1. POLÍTICAS PUBLICAS Flashcards
Existem diversos conceitos de Políticas Públicas, mas todos eles convergem pra um mesmo sentido, qual seria esse sentido?
As Políticas Públicas consistem em um conjunto de decisões, ações e atividades que o governo desempenha para alcançar resultados que melhorem a vida dos cidadãos. Ou seja, trata-se de um conjunto de ações , planos , metas e objetivos que o governo traça, com o objetivo de alcançar o bem-estar social (bem comum).
De modo geral, as políticas públicas existem para resolver os “problemas públicos”. Qual a definição de Problemas Públicos?
“A diferença entre a situação atual e uma situação ideal possível. Um problema existe quando o status quo é considerado inadequado e quando existe a expectativa do alcance de uma situação melhor”.
Cite algumas características dos problemas públicos.
Problemas sem clara delimitação de fronteiras; relacionados a bens públicos; que envolvem escala e ações que precisam ser desenvolvidas em conjunto; difíceis de serem resolvidos ou que criam novos problemas; complexos do ponto de vista técnico ou político; que envolvem incertezas e riscos; que envolvem “escolhas trágicas” por gerar benefícios a um grupo social ao mesmo tempo que impõem perdas a outros grupos; e que envolvem redistribuição de riquezas.
Quais são as principais características dos Wicked Problems?
- Ausência de uma formulação definitiva;
- Impossibilidade de adoção de uma solução definitiva;
- Inexistência de uma solução correta;
- Impossibilidade de testar soluções previamente;
- interligação a diversos outros problemas;
- Instabilidade, são sujeitos a múltiplas definições por parte dos diferentes grupos sociais interessados.
Existem duas abordagens para definir políticas públicas através da verificação do ator político que a formula e implementa. Defina essas duas abordagens.
São as abordagens Estatista e Multicêntrica.
Para a Estatista, a gestão das políticas públicas é algo estritamente relacionado aos atores governamentais, então, para essa abordagem, a política só é considerada pública pela personalidade jurídica do ator principal dessa política.
Para a Multicêntrica, as organizações privadas, organizações não governamentais e organizações multilaterais, são, juntamente com os atores governamentais, protagonistas na implantação e implementação de políticas públicas.
Entre a abordagem Estatista e Multicêntrica, qual é mais aceita pela doutrina (e principais bancas de concurso)?
A maior parte da doutrina adota a abordagem Multicêntrica, logo, de regra geral, são os órgãos do governo que formulam, implementam e avaliam as políticas públicas, porém, isso também pode ser realizado em parceria com a sociedade e com o setor paraestatal.
Defina e cite exemplos dos atores governamentais e não-governamentais, que participam e influenciam, direta ou indiretamente, o processo de políticas públicas.
Atores Governamentais (Estatais/Públicos): são todos aqueles que possuem atribuições definidas pelo Poder Estatal. Ex: agentes políticos, atores designados politicamente, burocratas (servidores públicos), etc.
Atores Não-Governamentais: instituições e organizações particulares. Ex: Grupos de Interesse, Partidos Políticos, Meios de Comunicação, Grupos de Pressão, os Destinatários, etc.
Quais são as 3 dimensões da política?
Dimensão Institucional (POLITY): trata-se das estruturas institucionais baseadas em um conjunto de normas do sistema jurídico.
Dimensão Processual (POLITICS): trata-se do processo político propriamente dito com as relações de influência e poder.
Dimensão Material (POLICY): são os “conteúdos concretos”, as decisões tomadas e as ações concretas, ou seja, são as políticas públicas propriamente ditas.
Quais são os 3 tipos de demandas?
Demandas Novas: são aquelas que resultam do surgimento de novos atores políticos ou novos problemas.
Demandas Recorrentes: são aquelas que expressam problemas não resolvidos ou mal resolvidos.
Demandas Reprimidas: são aquelas não reconhecidas como problemas pelos políticos, constituídas por “estado de coisas” ou por “não-decisões”.
Qual a diferença de Politicas Públicas e Decisões Políticas?
A política pública, normalmente, envolve mais de uma decisão e requer diversas ações estrategicamente selecionadas para implementar as decisões tomadas. A decisão política por sua vez, corresponde a uma escolha dentre um leque de alternativas, conforme a hierarquia das preferências dos atores envolvidos, expressando uma adequação entre os fins pretendidos e os meios disponíveis.
PS: Uma política pública depende de decisões políticas, mas nem toda decisão política chega a constituir uma política pública!
De acordo com a classificação das políticas publicas, quanto aos impactos gerados/esperados na sociedade (custos e benefícios), quais são as diferenças entre os 4 tipos de políticas públicas?
Políticas Regulatórias: regulam a ação e o comportamento das pessoas. Ex: portarias, decretos, código de trânsito, etc.
Políticas Constitutivas: definem as “regras do jogo”. Ex: distribuição de competências entre Poderes, regras do sistema político-eleitoral, etc.
Políticas Distributivas: beneficiam um grupo específico de atores da sociedade, com custos divididos por toda a coletividade. Ex: gratuidade de transporte p/ idosos, renúncias fiscais, etc.
Políticas Redistributivas: beneficiam um grupo específico, com custos concentrados em outro grupo específico. Visam redistribuição de renda. Ex: cotas raciais, programas de reforma agrária, etc.
Quanto aos seus impactos sobre as relações sociais, as políticas públicas são classificadas em 3 tipos, quais são eles?
Políticas regulatórias, distributivas e redistributivas.
Quais são os as duas classificações de Políticas Públicas quanto à natureza ou grau de intervenção?
Estrutural: buscam interferir em relações estruturais como renda, emprego, propriedade, etc.
Conjuntural (Emergencial): tem por objetivo intervir sobre uma situação temporária e imediata.
Procopiuck classifica as políticas públicas em 4 tipos, quais são eles?
Setorializadas: delimitadas por temas. Ex: políticas de combate às drogas, conscientização ambiental, etc.
Territorializadas: delimitadas geograficamente. Ex: politicas de combate ao contrabando em fronteiras, etc.
Verticais:
Horizontais:
Qual a definição de intersetorialidade, no que diz respeito as Políticas Públicas?
“A articulação entre as políticas públicas por meio do desenvolvimento de ações conjuntas destinadas à proteção social, inclusão e enfrentamento das expressões da questão social.”