Ambiental 2 Flashcards
Plano de Emergência Individual (PEI) para incidentes de poluição por óleo em águas sob jurisdição nacional, originados em portos organizados, instalações portuárias, terminais, dutos, sondas terrestres, plataformas e suas instalações de apoio, refinarias, estaleiros, marinas, clubes náuticos e instalações similares obedece ao disposto na Resolução Conama 398/2008, que estabelece que
o PEI deverá ser reavaliado pelo empreendedor quando a atualização da análise de risco da instalação recomendar.
Na Portaria no 422/2011 do Ministério do Meio Ambiente, que dispõe sobre procedimentos para o licenciamento ambiental federal de atividades e empreendimentos de exploração e de produção de petróleo e gás natural no ambiente marinho e em zona de transição terra-mar, denomina-se Estudo Ambiental de Sísmica (EAS) o documento elaborado pelo empreendedor que apresenta a avaliação dos impactos ambientais
não significativos da atividade de pesquisa sísmica marítima nos ecossistemas marinho e costeiro.
A Lei no 6.938/1981, estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, constitui o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e institui o Cadastro de Defesa Ambiental.
De acordo com o estabelecido nessa lei e suas alterações, o(a)
Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental é um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente.
Em 2004, o Brasil publicou uma norma sobre Responsabilidade Social (RS), a ABNT NBR 16001, que foi atualizada em 2012, à luz da ISO 26000:2010. Enquanto a Norma Internacional traz orientações e diretrizes, a ABNT NBR 16001:2012 é uma norma de requisitos, os quais são obrigatórios para quem declarar segui-la.
Sobre o assunto, considere as afirmativas abaixo.
I - Com a publicação da norma sobre RS, falta ao Brasil desenvolver um programa de avaliação de conformidade específico para ela, definindo os procedimentos de certificação e acreditação.
II - São sete os princípios-base da Responsabilidade Social (RS) estabelecidos nas normas internacional (ISO 26000) e brasileira (NBR 16001).
III - A norma sobre RS estabelece um modelo de Sistema de Gestão da Responsabilidade Social (SGRS), fundamentado na metodologia conhecida como PDCA (Plan-Do-Check-Act, ou Planejar-Fazer-Checar-Agir).
IV - Na norma sobre RS, entre os temas centrais da responsabilidade social estão a governança organizacional e os direitos humanos.
Está correto APENAS o que se afirma em
II, III e IV
Na estrutura organizacional e na das competências, estabelecidas pelo Decreto Federal no 10.950/2022, para o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional, compete ao Grupo de Acompanhamento e Avaliação
convocar e coordenar a Rede de Atuação Integrada nas hipóteses em que sejam necessárias ações de facilitação e de ampliação da capacidade de resposta
A norma ABNT NBR ISO 19.011:2018/corrigida 2019 trata das diretrizes para auditoria de sistema de gestão. Essa norma, quando trata da competência e da avaliação de auditores, apresenta os métodos para essa avaliação.
O método que tem como objetivo fornecer informação sobre como o desempenho do auditor é percebido denomina-se
realimentação
Em 1998, o Brasil deu um importante passo na questão ambiental com a promulgação da Lei Federal no 9.605, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
De acordo com essa lei
as penas restritivas de direito são: prestação de serviços à comunidade; interdição temporária de direitos; suspensão parcial ou total de atividades; prestação pecuniária e recolhimento domiciliar
A Lei Federal no 11.445/ 2007, em uma de suas alterações, feita pela Lei no 14.600/2023, estabelece que a organização, a implementação e a gestão do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa), além do estabelecimento dos critérios, dos métodos e da periodicidade para o preenchimento das informações pelos titulares, pelas entidades reguladoras e pelos prestadores dos serviços e para a auditoria própria do sistema, competem ao(à)
Ministério das Cidades
Um engenheiro fez os cálculos econômicos na fase de anteprojeto de um trecho de adutora, por recalque, de um sistema de abastecimento de água. Em sua análise econômica, utilizando a fórmula de Bresse, ele concluiu que o K de Bresse para a vazão contínua de 900 m3 /hora foi de 1,2.
Sendo assim, qual é o diâmetro comercial econômico, em mm, desse trecho da adutora de recalque?A300
- D=K*(Q horário/3600)ˆ1\2
O principal negócio da Transpetro é a operação de terminais, oleodutos e gasodutos. São mais de 8,5 mil quilômetros de dutos operados no Brasil.
Suponha que uma empresa foi encarregada pela Transpetro de fazer o licenciamento ambiental de um gasoduto que passa apenas por um estado. Os impactos diretos desse empreendimento atingem três municípios que pertencem a esse estado e os impactos indiretos também ficam restritos a esse estado. Esse gasoduto passa, ainda, por um Parque Nacional e por um trecho de uma reserva indígena.
A Resolução Conama no 237/1997 dispõe sobre procedimentos e critérios utilizados para o licenciamento ambiental e a Lei Complementar no 140/2011 fixa normas para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios nas ações administrativas.
