4. Historiografia sobre o Período Colonial Flashcards

1
Q

Os pródromos da historiografia do Brasil independente têm suas raízes em Francisco Adolfo de Varnhagen. Inspirado pela obra do britânico Robert Southey, Varnhagen valorizou a formação do Brasil independente pelo viés social. Sua historiografia singularizou, ineditamente, a miscigenação social e suas repercussões na formação da identidade brasileira.

A

Errado.
Varnhagen pensa e conta a História por meio de batalhas, de grandes datas, ou seja, pelo viés institucional. Não havia enfoque social nem ele valorizou a miscigenação, que só será, de fato, vista como positiva para a formação nacional em Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Hollanda.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Francisco Adolfo de Varnhagen, em História Geral do Brasil, ressaltou a feição nativista do período colonial, segundo a qual conflitos como a Batalha dos Guararapes (1648-1649) ou a Revolução Pernambucana (1817) continham os elementos fundadores da nacionalidade brasileira. Nesse sentido, o brasileiro seria filho direto da raça negra e da aborígene.

A

Errado.
Sobre a feição nativista, é algo que depende de interpretação. No entanto, falar de formação do brasileiro como filho direto da raça negra e aborígene é algo que não existe na historiografia de Varnhagen. O viés institucional faz que o enfoque recaísse no elemento europeu, no português branco, na ‘raça europeia’.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Capistrano de Abreu rompeu com a historiografia de Francisco Adolfo de Varnhagen na medida em que valorizou uma história do Brasil diferente daquela de Portugal. Para Capistrano, a escravidão africana seria a matriz da nacionalidade brasileira, o que relativizaria a necessidade de contar a história pátria por intermédio da transmigração de instituição metropolitanas ao Brasil.

A

Errado.
Capistrano de Abreu, de fato, inovou, ao contar uma História falando mais das pessoas do que das instituições. Todavia, seu enfoque foi no índio e não no negro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

As implicações da tradição francesa da Escola do Anais no Brasil redundaram em estudos consoante os quais o Brasil deveria ser pensado em sua matriz institucional. Reflexo da instabilidade das instituições políticas da Terceira República na França (1871-1940), a historiografia francesa influenciou a brasileira, privilegiando a análise da formação das instituições políticas do Brasil colonial e independente.

A

Errado.

As influências da Escola dos Anais redundaram em um enfoque social na análise e escrita da História.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A nova historiografia sobre o Brasil colônia reabilitou o conceito de pacto colonial. Haveria um pacto na medida em que as elites da América portuguesa, sobretudo após o século XVI, foram capazes de negociar acesso à administração colonial. Nesse sentido, reafirmou-se a ideia de subordinação colonial e trouxe-se a primeiro plano a força política da metrópole para com sua colônia.

A

Errado.
A nova historiografia sobre o Brasil colônia lida com a negociação entre forças políticas existentes dos dois lados do Atlântico. O Império português é um projeto, mas a prática se dá pela mediação entre as forças políticas, não havendo a priori, portanto, subordinação de um polo por outro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

À luz das análises historiográficas sobre o deslocamento do poder metropolitano em benefício das elites coloniais, reverteu-se a análise segundo a qual o Antigo Regime português seria estamental. Haveria, nessa perspectiva, possibilidade de ascensão social no que concerne àqueles que se deslocaram para a América portuguesa.

A

Correto.
A linha historiográfica que critica a interpretação estamental enfatiza as possibilidades de ascenção social na América Portuguesa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A historiografia econômica sobre o período colonial advoga a centralidade da América no Império português. Haveria, assim, uma reversão de conceitos, na medida em que a periferia seria o coração econômico da Coroa portuguesa. Exceção nessa lógica foi o controle do tráfico negreiro por comerciantes portugueses que, embora tivessem ramificações empresariais na América e na África, estavam sediados em Lisboa.

A

Errado.
Os comerciantes sediados no Brasil serão os chamados “homens de grosso trato”, que enriqueciam no comércio e, adequando-se à lógica da sociedade da época, imobilizavam o capital ao comprar terras e escravos na América Portuguesa – buscavam enobrecer-se. João Fragoso chamou esse processo de “Arcaísmo como Projeto”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A Guerra dos Emboabas (1707-1709) e a Guerra dos Mascates (1710-1711) podem ser entendidos como multiplicidade de interesses conflitantes na colônia portuguesa da América, nas quais houve oposição entre a elite local e a elite reinol. Na leitura historiográfica mais recente, embora as políticas centralizadoras da metrópole tenham prevalecido sobre os interesses locais, ambos os conflitos fortaleceram a unidade local contra as lideranças reinóis.

A

Correto.

Representação dos interesses locais nas Câmaras Municipais (“dos homens bons”).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly