6. Finanças Públicas Flashcards

1
Q

Quais são as três funções econômicas do Governo?

A

As funções Distributiva, Alocativa e Estabilizadora.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Como se configura a função Distributiva do Governo e quais são os instrumentos utilizados para exercê-la?

A

A ** Função Distributiva** está relacionada à redução das diferenças econômicas e sociais da população. Os instrumentos utilizados nesta função são: transferências (Auxílio Brasil, Bolsa Família, etc); impostos/tributos (aqueles relacionados a renda e patrimônio); Subsídios (estímulos ou auxílio na aquisição de bens).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Como se configura a função Alocativa do Governo e quais são os instrumentos utilizados para exercê-la?

A
  • Função Alocativa: relacionada a regulação ou fornecimento de bens e serviços de utilidade pública. O Estado pode realizar essa função de três formas: produzindo (fornecendo bens e serviços à sociedade diretamente); financiando (fornecendo recursos financeiros, como empréstimos ou subsídios para que o mercado atue de forma mais eficiente); e regulando (controlando as atividades econômicas por meio de normatização e fiscalização).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Como se configura a função Estabilizadora do Governo e quais são os instrumentos utilizados para exercê-la?

A
  • Função Estabilizadora: consiste no papel do Governo em proporcionar à economia crescimento, **alto índice de emprego e preços estáveis. O Estado irá atuar nessa função com a intenção de atenuar oscilações econômicas, por meio de políticas econômicas (fiscais, monetárias ou cambiais).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

No contexto da função Alocativa do Governo, como se diferencia a Concessão da Privatização?

A

A Concessão acontece quando o Estado transfere a alguma empresa privada, por tempo determinado, o direito de explorar uma atividade de responsabilidade do Governo, junto com as obrigações e as responsabilidades atreladas.

Por outro lado, a Privatização acontece quando ocorre uma venda definitiva, ou seja, quando acontece alienação de algo que pertencia ao Estado para a Iniciativa Privada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como a Constituição Federal de 1988 define o Plano Plurianual (PPA)?

A

Art. 165, § 1º:

“A lei que instituir o Plano Plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O Plano Plurianual (PPA) retrata as intenções do gestor público para um período de quanto tempo? Esse plano pode ser revisado ou alterado?

A

O PPA retrata, em visão macro, as intenções do gestor público para um período
de 4 anos, podendo ser revisado, durante sua vigência, por meio de inclusão,
exclusão ou alteração de programas. Por ser uma lei, o PPA somente pode ser
revisado ou alterado por meio de outra lei.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

No contexto do Plano Plurianual (PPA), como se definem as diretrizes, objetivos e metas que devem ser estabelecidas?

A

As diretrizes consistem na declaração ou conjunto de declarações que orientam os programas abrangidos no PPA, com fundamento nas demandas da população. São normas gerais, amplas, estratégicas, que mostram o caminho a ser seguido na gestão dos recursos pelos próximos 4 anos.

Os objetivos representam o que será perseguido com maior ênfase pelo Governo Federal no período do Plano para que, em longo prazo, a visão estabelecida se concretize. O objetivo corresponde à declaração de resultado a ser alcançado que expressa, em seu conteúdo, o que deve ser feito para a transformação de determinada realidade.

As metas apresentam a declaração de resultado a ser alcançado, de natureza quantitativa ou qualitativa, que contribui para o alcance do objetivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Qual o período englobado por um exercício financeiro no que diz respeito ao planejamento orçamentário federal?

A

O período de 1 (um) ano, de 01 de Janeiro a 31 de Dezembro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Todo tipo de investimento público federal deve obrigatoriamente constar no Plano Plurianual (PPA)?

A

Nem sempre é obrigatório. Sendo assim, somente os investimentos cuja execução ultrapasse um exercício financeiro (ou seja,
um ano civil)
deve obrigatoriamente constar no PPA ou em lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Na linguagem orçamentária, qual seria a definição do termo “investimento”?

A

Uma definição atualizada e satisfatória, estabelecida pelo Manual Técnico de Orçamento de 2023 diz que os investimentos são:

“despesas orçamentárias com softwares e com o planejamento e a execução de obras, inclusive com a aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, e com a aquisição de instalações, equipamentos e material permanente.”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Qual a diferença entre Legislatura, Sessão Legislativa e Período Legislativo?

A

Legislatura: Período de 4 (quatro) anos.

Sessão Legislativa: Um ano de trabalho do Poder Legislativo, de 02 de Fevereiro à 22 de Dezembro.

Período Legislativo: Os dois períodos que compõem uma sessão legislativa. O primeiro período legislativo vai de 02 de fevereiro à 17 de Julho, o segundo período legislativo vai de 01 de Agosto à 22 de Dezembro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quais são os principais prazos do Plano Plurianual (PPA)?

A

Encaminhamento: O Plano Plurianual deve ser encaminhado do Poder Executivo para o Poder Legislativo no prazo máximo de até 04 meses antes do fim do primeiro exercício financeiro, ou seja, até o dia 31 de Agosto.

