. CERTO
QUAIS OS ASPECTOS DA ANÁLISE INTERNA DA SWOT ?
A análise interna é restrita, controlável, e identifica os pontos fortes e os pontos fracos da organização.
PONTOS FORTES => são competências, fatores ou características positivas que a organização possui e que favorecem o cumprimento de sua missão, devendo ser levados em conta na elaboração das estratégias. Pessoal qualificado também é considerado um ponto forte da organização.
PONTOS FRACOS => são as deficiências, fatores ou características negativas que se encontram presentes na organização e prejudicam o cumprimento de sua missão, devendo ser objeto de programas específicos para eliminá-los ou minimizá-los.
Weaknesses - Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.
QUAIS OS ASPECTOS DA ANÁLISE EXTERNA ?
A análise externa é ampla, lida com o incontrolável e refere-se ao conhecimento do ambiente externo à organização.
AMEAÇA => são dificuldades que impactam negativamente na produção de bens/prestação de serviços (principalmente em relação a qualidade, tempo e custo).
Threats - Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da
empresa.
——————————————————————————
OPORTUNIDADES => são novas formas de fazer ou de economizar, que, aliadas aos pontos fortes internos, impactam positivamente - na qualidade, tempo ou custo - da produção de bens/ prestação de serviços.
Opportunities - Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa.
QUAL O OBJETIVO DE COMBINAR O AMBIENTE INTERNO COM O EXTERNO?
A combinação destes dois ambientes, interno e externo, e das suas variáveis, Forças e Fraquezas; Oportunidades e Ameaças, irá facilitar a análise e a procura para tomada de decisões na definição das estratégias de negócios da empresa.
CESPE - A análise de uma matriz SWOT é realizada observando-se os pontos positivos (pontos fortes e oportunidades) e os pontos negativos (pontos fracos e ameaças) de uma organização. No ambiente interno da organização, são identificadas as forças e fraquezas e no ambiente externo, as oportunidades e ameaças. CERTO
FORÇAS + OPORTUNIDADES = ALAVANCAGEM
Forças e Oportunidades - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.
FORÇAS + AMEAÇAS = VULNERABILIDADE
Forças e Ameaças - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.
FRAQUEZAS + OPORTUNIDADES = LIMITAÇÕES RESTRIÇÕES
Fraquezas e Oportunidades - Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo aproveitem as oportunidades detectadas.
FRAQUEZAS + AMEAÇAS = PROBLEMAS
Fraquezas e Ameaças - As estratégias a adotar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças.
COMO OCORRE A ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA?
Estratégia de sobrevivência: Essa estratégia acontece quando a organização está passando por problemas tanto no cenário interno (fraquezas) quanto no cenário externo (ameaças). Entre as possíveis posturas a ser tomadas, estão: a) redução de custos, que significa cortar todos os gastos possíveis para assim tentar passar dessa fase ruim, b) desinvestimento, que significa não dar continuidade a determinado produto ou serviço e assim focar no que realmente importa, e c) liquidação do negócio, que deve ocorrer em último caso, quando não existe outra saída.
COMO OCORRE A ESTRATÉGIA DE MANUTENÇÃO ?
Estratégia de Manutenção: Deve ocorrer quando a empresa está sofrendo com diversas ameaças, porém ela dispõe de várias forças (pontos fortes), que assim a possibilita a tomar uma postura defensiva. Entre as possíveis posturas a ser tomadas, estão: a) estabilidade, que significa a tentativa de retornar à situação de normalidade; b) nicho, a organização visa ser a melhor em um micro espaço, dominando um tipo de produto ou micromercado, e c) especialização, situação em que a organização foca em um determinado produto, serviço ou setor; exemplo: Um supermercado foca suas atenções nos produtos de limpeza.
COMO OCORRE A ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO ?
Estratégia de Crescimento: Essa estratégia pode ocorrer quando a empresa enxerga diversas oportunidades, mas ainda está recheada de fraquezas. Entre as possíveis posturas a ser tomadas, estão: a) Inovação, que está relacionada ao lançamento de novos produtos ou serviços, com tecnologia inédita ou aperfeiçoada, b) internacionalização, que é a expansão de seus negócios para países em que ainda não trabalha, c) joint venture, que é uma parceria entre duas organizações, normalmente com livre acesso de uma na outra, com compartilhamento de dados, tendo o objetivo de dominar um determinado mercado, e d) expansão, que está bastante relacionada ao aumento de produtividade e de fornecimento ao mercado.
COMO OCORRE A ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO ?
Estratégia de Desenvolvimento: Deve acontecer quando tanto o cenário interno quanto externo está positivo, ou seja, quando existem muitos pontos fortes e oportunidades. Entre as possíveis posturas a ser tomadas, estão: a) desenvolvimento, que pode ser de mercado, de produtos ou serviços, financeiro, de capacidades e outros, e b) diversificação, que acontece quando existe uma falta de oportunidade para o mercado atual ou quando ele já está muito saturado, forçando assim a organização a buscar novos mercados e seguimentos.
CESPE 2015 - Se uma empresa antevir que não conseguirá manter o nível de qualidade de um de seus produtos devido à falta de uma matéria-prima no mercado, a qual é insubstituível em médio prazo, essa falta, de acordo com a matriz SWOT, constituirá um ponto fraco para a empresa em questão.
C/E
ERRADO
“Matéria prima” vem do ambiente externo, então é uma ameaça.
SW - força, fraqueza (ambiente interno, considerado pontos controláveis)
OT- oportunidades e ameaças (ambiente externo, considerado pontos incontroláveis)