Aborto, Infanticídio Flashcards
Conceito de aborto:
É a morte do concepto (nascituro) com ou sem expulsão do ventre materno, a qualquer tempo da gravidez.
“A expulsão prematura e violentamente provocada do produto da concepção, independentemente de todas as circunstâncias de idade, viabilidade e mesmo de formação regular”, conforme Tardieu.
Tipos de aborto [6]
- Terapêutico ou legal (art. 128, I, CP): Se não há outro meio de salvar a vida da gestante. Representa um estado de necessidade.
- Sentimental (art. 128, II, CP): Se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.
- Eugênico: Garantir que apenas nasçam bebês sem qualquer tipo de anormalidade, visa à intervenção em casos de fetos defeituosos.
- Social: interrupção da gravidez por motivos econômicos ou sociais.
Aborto por motivo de honra,
- Aborto culposo
- Aborto preterdoloso (art. 129, p. 2, V, CP).
Diagnóstico do aborto:
Identificar o agente causador do aborto e traçar a cronotanatognose.
Esse diagnóstico pode se dar para verificar a existência do aborto recente ou antigo, na mulher viva ou morta.
Características do aborto recente:
Assemelha-se ao diagnóstico da gravidez recente. Difere-se da gravidez por faltar o concepto ou, quando presente, já estar morto.
Seios devem ser examinados quanto à presença de pigmentação areolar, rede venosa de Haller, tubérculos de Montgomery e secreções.
Exame da genitália.
Características do aborto recente em mulher morta:
Deve ser observado: tamanho do útero, restos de vilosidades coriais, grau de dilatação do útero, formato do útero (pois se este tiver a forma de um triângulo de paredes côncavas significa que ainda não pariu, mas se o formato externo mostra paredes convexas, a mulher já pariu).
Aborto retido (litopédio)::
O concepto morre, mas não é eliminado do corpo da gestante.
“Criança de pedra”.
O feto fica impregnado de sais minerais provenientes do corpo materno. O líquido amniótico é reabsorvido e o embrião sofre mumificação. Do contrário, haveria maceração.
O que é feto papiráceo?
É uma variação do litopédio.
Decorre da gemelidade. É necessária a presença de, pelo menos, outro feto na cavidade uterina para que um deles seja papiráceo. O que sobrevive impede o desenvolvimento do outro, que se torna atrofiado e morre; fica mumificado.
O que é tumor do parto?
Caput Sucedaneum.
Trata-se de uma bossa, tumefação, saliência, formada na cabeça do nascituro após o parto com a apresentação cefálica. É considerado um cefaloematona.
Deve-se à pressão exercida sobre a cabeça do bebê durante o parto. A musculatura uterina pressiona a cabeça do concepto, aumentando a pressão nas veias. Diminui a pressão no couro cabeludo. Há o extravasamento do sangue ou plasma, com a formação da bossa.
Obs.: o tumor do parto é prova do nascimento com vida, sendo descrito como uma forma de comprovar a circulação sanguínea no momento em que ocorreu.
O que é maceração fetal?
Fenômeno transformativo destrutivo, pois o feto permanece no interior do líquido, fazendo com que a derme e as vísceras sejam embebidas por hemoglobina.
Não há sinal de respiração (pulmões lisos, compactos, pesados e vermelho-escuros).
Não há sinal de circulação.
Para sofrer maceração, o feto precisa ficar, no mínimo, 24 horas morto no útero. Feto macerado apresenta lesões na pele (destacamento em retalhos) e nas articulações (exagero de amplitude), além de hemólise universal.
O que é sinal de spalding?
Indica maceração por mais de 7 dias.
Os ossos do crânio estão soltos e cavalgando uns sobre os outros.
O que é maceração asséptica?
Sem micróbios.
Não deverá ocorrer a putrefação, a não ser que o líquido amniótico esteja contaminado.
Uma vez em meio séptico, a mancha verde não se iniciará no abdômen, mas sim nos orifícios do corpo.
Conceito de infanticídio:
A morte do próprio filho, sob a influência do estado puerperal, durante o parto ou logo após (Art. 123, CP).
O que é puerpério?
o puerpério ocorre com o fim o parte, ou seja, após a expulsão do feto e da placenta (dequitação), tem início o puerpério, que se estende até a volta do organismo materno às condições pré-gravídicas.
Duração: é de 6 a 8 semanas.
Se finda quando as cicatrizes consolidam e fisiologicamente os ovários volta a ovular e a fertilidade retorna.
Rede de Haller ou Rede Venosa de Haller
Rede de Haller: sinal de presunção de gravidez é formado pelo aumento da circulação venosa, formando uma rede visível sob a pele transparente das mamas.
Tubérculos de Montgomery
Os tubérculos de montgomery são glândulas sebáceas, de número entre 4 a 28 por mamilo, que tem a função de lubrificar o mamilo e atrair o recém-nascido para amamentação após o parto, pois exala um odor característico que estimula o recém-nascido para procurar o peito.