Nesse contexto, o processo de licenciamento ambiental do gasoduto, a cargo dessa empresa, deverá ser realizado somente junto
ao Ibama/ICMBio
A Lei no 12.651/2012 é o Código Florestal Brasileiro que estabelece regras para a preservação de áreas de vegetação nativa.
As áreas de pantanais e de superfícies terrestres cobertas de forma periódica por águas, cobertas originalmente por florestas ou outras formas de vegetação adaptadas à inundação são identificadas como
Áreas úmidas
No âmbito das práticas gerenciais e estratégicas, a análise de riscos surge como um imperativo para a tomada de decisões fundamentadas. Uma importante técnica de análise de risco consiste no estudo de identificação de perigos e operabilidade.
A técnica de análise qualitativa desenvolvida para examinar detalhadamente operações e procedimentos, em busca de desvios operacionais, identificando perigos e prevenindo problemas, é a
Análise HAZOP
O Método de Battelle, desenvolvido em Columbus (Ohio – EUA), é uma técnica que emprega uma listagem de controle escalar ponderada e que avalia o impacto ambiental pela diferença do valor para o meio ambiente (VMA), com e sem o projeto, com as várias alternativas. Esse valor é calculado pelo somatório dos produtos do Índice de Qualidade Ambiental (IQA) de cada fator ambiental multiplicado pelo peso correspondente ao fator. Cabe ressaltar que o IQA é determinado graficamente, a partir dos valores mínimo, máximo e medido do fator ambiental.
A seguir são apresentadas as curvas, com o efeito negativo de IQA, de três fatores ambientais.
Considere que os pesos dos fatores ambientais P, Q e R são, respectivamente, 3, 4 e 5. Na situação com o projeto, o fator ambiental P apresenta um efeito negativo medido no ambiente de 3 UM, em uma escala de 0 a 5 UM; o fator ambiental Q apresenta um efeito negativo medido no ambiente de 4 ppm, em uma escala de 0 a 10 ppm; e o fator ambiental R apresenta um efeito negativo medido no ambiente de 180 µg/m3 , em uma escala de 0 a 360 µg/m3 .
Qual o valor para o meio ambiente da alternativa de projeto, supondo que somente esses três fatores ambientais contribuem para o efeito total e que não há sinergia?
– 7,5
A gestão das emissões de poluentes atmosféricos é um elemento crucial para a proteção do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida. Essas emissões podem ser classificadas em dois tipos fundamentais: as liberações descontínuas e as liberações contínuas, denominadas plumas.
A forma da pluma de poluente emitido na atmosfera pode ser classificada de acordo com o perfil de temperatura da atmosfera.
A ocorrência da pluma em forma de cone (conning) é dada quando o(a)
perfil térmico é subadiabático, com concentração de poluentes nas proximidades dos solos.
- Serpenteante (Looping) Aqui, a condição de atmosfera é instável, ou seja, superadiabática. Apresenta ventos fracos e pode ter alta concentração de poluentes. Essa condição é típica de dias de verão, com forte turbulência mecânica
- Em forma de Cone ou cônico (conning) Nesse caso, as condições atmosféricas são semelhantes às em que ocorre a pluma serpenteante, entretanto, mais moderadas. Ocorre em dias ensolarados, mas nublados, como, por exemplo, dias de tempestade semelhantes aos da estação do verão. É, também, comum na primavera ou outono, quando há presença de nuvens cumulus. Essa condição é perfeitamente visível ao cair da tarde, quando a atmosfera é quase neutra. E os ventos têm intensidade média.
- Tubular (Fanning) Essa forma de dispersão de pluma ocorre em situação de grande estabilidade atmosférica, onde se verifica ausência de efeitos dos movimentos mecânicos. É bem visível ao entardecer, noite e amanhecer.
- Fumegante (Fumigation) É a condição mais perigosa, pois ocorre quando a pluma fica aprisionada em uma camada de inversão na qual essa camada se rompe pela parte inferior, deixando a pluma livre e impelindo‑a para baixo. Nesse caso, as concentrações de poluentes aumentam. É um clima típico das primeiras horas após a saída do sol, a qual provoca instabilidade junto ao solo, após uma noite com inversão ou grande estabilidade.
- Antifumegante (Lofting) Neste caso, a pluma possui energia suficiente para atravessar a camada de inversão. A parte inferior da pluma fica aprisionada na parte superior da inversão e essa parte da pluma segue difundindo‑se. É o melhor caso de dispersão de plumas, pois as chaminés são da ordem de 200 metros. É uma condição típica do entardecer.
- Trapping Nesse caso, a atmosfera se encontra levemente estável, abaixo da camada de inversão.
Atmosfera superadiabática: looping (muita dispersão);
Atmosfera subadiabática ou inversão: coning ou fanning (pouca dispersão);
Pluma acima de uma inversão: lofting (não atinge o solo);
Pluma abaixo de uma inversão: fumigation (presa junto ao solo);
Pluma dentro de uma inversão: trapping (presa numa camada intermediária).
Como é denominado o processo hidrogeológico pelo qual a água da chuva, precipitada na superfície da terra, flui, por ação da gravidade, das partes mais altas para as mais baixas, nos leitos dos rios e riachos?
Deflúvio