adm geral e adm pública Flashcards
Um órgão público quer melhorar o controle e a avaliação do desempenho dos processos sob responsabilidade das diversas áreas funcionais, por meio da adoção de indicadores de desempenho.
Seriam indicadores adequados para avaliar o desempenho operacional dos processos da área de recursos humanos:
Alternativas
A índice de empregados de alta performance; índice de preenchimento de vagas no prazo;
B gastos totais com terceirizados; número total da força de trabalho;
C passivo trabalhista total; percentual de terceirizados sobre total da força de trabalho;
D índice de cargos insalubres; turnover global;
E lucro líquido por empregado; custo total das reclamações trabalhistas.
GAB: A índice de empregados de alta performance; índice de preenchimento de vagas no prazo;
Seriam indicadores adequados para avaliar o desempenho operacional dos processos da área de recursos humanos (FGV):
- índice de empregados de alta performance;
- índice de preenchimento de vagas no prazo;
- índice de adequação do empregado à vaga;
- número médio de candidatos por vaga;
- índice de efetividade do treinamento.
- percentual de remuneração variável sobre os salários;
- custo médio do preenchimento de vagas;
Sobre o contrato de resultados, que é um instrumento de gestão pública, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
A tem que ser negociado, baseado na escuta e no acordo entre as partes;
B explicita as responsabilidades mútuas;
C é a delegação de competências para gerir resultados de uma organização pública;
D substitui o controle clássico pela hierarquia e pela burocracia;
E propõe as condições para sua alteração e indica o seu prazo de término.
GABARITO: C
(✔) LETRAS A, B e E ➛ CORRETAS - descrevem as características dos contratos bem como a existência da negociação, o acordo entre as partes, definição das responsabilidades, condições de alteração e o prazo de conclusão.
(✘) LETRA C ➛ INCORRETA - pois é a delegação de competências para gerir resultados NÃO apenas de uma organização pública, mas de DUAS partes (ou mais) necessárias para desencadear a geração de um contrato.
(✔) LETRA D ➛ CORRETA - o controle clássico (que tinha apenas uma posição de comando - “eu mando, você obedece”) é substituído pela hierarquia (quem vai prestar serviço para quem) e pela burocracia (característica presente na elaboração dos contratos através da sua formalização escrita e exigências legais). Isto é, existe também o caráter burocrático na formalidade dos contratos de resultados.
➩ Fonte: Gabarito comentado - Professor Fred Alvim - QConcursos
O planejamento público envolve duas dimensões.
São elas:
Alternativas A técnica e política; B técnica e administrativa; C social e econômica; D política e econômica; E jurídica e política.
GABARITO A técnica e política;
Dimensão técnica = conjunto de normas/regras que regem a elaboração dos instrumentos de planejamento, como PPA, LDO, LOA, planos nacionais, regionais etc. Nesses casos, costuma estar relacionada com a atribuição dos órgãos técnicos que atuam previamente à elaboração do orçamento - por exemplo, efetuando o cálculo da previsão de receitas (considerando a conjuntura econômica vigente e a carga tributária), bem como “pré-fixando” despesas obrigatórias, decorrentes de leis, contratos etc.
Dimensão política = “discricionariedade” concedida aos poderes políticos (Executivo, Legislativo, Judiciário…) para estabelecerem seus próprios planejamentos, tanto do ponto de vista orçamentário quanto operacional. É só lembrar que o legislativo pode, por exemplo, aprovar emendas que alterem as dotações orçamentárias propostas pelo Executivo no PLOA.
A Administração Pública Gerencial está baseada nos valores de
Alternativas
A eficiência, eficácia e competitividade.
B publicidade, eficiência e efetividade.
C legalidade, subjetividade e moralidade.
D moralidade, compromisso e resultados.
E economicidade, efetividade e operacionalidade.
Gabarito: A eficiência, eficácia e competitividade.
A administração pública gerencial ou nova gestão pública (new public management) é um modelo normativo pós-burocrático para a estruturação e a gestão da administração pública baseado em valores de eficiência, eficácia e competitividade.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-76122009000200004&script=sci_arttext
O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta que auxilia no desdobramento de objetivos estratégicos em ações operacionais, por meio do uso de indicadores.
