ADMINISTRATIVO Flashcards
Existe hierarquia entre os princípios da ADM PÚBLICA?
NÃO há hierarquia.
Em caso de conflito, deverá haver a ponderação entre os princípios.
CERTO OU ERRADO?
O princípio da legalidade impõe que todas as condutas praticadas pelo Administrador tenham por base direta , norma produzida pelo Poder Legislativo.
ERRADO.
O administrador precisa ter como base , não apenas norma do legislativo, mas decretos e outras leis.
Quais são as restrições excepcionais ao princípio da Legalidade?
ESTADO DE DEFESA
ESTADO DE SÍTIO
MEDIDA PROVISÓRIA
CERTO OU ERRADO?
O princípio da motivação impõe que os atos administrativos precisam ser motivados, tanto os atos discricionários e os vinculados.
CERTO
CERTO OU ERRADO?
O princípio da proporcionalidade, em sua formulação doutrinária dominante, é composto por três subprincípios, a saber: necessidade, utilidade e adequação.
Errado.
O princípio da proporcionalidade, em sua formulação doutrinária dominante, é composto por três subprincípios, a saber: necessidade, adequação e proporcionalidade em sentido estrito.
Certo ou errado?
Em razão do Princípio da Intranscendência Subjetiva das Sanções, não pode ocorrer ou permanecer a inscrição do município em cadastros restritivos fundada em irregularidades na gestão anterior quando, na gestão sucessora, são tomadas as providências cabíveis à reparação dos danos eventualmente cometidos.
CERTO
CERTO OU ERRADO?
O princípio constitucional da impessoalidade nada mais é do que o clássico princípio da finalidade.
CERTO.
CERTO OU ERRADO.
A limitação imposta pela Administração Pública, ao exercício de direitos e atividades individuais em função do interesse público, relaciona-se com o poder normativo.
ERRADO.
É O PODER de polícia.
CERTO OU ERRADO
A atividade administrativa não compreende os poderes, dentre outros, de disposição e oneração, especialmente a guarda e o aprimoramento dos bens e serviços a ela submetidos.
CERTO. Segundo o Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público, a Administração Pública “não dispõe”, ou seja não é “dona” da coisa pública. Ela, através de seus agentes é mera gestora dos bens e interesses públicos (do povo, essencialmente)
CERTO OU ERRADO?
O art. 37 da Constituição Federal não é taxativo, pois, outros princípios existem, previstos em leis esparsas, ou, mesmo, não expressamente contemplados no direito objetivo, aos quais se sujeita a Administração Pública.
CERTO!
C/E
A atuação da Administração é pautada por determinados princípios, alguns positivados em âmbito constitucional ou legal e outros consolidados por construções doutrinárias. Exemplo de tais princípios são a tutela ou controle e a autotutela, que diferem entre si nos seguintes aspectos: é através da tutela que a
Administração direta exerce o controle finalístico sobre entidades da Administração indireta, enquanto pela autotutela exerce controle sobre seus próprios atos.
CORRETO.
A tutela trata do controle finalístico exercido pela Administração direta sobre a indireta, ou seja, trata-se de um controle que tem o objetivo de verificar o cumprimento das finalidades legais das entidades administrativas. Por outro lado, a autotutela trata do controle da administração sobre os seus próprios atos, permitindo realizar a anulação ou revogação, conforme o caso.
C/E
Em decorrência do princípio da segurança jurídica, é proibido que nova interpretação de norma administrativa tenha efeitos retroativos, exceto quando isso se der para atender o interesse público.
ERRADO.
O princípio da segurança jurídica veda que nova interpretação de norma administrativa tenha efeitos retroativos, independente de atender o interesse público.
Assinale a alternativa correta que identifica o princípio constitucional aplicável ao Direito Administrativo, segundo o qual, impõe-se ao administrador público a observância da finalidade de seus atos, ou seja, que estes sejam praticados para o seu fim legal.
a) Moralidade.
b) Duplicidade.
c) Impessoalidade.
d) Publicidade.
e) Eficiência.
c) Impessoalidade.
Com relação ao Princípio da Supremacia do interesse público sobre o interesse privado, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Pode ser invocado, inclusive ao arrepio do direito posto, já que inerente ao convívio social.
b) Não se radica em dispositivo algum da Constituição Federal, ainda que inúmeros aludam ou impliquem manifestações concretas dele, como os princípios da função social da propriedade ou do meio ambiente.
c) É princípio geral de Direito inerente a qualquer sociedade, sendo sua própria condição de existência.
d) Permite à Administração a possibilidade de, nos termos da lei, de construir terceiros em obrigações mediante atos unilaterais.
a) Pode ser invocado, inclusive ao arrepio do direito posto, já que inerente ao convívio social.
A Constituição Federal e o ordenamento jurídico em geral consagram explicitamente alguns princípios orientadores de toda a atividade da Administração Pública. Assinale a alternativa em que os dois princípios citados decorrem implicitamente do ordenamento jurídico:
a) Proporcionalidade e razoabilidade.
b) Finalidade e motivação.
c) Ampla defesa e contraditório.
d) Segurança jurídica e interesse público.
e) Autotutela e continuidade dos serviços públicos.
e) Autotutela e continuidade dos serviços públicos.
O ordenamento, apesar de prever a definição de ambos os princípios elencados, não prevê
expressamente a existência desses princípios, não havendo menção, em nenhuma lei, das palavras “princípio da autotutela” ou “princípio da continuidade”.