Devolução: O Poder Legislativo tem até o fim do segundo período da sessão legislativa, do exercício em que foi encaminhado, para devolver o Plano Plurianual ao Poder Executivo, ou seja, até o dia 22 de Dezembro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

É possível que o mesmo presidente (Chefe do Poder Executivo) exerça o cargo por todo o período de vigência de um Plano Plurianual?

A

Sim. Os quatro anos do Plano Plurianual têm início de vigência no segundo exercício financeiro do mandato do chefe do Executivo e termina no primeiro exercício financeiro do mandato subsequente. Portanto, mesmo tendo duração de 4 anos, da mesma forma que o mandato presidencial, apenas em caso de reeleição que o mesmo presidente atuaria por toda a vigência de um Plano Plurianual.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

De acordo com a Constituição federal, é correto afirmar que o plano plurianual deve ser elaborado em consonância com os planos e programas nacionais, regionais e setoriais, já que tais planos e programas apresentam maior duração e são mais específicos?

A

Não. O artigo 165 da CF, § 4º, diz o seguinte:

Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituição serão elaborados em consonância com o Plano Plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional.

PS: Mesmo podendo ter durações maiores que o PPA, são os planos e programas nacionais, regionais e setoriais que devem ser elaborados em consonância com o PPA vigente. E no caso de ultrapassar o tempo de vigência do PPA, os próximos levaram em consideração a continuidade dos planos e programas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

A Lei de Diretrizes Orçamentárias também surgiu por meio da Constituição Federal de 1988 almejando ser o elo entre o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Como o artigo 165 da CF estabelece a LDO?

A

“A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá:
1 - As metas e prioridades da administração pública federal;
2 - Estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública;
3 - Orientará a elaboração da lei orçamentária anual;
4 - Disporá sobre as alterações na legislação tributária; e
5 - Estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento”.

17
Q

Qual a duração/vigência de cada Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO)?

A

A LDO é anual, mas suas vigência/duração extrapola um exercício financeiro, tendo em vista que ela é elaborada e aprovada no primeiro período legislativo de um ano, e orienta a elaboração da LOA no segundo semestre, bem como tendo vigência por todo o próximo exercício financeiro.

Exemplo Modelo:
A LDO 2024 foi aprovada até Julho de 2023, orientou a elaboração da LOA durante o segundo semestre de 2023 e está estabelecendo regras orçamentárias a serem executadas ao longo de 2024.

18
Q

Quais são os principais prazos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)?

A

Encaminhamento: O prazo para que o Poder Executivo encaminhe a LDO para o Poder Legislativo é de até oito meses e meio antes do fim do exercício financeiro, ou seja, até 15 de Abril.

Devolução: O Poder Legislativo tem até o final do primeiro período legislativo para devolver a LDO ao Poder Executivo, ou seja, até o dia 17 de Julho.

PS: A sessão legislativa não poderá ser interrompida sem a aprovação da LDO.

19
Q

Além dos dispositivos referentes à Lei de Diretrizes Orçamentárias previstos na CF/1988, a Lei de Responsabilidade Fiscal aumentou o rol de funções da LDO. Quais são as principais funções adicionadas?

A

A obrigação de que o anexo de metas fiscais e o anexo de riscos fiscais, bem como disposições sobre o equilíbrio entre as receitas e despesas integrem a LDO.

20
Q

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o instrumento pelo qual o Poder Público prevê a arrecadação de receitas e fixa a realização de despesas para o período de um ano. A LOA é o orçamento por excelência ou o orçamento propriamente dito. Como a Constituição Federal conceitua a LOA e suas competências?

A

A finalidade da LOA é a concretização dos objetivos e metas estabelecidos no PPA. A LOA compreenderá:

I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;
II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou
indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; e
III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

21
Q

Quais são os principais prazos da Lei Orçamentária Anual (LOA)?

A

Encaminhamento: A LOA deverá ser encaminhada do Poder Executivo para o Poder Legislativo até no máximo quatro meses antes do fim do exercício financeiro, ou seja, até o dia 31 de Agosto.

Devolução: O Poder Legislativo tem até o fim da sessão legislativa para devolver a LOA ao Poder Executivo, ou seja,, até o dia 22 de Dezembro.

22
Q

O que é contemplado pelo Orçamento Fiscal compreendido pela LOA?

A

O Orçamento Fiscal contempla as receitas e despesas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e dos Tribunais de Contas, incluindo seus fundos, órgãos e entidades da Administração direta e indireta (autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista), excetuando as receitas e despesas que estiverem no orçamento da seguridade social e de investimento das estatais.

23
Q

A Lei Orçamentária Anual deverá compreender o orçamento da seguridade social. A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à quais áreas?

A

À área da Saúde, da Previdência Social e da Assistência Social.

24
Q

O Orçamento da Seguridade Social é aplicado a todos os órgãos ou entidades vinculados à Seguridade Social. Nesse contexto, como se diferencia os orçamentos desses órgãos que são incluídos no Orçamento da Seguridade Social quando vinculados diretamente ou indiretamente à essas áreas?

A

Órgãos e entidades vinculados diretamente à Seguridade Social, independentemente da natureza da despesa, integram o orçamento da seguridade social.

Órgãos e entidades NÃO vinculados diretamente à Seguridade Social somente as despesas típicas da Seguridade Social integram o orçamento da seguridade social.

25
Q
A