Considerando que o correto funcionamento do BSC depende do bom desempenho de determinadas pessoas que exercem papéis críticos na sua incorporação, assinale a opção que compreende os termos utilizados para se referir a essas pessoas.
Alternativas
A Arquiteto, agente de mudanças e comunicador.
B Engenheiro, porta-voz e administrador.
C Agente de mudanças, desenhista e executor.
D Arquiteto, engenheiro e desenhista.
E Administrador, supervisor e operário.
gabarito: A Arquiteto, agente de mudanças e comunicador.
Para Kaplan e Norton há 03 pessoas que desempenham papéis críticos para a formulação e incorporação do BSC. São elas:
O arquiteto: É o alto executivo (normalmente da área de apoio) que é responsável pela construção e incorporação do BSC ao sistema gerencial da empresa.
O agente de mudanças: É um representante do executivo principal. Ele auxilia na incorporação do BSC aos processos gerenciais, ou seja, ajuda a moldar a rotina de uso do BSC (novo sistema gerencial).
O comunicador: É o responsável por comunicar as novas estratégias aos funcionários, bem como conquistar o apoio e incentivar a adesão de todos os funcionários ao novo sistema gerencial.
fonte: estratégia
A gestão por resultados é parte da nova Administração Pública, altamente recomendada por se tratar da tradução dos objetivos das Políticas Públicas em resultados. Essa nova metodologia de gestão vai de encontro aos problemas e mecanismos comuns da Administração Pública. Alguns desses mecanismos são:
Alternativas
A alta capacitação de funcionários e manutenção de estruturas burocráticas robustas;
B coordenação por supervisão direta, padronização de procedimentos e de habilidades;
C patrimonialismo, insulamento burocrático e clientelismo;
D coordenação por supervisão indireta, flexibilização de procedimentos e multiplicidade de habilidades;
E distribuição de funções, enrijecimento de estruturas burocráticas e práticas paternalistas.
GAB. B coordenação por supervisão direta, padronização de procedimentos e de habilidades;
O que está descrito na letra C não são mecanismos e sim conceitos, ou seja, palavras de significado muito mais abrangente.
Passando à análise da letra B:Coordenação por supervisão direta - a gestão de resultados permite avaliação à distância por meio de monitoramento de metas por meio de indicadores;Padronização de procedimentos e habilidades - uma das diretrizes da gestão por resultados é a flexibilização, aliada à delegação de funções e descentralização.
Assim, por meio das descrições, percebe-se o porquê da gestão de resultados ir “de encontro” (contrariamente) aos mecanismos citados.
O modelo de Administração pública implementado por Getulio Vargas a partir da década de 1930, com o intuito de modernizar a gestão pública conforme os princípios burocráticos weberianos, foi a primeira reforma administrativa institucionalizada da história brasileira e caracterizou-se pela
Alternativas
A criação de unidades administrativas descentralizadas da burocracia federal.
B criação das primeiras organizações dotadas de burocracias profissionais baseadas na meritocracia, quais sejam, o Itamaraty e as Forças Armadas.
C promoção do insulamento burocrático, que estendeu à toda máquina pública federal o princípio universalista do mérito.
D criação do Departamento Administrativo do Serviço Público − DASP, concebido como uma organização técnica, que não exerceu função de controle político.
E descentralização do processo de aquisição de compras governamentais, condicionada ao controle e a padronização dos procedimentos.
GAB A criação de unidades administrativas descentralizadas da burocracia federal.
A distinção entre os conceitos de governança pública e governabilidade são fundamentais para compreender o quadro atual da gestão pública brasileira. Desse modo, considerando-se que atualmente as políticas públicas são implementadas em rede, entende-se governança pública como:
Alternativas
A
característica do sistema político, da forma de governo, das relações entre os Poderes e do sistema de intermediação de interesses;
B
condições sistêmicas e institucionais sob as quais se dá o exercício do poder de Estado no atendimento às demandas de políticas públicas;
C
padrões de articulação e cooperação entre atores públicos e privados e arranjos institucionais que coordenam transações dentro e através das fronteiras do sistema econômico;
D
predomínio do Poder Executivo no processo decisório e o insulamento burocrático como formas de garantir a eficácia e a racionalidade das políticas públicas;
E
tomada de decisão das políticas públicas com destaque para a fase de formulação e a dinâmica das relações entre os Poderes Executivo e Legislativo.