5 Flashcards
TELEMEDICINA
É complementar e não deverá substituir o atendimento médico presencial, o qual é considerado o padrão ouro.
Art. 5º A telemedicina pode ser exercida nas seguintes modalidades de teleatendimentos médicos:
I)Teleconsulta;
II)Teleinterconsulta;
III)Telediagnóstico;
IV)Telecirurgia;
V)Telemonitoramento ou televigilância;
VI)Teletriagem;
VII)Teleconsultoria.
Art. 6º A TELECONSULTA é a…
consulta médica não presencial, mediada por TDICs, com médico e paciente localizados em diferentes espaços - sendo a telemedicina ato complementar.
Nos atendimentos de doenças crônicas ou doenças que requeiram acompanhamento por longo tempo deve ser realizada consulta presencial, com o médico assistente do paciente, em intervalos não superiores a 180 dias.
Art. 7º A TELEINTERCONSULTA é a …
troca de informações e opiniões entre médicos, com auxílio de TDICs, com ou sem a presença do paciente, para auxílio diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico.
O médico assistente responsável pela teleinterconsulta deverá ser, obrigatoriamente, o médico responsável pelo acompanhamento presencial. Os demais médicos só podem ser responsabilizados por seus atos.
Art. 8º O TELEDIAGNÓSTICO é o…
ato médico a distância, geográfica e/ou temporal, com a transmissão de gráficos, imagens e dados para emissão de laudo ou parecer por médico com registro de qualificação de especialista (RQE) na área relacionada ao procedimento, em atenção à solicitação do médico assistente.
Art. 9º A TELECIRURGIA é a …
realização de procedimento cirúrgico a distância, com utilização de equipamento robótico e mediada por tecnologias interativas seguras.
Art. 12. A TELECONSULTORIA médica é…
ato de consultoria entre médicos, gestores e outros profissionais, com a finalidade de prestar esclarecimentos sobre procedimentos administrativos e ações de saúde.